Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron Constantin - SIHH 2009Coleção Alta Joalheria

02 de fevereiro de 2009
A Vacheron Constantin apresenta uma trilogia extraordinária dedicada ao virtuosismo da relojoaria e à tradição da joalheria.


Em primeiro lugar, a casa comemora os trinta anos do Kallista com o Kallania, um novo recorde mundial no que respeita à execução e à quantidade de quilates.

Em seguida, utiliza o diamante de lapidação em "chama" - uma première mundial do setor da relojoaria - em duas fascinantes jóias da relojoaria, com um efeito impressionante.

Por último, no Regulador Tourbillon de Malta combinam-se a relojoaria de alta tecnologia e o tipo de engaste mais sofisticado e delicado: o engaste invisível.


Tradição em relógios joia

Os primeiros relógios de bolso para senhoras da Vacheron Constantin eram relógios jóia; na época entendia-se que as mulheres não necessitavam ter nenhuma noção de tempo e muito menos saber que horas eram na vida em sociedade. Por conseguinte, a fábrica genebrina não concebia cronômetros propriamente ditos, criava complementos. Pendurados de uma corrente no pescoço, na cintura ou dissimulados num broche, faziam tic-tac atrás da pureza eterna dos diamantes e do esplendor das turquesas, das pérolas e das granadas.

Quando a firma lançou os seus primeiros relógios de pulso no final do século XIX, associou-se a Ferdinand Verger, um fabricante de caixas de relógio de muito talento, com domicílio na Place des Victoires de Paris. As suas criações, uma combinação de movimentos de relógio e pedras preciosas, levaram ao ressurgimento do relógio jóia.

No século XX, fez-se realidade o milagre da miniaturização: o relógio de pulso com forma de baguete mais fino do mundo, em cujo interior palpitava um movimento concebido pela Vacheron Constantin. A coroa de remontoir situada no fundo da caixa ampliou o leque de opções estéticas do setor dos relógios jóia, sem deixar de respeitar as normas de precisão da marca.


Kallista, "a mais bela"

Em 1979 foi criado o escultural Kallista, talhado num lingote de ouro, fruto de mais de 6.000 horas de trabalho. Kallista é uma palavra grega que significa "a mais bela", e, segundo a mitologia grega, os diamantes eram as lágrimas dos deuses. O perfil fino do Kallista, cujo movimento a corda manual é o mais plano do mundo na sua categoria, está coberto de 118 pedras preciosas, com um peso recorde de 130 quilates.

Essa obra mestra única foi fonte de inspiração da magnífica linha Kalla, da qual faz parte o famoso Lady Kalla, vencedor do "Montre Joaillerie du Grand Prix d'Horlogerie de Genève" em 2001.


A lapidação em "chama"

Dada a complexidade do processo de execução, a lapidação em "chama" não é só uma inovação estética, também o é no campo técnico. Além disso, trata-se da primeira lapidação reconhecida oficialmente pelo GIA (Gemmological Institute of America) em vinte anos.

O diamante de lapidação em "chama" caracteriza-se pelas suas linhas femininas e proporções perfeitas. Com a sua forma simbólica, a pedra preciosa parece acender-se e cintilar com uma luz que se projeta e se refrata através das suas 57 facetas.

Sua originalidade também reside no fato de que é a única que se efetua à esquerda e à direita, requerendo assim um engaste especial.


Kallania - um novo recorde mundial

O Kallania é uma autêntica obra de arte e um herdeiro digno do famoso Kallista, cujo trigésimo aniversário se comemora este ano.

Ele constitui um novo recorde mundial no que se refere à execução e à quantidade de quilates, com nada menos que 186 diamantes de lapidação em esmeralda de aproximadamente 170 quilates.

Com a sua luz e o seu delicado acabamento, os diamantes luzem todo o seu esplendor, uma vez embutidos mediante a técnica do engaste com pregos; os pregos têm a forma de uma pirâmide invertida para fazer ressaltar a pedra e intensificar o seu brilho e o seu resplendor.

A armação, entalhada em ouro branco, dá forma à cascata de diamantes que a cobre. A caixa e a pulseira, perfeitamente integradas, conferem um ar contemporâneo a este peculiar relógio de pulso.

O calibre 1003, o movimento mecânico mais fino do mundo, corrobora o valor deste relógio de colecionador, desenvolvido e fabricado integramente pela Vacheron Constantin e galardoado com o prestigiado Selo de Genebra.


Lady Kalla Flame e o Kalla Haute Couture à Secret

Estes relógios jóia estão ornamentados com diamantes de lapidação em "chama" que lhes conferem uma nova personalidade.

Além de feitos à mão integralmente e de serem excepcionalmente flexíveis, seu material foi reduzido ao mínimo mediante uma técnica chamada emmaillement, para que os diamantes de lapidação em "chama" cubram todo o relógio, incluído o fecho.

Ambos apresentam o famoso calibre de corda manual 1005, com a coroa situada no fundo do movimento.

O Lady Kalla Flame lembra o emblemático Lady Kalla, lançado em 1982. 200 diamantes dão vida a este fantástico relógio. A caixa de ouro branco possui um mostrador de diamantes e imita a forma de chama das pedras preciosas. A pulseira com diamantes é uma prolongação natural da caixa. O design natural, quase sensual, desvia a atenção do tempo, que aqui se indica mediante ponteiros de horas e minutos com formas delicadas.

O Kalla Haute Couture à Secret tem cintilantes cortinas de 28 diamantes de lapidação "chama" (de 20 quilates em total) que ocultam um mostrador de diamantes. Com design simples e impenetrável, a fina silhueta do relógio desdobra-se em duas afiladas tiras de 120 diamantes que rodeiam o pulso numa deslumbrante ondulação.


O Malte Tourbillon Regulator com engaste invisível

Este relógio excepcional possui 565 diamantes baguete (de aproximadamente 19 quilates no total), cujo engaste invisível é feito integralmente à mão.

Com o ouro totalmente oculto abaixo das pedras preciosas, o relógio é uma autêntica escultura de diamantes: garras, aro, carrure, mostrador e fivela brilham com esplendor, desde a coroa até a emblemática Cruz de Malta. O mostrador de diamantes é fiel ao design original, que se caracteriza pela visualização do regulador; horas, minutos e segundos da gaiola do turbilhão indicam-se separadamente e a sua leitura é vertical.


O calibre 1795R

Apesar do mistério que envolve o engaste invisível deste modelo da alta joalheria, o Regulador Tourbillon não tem a menor intenção de ocultar a complexidade do seu movimento 1795R, o qual pode ser contemplado através do seu fundo de cristal de safira.

Este movimento mecânico a corda manual, decorado e acabado com esmero e concebido, desenvolvido e fabricado pela Vacheron Constantin, apresenta duas complicações delicadas, especialmente apreciadas pelos apaixonados dos relógios.

O turbilhão continua sendo uma das complicações mais emblemáticas da arte da relojoaria. A visualização do regulador, idealizada no final do século XIX para o controle do tráfego ferroviário, lembra que, naquela época, os melhores relojoeiros não "tiravam o olho" do pêndulo do regulador e este ocupava o lugar de honra em todas as oficinas. A indicação das horas, minutos e segundos separados permitia a leitura imediata de cada uma dessas indicações, facilitando assim em grande medida a regulação do relógio em que se trabalhava.


Um acabamento excepcional

O movimento 1795R, concebido e fabricado inteiramente pela Vacheron Constantin, caracteriza-se por um acabamento excepcional que não pode ser realizado de forma mecânica.

A decoração ao estilo côtes de Genève, a meticulosa chanfragem à mão do bordo da ponte e a gravação do número de série exclusivo reforçam ainda mais o caráter excepcional do calibre 1795R. Além do turbilhão, o movimento de corda manual apresenta um indicador de reserva de marcha de 40 horas.
 
O Kallania
O Kallania
Lady Kalla Flame
Lady Kalla Flame
Um diamante com lapidação em "chama"
Kalla Haute Couture à Secret
Malte Tourbillon Regulator
Malte Tourbillon Regulator

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS