Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&FLegacy Machine Sequential EVO

15 de junho de 2022
A MB&F apresentou o Legacy Machine Sequential EVO, estreando o 20º movimento da marca, no seu primeiro relógio de pulso com cronógrafo. Na verdade, é também o primeiro relógio de pulso cronógrafo de seu tipo.



Maximilian Büsser nunca disse que a MB&F nunca faria um cronógrafo. O que ele disse é que a MB&F nunca faria um cronógrafo como todos os outros cronógrafos por aí. Quem entendia a linguagem da MB&F sempre soube o que isso significava. Todas as coisas boas vêm com o tempo; coisas melhores vêm com mais tempo, e depois de 17 anos criando arte relojoeira, a MB&F nos traz algo ainda melhor.


Concebido por um dos primeiros colaboradores e Amigos da MB&F, Stephen McDonnell, o LM Sequential EVO amplia os limites atuais do que pensávamos que os cronógrafos poderiam fazer. Assim como a Legacy Machine Perpetual de 2015, o último grande movimento de Stephen McDonnell para a MB&F, o LM Sequential EVO envolveu uma abordagem de volta à prancheta para nossas suposições mais básicas sobre a construção do cronógrafo.


A placa do mostrador do LM Sequential EVO, disponível em laranja atômico ou preto carvão, possui dois mostradores de cronógrafo. Um tem a exibição dos segundos às 9 horas e dos minutos às 11. O outro tem a indicação dos segundos às 3 horas e a dos minutos à 1 hora. Cada um desses deles pode ser iniciado, parado e reiniciado de forma totalmente independente um do outro, usando os botões start/stop e reset em seus respectivos lados da caixa. Eles compõem os quatro botões de cronógrafo que você normalmente associaria a dois mecanismos de cronógrafo em um relógio.


No entanto, existe um quinto botão, localizado na posição das 9 horas: o "Twinverter". Este botão é o segredo que eleva a funcionalidade do LM Sequential EVO além de qualquer cronógrafo de pulso existente. Ele controla os dois sistemas de cronógrafo, operando como um interruptor binário que inverte o status atual de partida/parada de cada cronógrafo. Isso significa que, se ambos os cronógrafos estiverem parados (na posição zero ou não), pressionar o Twinverter fará com que ambos iniciem simultaneamente. Se ambos estiverem em execução, o Twinverter os faz parar. Se um estiver em execução e o outro estiver parado, o Twinverter para o que está em execução e inicia o que está parado.


Vários modos de tempo


O LM Sequential EVO pode, portanto, ser usado como qualquer outro cronógrafo, mas graças aos seus mecanismos de cronógrafo duplo, ele também pode executar as mesmas funções de um cronógrafo de fração de segundo. De fato, graças às novas melhorias mecânicas na construção do cronógrafo, concebidas e implementadas por Stephen McDonnell, ele supera até mesmo os cronógrafos convencionais e os cronógrafos de frações de segundo em termos de eficiência energética e precisão.


Mas há muito mais: a função de comutação que vem com o Twinverter permite que o LM Sequential EVO faça coisas que nenhum cronógrafo de pulso, por mais complicado que seja, conseguiu realizar até agora. Aqui estão algumas coisas que o LM Sequential EVO pode fazer, que os cronógrafos existentes não podem:

- "Modo independente": mede a duração de vários eventos com pontos de partida e pontos finais separados, mesmo quando os eventos se sobrepõem no tempo;

- "Modo simultâneo": mede as durações individuais de dois eventos que iniciam simultaneamente, mas têm pontos finais diferentes;

- "Modo cumulativo": mede as durações cumulativas individuais de dois eventos descontínuos;

- "Modo sequencial (ou modo volta)": mede as "sub-durações" individuais de um único evento multifásico contínuo, com previsão para "sub-durações" que durem mais de um minuto.


O modo simultâneo é usado, por exemplo, em uma corrida envolvendo dois competidores, começando simultaneamente. O Twinverter permite iniciar os dois cronógrafos exatamente ao mesmo tempo, mas os diferentes pontos finais podem ser facilmente registrados pressionando o botão de início/parada individual de cada cronógrafo. Note-se que as durações dos eventos podem ultrapassar os 60 segundos, que é o limite para a grande maioria dos cronógrafos split-seconds no mercado.

O modo cumulativo ocorre com frequência no ambiente de trabalho, onde você pode querer saber quanto tempo gasta em dois projetos separados ao alternar entre eles ao longo do dia. Ao iniciar um cronógrafo quando você começa a trabalhar em uma tarefa e, em seguida, usar o Twinverter quando você muda o foco para a segunda tarefa (mudando novamente quando você volta para a primeira), você pode acompanhar facilmente a quantidade de tempo que você gasta cumulativamente em cada tarefa. Outro exemplo desse uso é a cronometragem de uma partida de xadrez.


O modo sequencial (ou modo de volta) tem sua maior relevância em esportes competitivos, onde pode ser usado para medir tempos de volta individuais. Iniciar um cronógrafo no início de um evento e usar o Twinverter após a conclusão de uma volta inicia instantaneamente o segundo cronógrafo para cronometrar a próxima volta, enquanto o primeiro cronógrafo está parado, permitindo tempo suficiente para que o resultado da cronometragem seja anotado. O cronógrafo parado pode então ser zerado, pronto para ser reiniciado com o Twinverter na volta seguinte. Graças aos seus totalizadores de minutos, o LM Sequential EVO pode ser usado de forma eficaz em eventos esportivos com tempos médios de volta superiores a um minuto (que inclui a grande maioria dos esportes de corrida de volta).

O modo independente pode ser usado, por exemplo, na preparação de uma refeição, onde diferentes coisas precisam ser cozidas por diferentes períodos de tempo, em diferentes momentos. Você operaria os dois mecanismos do cronógrafo por meio de seus respectivos botões - por exemplo, iniciando um quando você coloca o macarrão na água fervente e inicia o outro quando os vegetais vão ao forno. Na verdade, esta aplicação do LM Sequential EVO é útil em todas as áreas da produtividade pessoal. Na academia, por exemplo, ao tentar otimizar sua rotina de exercícios físicos, um cronógrafo pode ser configurado para cronometrar toda a sessão, enquanto o segundo é usado para registrar seu tempo em cada estação ou o tempo de inatividade entre elas.


A maioria dos outros cronógrafos high-end que são projetados para ampliar os usos do cronógrafo fazem isso adaptando o mecanismo para situações altamente específicas e orientadas para esportes. Em comparação, o LM Sequential EVO opera em todos os aspectos da vida diária, em contextos familiares a todos nós. Sua caixa de zircônio, 80 metros de resistência à água e sistema de amortecimento interno "FlexRing" conferem resiliência sem precedentes a um movimento tão complexo. Tudo isto faz da coleção "EVO" um lar natural para o primeiro cronógrafo da MB&F, reforçando a identidade estabelecida quando o primeiro EVO - o LM Perpetual EVO - foi criado em 2020: "não um relógio para esportes, um relógio para a vida".

Afinal, apesar de sua complexidade mecânica, o LM Sequential EVO é fácil de usar e, mais importante, é realmente útil. Você pode até se perguntar por que ninguém fez isso antes. Quando você pensa sobre isso, parece tão intuitivo; tão simples quanto 1-2-3. Um relógio, com dois mecanismos de cronógrafo, que podem ser usados de várias maneiras.


Mais sobre o motor


O Twinverter, o inovador quinto botão de cronógrafo concebido pela mente brilhante de Stephen McDonnell, pode parecer uma ideia completamente nova - e de muitas maneiras é. Aqueles familiarizados com a história do cronógrafo, no entanto, reconhecerão as raízes desse conceito nos primeiros sistemas de cronógrafos.

A palavra cronógrafo tem raízes etimológicas gregas. A primeira parte vem de χρόνος (chrónos), que significa tempo, como se vê em palavras como cronologia e crônica. A segunda parte é derivada de γρᾰ́φω (gráphō), que significa escrever, fazer um registro escrito de algo. Assim como um fonógrafo descreve um sistema de som gravado e uma fotografia é luz gravada, um cronógrafo nos dá o tempo registrado. No início do século XIX, os cronógrafos eram associados às corridas de cavalos, desenvolvidos de acordo com a necessidade de determinar com precisão os resultados de tempo de um esporte tão acelerado. Esses primeiros cronógrafos usavam gotas de tinta para marcar os tempos nos mostradores mesmo enquanto eles continuavam a funcionar, permitindo que tempos específicos fossem preservados para o registro (pelo menos até que o cronógrafo fosse parado e o mostrador limpo para a próxima corrida).


Desenvolvimentos posteriores de aparelhos de cronógrafo, também relacionados a eventos de pista, incluíram uma alavanca, conectada a vários cronógrafos individuais para que todos pudessem ser iniciados simultaneamente, em vez de ter vários temporizadores operados separadamente (um sistema que inevitavelmente incorporava pequenas diferenças entre os tempos de início de cada um).

Quando Maximilian Büsser falou com Stephen McDonnell em 2016, levantando a possibilidade de uma continuação da Legacy Machine Perpetual (2015), a resposta de Stephen foi de quatro palavras: "Eu tenho uma ideia". Foi uma resposta tão enigmática quanto empolgante, principalmente se você conhece o tipo de ideia que veio da mente de Stephen McDonnell. Essa conversa com Max acelerou uma linha de pensamento sobre a qual Stephen vinha refletindo há algum tempo - que a maioria dos cronógrafos modernos eram incapazes de realizar adequadamente o trabalho para o qual foram projetados.

A alavanca do cronógrafo combinado imediatamente se apresentou a ele como uma forma de garantir que os eventos de corrida pudessem ser medidos com a máxima precisão com um cronógrafo mecânico operado manualmente. Permitir que os sistemas de cronógrafos fossem operados separadamente significava que diferentes tempos podiam ser tomados e preservados por tempo suficiente para que os resultados fossem registrados.


Os 20 movimentos já criados pela MB&F


A partir de então, as várias soluções se encaixaram. O uso de dois mecanismos de cronógrafo separados ligados ao mesmo oscilador - uma ideia praticamente feita para o Legacy Machine, com seu balanço central - significava que erros de tempo devido a pequenas discrepâncias cronométricas entre diferentes temporizadores seriam eliminados.

Stephen McDonnell continuou a refinar sua visão do cronógrafo ideal, reconfigurando a embreagem vertical do cronógrafo para ficar dentro do trem de engrenagem principal, a fim de eliminar a infame vibração do ponteiro dos segundos do cronógrafo sem a necessidade de uma mola de fricção que diminui a amplitude. Ele incorporou eixos de embreagem de cronógrafo com rubis internos que tornariam a flutuação de amplitude entre os modos ativo e inativo do cronógrafo uma coisa do passado.

O toque final do cronógrafo ideal de Stephen McDonnell, aumentando o papel desempenhado pela alavanca de partida combinada em sistemas de cronógrafos históricos, é o conceito Twinverter. A capacidade de alternar instantaneamente entre os modos de operação do cronógrafo abre diretamente essa antiga complicação para ser usada em uma variedade de situações da vida cotidiana moderna. É o portão lógico de programação da relojoaria mecânica, um sistema que só poderia ter sido concebido pelo criador do processador mecânico no coração da Legacy Machine Perpetual.


Stephen McDonnell


MB&F LM Sequencial EVO - Ficha técnica

A Legacy Machine Sequential EVO é lançada em duas edições de zircônio: com placa de mostrador laranja atômica (CVD laranja) e com placa de mostrador preta carvão (PVD preto)

Motor
Sistema de cronógrafo duplo totalmente integrado desenvolvido para MB&F por Stephen McDonnell, com interruptor Twinverter permitindo vários modos de temporização
Corda manual com mola principal dupla
72 horas (3 dias) de reserva de marcha
Balanço flutuante com parafusos reguladores às 12 horas, espiral Breguet
Acabamento manual superlativo; ângulos de chanfros internos destacando o artesanato; chanfros polidos; Côtes de Genève; gravuras feitas à mão, pontes escurecidas (acabamento NAC)
Mostradores pretos galvânicos com SuperLuminova nos numerais e ponteiros
Frequência do balanço: 21.600 aph (3Hz)
Número de componentes: 585
Número de rubis: 59

Funções
Indicação de horas e minutos às 6 horas
Cronógrafo esquerdo: segundos exibidos às 9 horas e minutos às 11; botão start/stop às 10 horas e reset às 8
Cronógrafo direito: segundos exibidos às 3 horas e minutos às 1; botão start/stop às 2 horas e reset às 4
Botão Twinverter às 9 horas: interruptor binário que inverte o estado atual de partida/parada de ambos os cronógrafos
Indicação de reserva de marcha na parte de trás do movimento

Caixa
Material: zircônio
Dimensões: diâmetro 44 mm x altura 18,2 mm
Número de componentes: 74
Resistência à água: 80 metros/ 8 atm
Coroa rosqueada
Amortecedor anular FlexRing instalado entre a caixa e o movimento, proporcionando proteção contra impactos ao longo dos eixos vertical e lateral
Cristais de safira na parte superior e fundo tratados com revestimento antirreflexo em ambas as faces

Pulseira
Pulseira de borracha integrada com fecho dobrável de titânio

Preço
180.000 Dólares, sem impostos
 

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS