Publicidade
Home  >  News Voltar

Audemars PiguetUma nova geração de Calendário Perpétuo

16 de julho de 2025
Para marcar o início das comemorações do seu 150º aniversário, a Audemars Piguet revelou um novo movimento de calendário perpétuo automático, o Calibre 7138, que torna as correções de todas as funções possíveis por meio de sua coroa tudo-em-um.


Olhando para o futuro, a marca repensou o calendário perpétuo, que reproduz mecanicamente o movimento dos corpos celestes, com a ergonomia em seu coração para se adaptar aos estilos de vida em evolução e abrir novos caminhos técnicos e de design. O resultado? Uma complicação intuitiva que revoluciona a experiência do calendário perpétuo ao mesmo tempo em que melhora a legibilidade. Este novo movimento faz sua estreia em um Code 11.59 de 41 mm da Audemars Piguet em ouro branco de 18 quilates, em dois modelos Royal Oak de 41 mm em uma escolha de aço inoxidável ou ouro areia de 18 quilates, e em três edições limitadas de "aniversário" correspondentes de 150 peças, cada uma apresentando detalhes estéticos sutis que homenageiam os 150 anos de artesanato intransigente da Manufatura. Cinco anos de desenvolvimento foram dedicados à criação deste feito relojoeiro, que é protegido por cinco patentes e oferece novos horizontes criativos.


"Os relógios astronômicos moldaram o mundo da Audemars Piguet desde 1875. Para celebrar 150 anos de notável artesanato e inovação, nossos relojoeiros e engenheiros colocaram o usuário e sua experiência na vanguarda de sua agenda para criar um novo calendário perpétuo que seja intuitivo e fácil de usar. Para isso, eles inventaram um sistema único que torna todas as correções possíveis apenas usando a coroa - um verdadeiro avanço mecânico que exigiu o redesenho completo do movimento. A mágica está na mistura perfeita de complexidade técnica e simplicidade de uso do relógio", comenta Ilaria Resta, CEO da Audemars Piguet.




Uma complicação enraizada no universo


Desde os tempos antigos, o sol tem sido nosso cronometrista diário, enquanto a lua, estrelas observáveis e constelações têm sido nossos calendários. A rotação desses corpos celestes serviu de base para o desenvolvimento de instrumentos de cronometragem. Com o tempo, os dispositivos relojoeiros evoluíram de relógios de sol e relógios de água para relógios mecânicos altamente complicados e relógios portáteis.


O calendário perpétuo viu a luz do dia em sua forma mais antiga no século XVIII. Esta complicação astronômica, um dos relógios de calendário mais complexos existentes hoje, tem uma memória mecânica capaz de mapear ciclos de tempo de 48 meses, ajustando automaticamente o número variável de dias em cada mês, mesmo durante anos bissextos. Este mecanismo complexo requer intervenção manual apenas uma vez a cada 100 anos para mantê-lo sincronizado com o nosso tempo solar!1 Enraizada na história e na natureza, esta complicação clássica capturou a imaginação dos relojoeiros durante séculos, estimulando-os a desenvolver mecanismos cada vez mais complicados para nos aproximar do universo e dos seus ritmos cíclicos.


O novo movimento de calendário perpétuo Calibre 7138 coloca a ergonomia em primeiro plano ao tornar as correções de todas as funções possíveis através da sua coroa "tudo em um".


Ergonômico e intuitivo - coroa tudo em um


Com base em sua herança e desenvolvimentos passados, enquanto olha para o futuro, a Audemars Piguet reinventou o mecanismo do calendário perpétuo com a ergonomia em mente para adaptar essa complicação clássica a um estilo de vida cada vez mais flexível.

Os relógios de pulso tradicionais com calendário perpétuo geralmente são equipados com corretores inseridos na lateral da caixa, que são ativados usando uma pequena ferramenta para ajustar os vários submostradores. Este sistema antigo pode tornar trabalhoso ajustar o relógio, especialmente quando deixado sem corda por algum tempo. Para melhorar a experiência do usuário e simplificar o design da caixa, os engenheiros da AP desenvolveram um sistema de correção mais fácil e intuitivo, totalmente controlado pela coroa, para tornar esta alta complicação ajustável em qualquer lugar sem ferramentas e sem risco de danos.

A nova coroa incorpora quatro diferentes posições diferentes. A primeira permite dar corda no relógio no sentido horário. Puxar a coroa um passo para fora (posição 2) permite definir a data no sentido horário e ajustar o mês e o ano bissexto na direção oposta. Puxando a coroa novamente (posição 3), o usuário pode definir a hora bidirecionalmente. A última posição é alcançada empurrando a coroa um passo para trás (posição 2') para definir o dia e a semana no sentido horário e as fases da lua no sentido anti-horário.


A simplicidade da nova correção da coroa esconde, no entanto, um mecanismo complexo acionado por um sistema inovador de alavanca e rodas errantes que se encaixam nas diferentes rodas do calendário nas posições 2 e 2'. Esta inovação é protegida por duas patentes: uma para o sistema de correção da coroa com uma posição 2' e uma para a correção do mês e da data através da coroa.

O novo sistema de correção da coroa permitiu que as equipes da Audemars Piguet eliminassem os corretores na lateral da caixa e simplificassem o design dos novos modelos de calendário perpétuo.


Um mostrador que combina legibilidade com harmonia estética


O mostrador e os submostradores foram reorganizados para melhorar a legibilidade, a simetria e a harmonia estética. O mostrador agora apresenta uma exibição de data europeia, com o dia às 9 horas, a data às 12 e o mês às 3 horas. Os números da semana são impressos no aro interno, como nos modelos anteriores de calendário perpétuo. No entanto, agora é a primeira semana do ano ("1") que aparece às 12 horas (em vez da semana 52). Na mesma lógica, "segunda-feira" e "1" foram alinhados às 12 horas em seus respectivos submostradores para marcar o início da semana e o primeiro dia do mês. O mostrador também apresenta um passo progressivo patenteado para a exibição da data às 12 horas. As equipes da AP desenvolveram uma roda de data com 31 dentes personalizados, cujo tamanho varia para se adaptar à largura dos dígitos e melhorar a legibilidade.

Para obter simetria perfeita com o submostrador às 3 horas, que indica o mês e o ano bissexto, um indicador de 24 horas foi inserido no submostrador do dia às 9 horas. Além disso, uma zona sem correção é marcada em vermelho entre 21h e 3h para mostrar quando o relógio não pode ser ajustado. No entanto, se o usuário tentar ajustar o relógio durante esse período, a data pode não ser corrigida, mas não há risco de danificar o movimento no processo.


A fase da lua, que exibe uma representação realista da lua com base em uma fotografia da NASA, permanece às 6 horas, como nas referências anteriores. No entanto, a lua cheia agora está centralizada no eixo das 12 horas para fortalecer a harmonia geral do mostrador.

Os submostradores foram reorganizados e otimizados para melhorar a legibilidade e exibir a data no formato europeu (dia, data, mês) ao ler o mostrador da esquerda para a direita.


Um calibre que combina tradição com inovação


O novo movimento de calendário perpétuo interno da Audemars Piguet combina tecnologia de P&D de última geração com experiência relojoeira milenar. O calibre 7138 leva em consideração automaticamente o número de dias do mês e exibe corretamente a data e a semana, mesmo em anos bissextos. Supondo que o relógio seja mantido totalmente enrolado, a data não exigirá correção manual até o ano 2100, quando precisará ser ajustada para permanecer alinhada com o calendário gregoriano. Com o Calibre 7121 de corda automática como base, ele bate a uma frequência de 4 Hz (28.800 vph) e oferece uma reserva de energia de no mínimo 55 horas. O Calibre 7138 também se baseia nas inovações patenteadas do Calibre 5133 lançado em 2018 com o Royal Oak Selfwinding Perpetual Calendar Ultra-Thin RD#2, que incorporou todas as funções do calendário perpétuo em uma única camada dentro do movimento. O came de fim de mês é integrado de forma semelhante à roda da data, enquanto o came do mês é combinado com a roda do mês. As correções da coroa formam uma segunda camada, permitindo que o movimento mantenha um perfil fino de 4,1 mm. O Calibre 7138 é decorado com decorações refinadas de Alta Relojoaria, incluindo Côtes de Genève, escovação acetinada, granulação circular e acetinada, caracol e chanfradura, tudo visível no lado do fundo da caixa.




Um movimento, três estéticas refinadas


O calibre 7138 faz sua estreia com um Código 11.59 da Audemars Piguet e dois modelos Royal Oak, todos disponíveis em 41 mm. A ausência de corretores na lateral da caixa reforça o refinamento dos três modelos, bem como sua resistência à água, que foi aumentada para 50 m para os modelos Royal Oak e 30 m para o Code 11.59 by Audemars Piguet em comparação com os modelos anteriores de calendário perpétuo oferecidos nas duas coleções (20 m). O novo relógio de 41 mm Code 11.59 by Audemars Piguet dá continuidade à mistura perfeita de modernidade técnica e artesanato ancestral da coleção. Ele apresenta uma caixa de ouro branco de 18 quilates, cuja arquitetura multicamadas é destacada pela alternância de chanfros acetinados e polidos da Manufatura que brincam com a luz.


Ele é realçado pelo mostrador em relevo exclusivo da coleção em tons de PVD azul esfumaçado. O padrão é composto por círculos concêntricos que ondulam para fora do centro do mostrador e é decorado com centenas de pequenos orifícios que lhe dão luz, profundidade e caráter. Este motivo, que estreou na coleção em 2023, foi criado em colaboração com o artesão guilloché suíço Yann von Kaenel, que gravou à mão os carimbos básicos. O mostrador é complementado por ponteiros luminescentes de ouro branco de 18 quilates, marcadores de hora em ouro branco e indicações de calendário branco para um design elegante em dois tons. O relógio é equipado com uma pulseira revestida de borracha azul com forro de couro de bezerro combinando com o tom do mostrador, decorado com um motivo têxtil para um toque contemporâneo.


O novo modelo Code 11.59 by Audemars Piguet apresenta uma estética refinada de dois tons com sua caixa de ouro branco 18 K, mostrador azul fumê e pulseira revestida de borracha combinando.


O primeiro modelo Royal Oak também oferece uma estética de dois tons. Ele combina uma caixa e pulseira de aço inoxidável com um mostrador PVD Grande Tapisserie azul com submostradores e moldura interna correspondentes. O mostrador é realçado por ponteiros e marcadores de hora de ouro branco 18 K, todos preenchidos com material luminescente. Indicações de calendário branco na moldura interna e submostradores dão o toque final.


O segundo relógio Royal Oak apresenta uma estética monocromática contemporânea com efeitos de luz exclusivos. A caixa e a pulseira são feitas em ouro areia 18 K, uma liga preciosa que combina ouro com cobre e paládio, introduzida na coleção Royal Oak em 2024. Oscilando entre o ouro branco e o rosa, sua cor muda de acordo com a luz, dando-lhe uma aparência quente. O acabamento acetinado e os chanfros polidos da marca registrada da Manufatura na pulseira e na caixa acentuam a variação cromática do material. O relógio é adornado com um mostrador Grande Tapisserie, submostradores e aro interno, todos no mesmo tom de ouro areia, obtidos por tratamento galvânico. Os ponteiros e marcadores de hora em ouro branco 18 K com material luminescente adicionam um toque de refinamento, enquanto as indicações do calendário preto impressas nos submostradores e no aro interno fornecem um contraste sutil. Os três modelos têm um fundo de caixa de safira que revela a estética refinada do Calibre 7138. O peso oscilante vazado em ouro rosa 22 K e a ponte do tambor visível das 12 às 3 horas se destacam em relação aos outros componentes do movimento em tom de ródio.


Três edições limitadas de aniversário


Para celebrar os 150 anos da Manufatura, os três modelos apresentados acima também estão disponíveis em uma edição limitada de "aniversário" de 150 peças cada. Embora sua estética seja idêntica à dos modelos de coleção, as três edições limitadas apresentam códigos de design sutis especialmente concebidos para a celebração.

Isso inclui uma assinatura vintage "Audemars Piguet" inspirada em documentos históricos, inserida no submostrador de fases da lua às 6 horas. As três edições limitadas também incorporam duas gravações adicionais na estrutura de safira do fundo da caixa: o logotipo "150", criado para a ocasião, e "1 de 150 peças".

"A astronomia é a mãe da relojoaria. A história da medição do tempo começou com a observação do céu e o desenvolvimento de calendários para regular nossas sociedades em dias, meses e anos. Os relógios de calendário evoluíram ao longo do tempo para capturar os ciclos dos corpos celestes com uma combinação de pequenos cames e engrenagens. Entre eles, o calendário perpétuo - um dos mais complexos nesta categoria - é como um pequeno computador mecânico no pulso capaz de manter a data correta por um século inteiro. Calendários perpétuos marcam a história da Audemars Piguet desde 1875.

Sébastian Vivas, Diretor de Patrimônio e Museu da Audemars Piguet


Code 11.59 by Audemars Piguet Selfwinding Perpetual Calendar - Ficha técnica



Ref. 26494BC.OO.D350KB.01

Movimento
Automático Calibre 7138
Diâmetro total: 29,6 mm (12 3⁄4 linhas)
Espessura total: 4,1 mm
Número de peças: 422
Número de rubis: 41
Reserva mínima de marcha garantida: 55 horas
Frequência: 4 Hz (28.800 vibrações/hora)
Calendário perpétuo com indicação de semana, dia, data, lua astronômica, mês, ano bissexto, horas e minutos

Caixa
Caixa em ouro branco 18 K
Cristal de safira duplamente curvo e antirreflexo
Fundo em ouro branco e safira antirreflexo
Resistente à água até 30 m
Dimensões: 41 x 10,6 mm
Mostrador azul fumê Code 11.59 by Audemars Piguet com assinatura em relevo, submostradores azuis
Marcadores de hora e ponteiros em ouro branco 18 K com material luminescente
Aro interno azul em espiral

Pulseira
Pulseira de borracha texturizada azul com forro em couro de bezerro, fecho dobrável de três lâminas em ouro branco 18 K

Preço
109.300 Francos Suíços

Para celebrar o 150º aniversário da Audemars Piguet, foi criada uma edição limitada especial de "aniversário" do Code 11.59 by Audemars Piguet Calendário Perpétuo Automático 41 mm. Limitado a 150 peças, ele apresenta códigos de design sutis concebidos para a ocasião (ref. 26494BC.OO.D350KB.02).


Royal Oak Calendário Perpétuo Automático - Ficha técnica



Ref. 26674ST.OO.1320ST.01

Movimento
Automático Calibre 7138
Diâmetro total: 29,6 mm (12 3⁄4 linhas)
Espessura total: 4,1 mm
Número de peças: 422
Número de rubis: 41
Reserva mínima de marcha garantida: 55 horas
Frequência: 4 Hz (28.800 vibrações/hora)
Calendário perpétuo com indicação de semana, dia, data, lua astronômica, mês, ano bissexto, horas e minutos

Caixa
Caixa de aço inoxidável
Cristal e fundo de safira antirreflexo
Resistente à água até 50 m
Dimensões: 41 x 9,5 mm
Mostrador azul com padrão Grande Tapisserie, submostradores azuis
Marcadores de hora em ouro branco 18 K
Ponteiros Royal Oak com material luminescente, aro interno azul

Pulseira
Pulseira de aço inoxidável com fecho dobrável AP

Preço
109.300 Francos Suíços

Para celebrar o 150º aniversário da Audemars Piguet, foi criada uma edição limitada especial de "aniversário" do Royal Oak Selfwinding Perpetual Calendar de 41 mm. Limitado a 150 peças, ele apresenta códigos de design sutis concebidos para a ocasião (ref. 26674ST.OO.1320ST.02).


Royal Oak Calendário Perpétuo Automático - Ficha técnica



Ref. 26674SG.OO.1320SG.01

Movimento
Automático Calibre 7138
Diâmetro total: 29,6 mm (12 3⁄4 linhas)
Espessura total: 4,1 mm
Número de peças: 422
Número de rubis: 41
Reserva mínima de marcha garantida: 55 horas
Frequência: 4 Hz (28.800 vibrações/hora)
Calendário perpétuo com indicação de semana, dia, data, lua astronômica, mês, ano bissexto, horas e minutos

Caixa
Caixa de ouro areia 18 quilates
Cristal e fundo de safira antirreflexo
Resistente à água até 50 m
Dimensões: 41 x 9,5 mm
Mostrador em tom de ouro areia com padrão Grande Tapisserie
Submostradores em tom de ouro areia
Marcadores de hora e ponteiros Royal Oak com material luminescente em ouro branco 18 quilates, aro interno em tom de ouro areia.

Pulseira
Pulseira de ouro areia 18 K com fecho de báscula AP

Preço
130.000 Francos Suíços

Para celebrar o 150º aniversário da Audemars Piguet, foi criada uma edição limitada especial do Royal Oak Selfwinding Perpetual Calendar de 41 mm. Limitado a 150 peças, ele apresenta códigos de design sutis concebidos para a ocasião (ref. 26674SG.OO.1320SG.02).
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS