Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&FMB&F e Sage Vaughn prontos para o Only Watch

03 de junho de 2009
MB&F e Sage Vaughn prontos para impressionar no Only Watch

Uma borboleta foi aprisionada no movimento do mais novo relógio da MB&F (Maximilian Büsser & Friends). E sem esperança de escapar, pois o complicado movimento está envolto em arame farpado...

Esta peça de grande carga emocional, uma interpretação única da Horological Machine No2 da MB&F, é assinada pelo artista norte-americano Sage Vaughn. Ela será leiloada no Only Watch, o leilão de caridade em benefício de pesquisas sobre a Distrofia Muscular de Duchenne a ser realizado em Mônaco em 24 de Setembro de 2009, tendo como patrono o Príncipe Albert II.



O leilão é realizado a cada dois anos e reúne a nata da alta relojoaria suíça. Cada uma das marcas contribui com um relógio único, ou o número um de uma série limitada, a ser leiloado sem um preço de reserva. Toda a renda do Only Watch destina-se à Associação Monegasca contra Distrofia Muscular de Duchenne (AMM) no apoio a projetos internacionais de pesquisa sobre aquela doença - um campo no qual a Associação tem estado ativamente envolvida desde 2005.


Unindo-se à luta pelo salvamento de crianças com distrofia muscular(1)

A Distrofia Muscular de Duchenne é uma séria doença genética que afeta um em cada 3.500 meninos. Ela é caracterizada por um progressivo enfraquecimento dos músculos, resultando em problemas respiratórios e cardíacos, que se tornam fatais com o crescimento da criança. Na Europa, cerca de 30.000 crianças sofrem desta doença.

Até agora não há cura para a doença, mas considerável progresso tem sido feito. Um dos mais importantes passos foi o desenvolvimento da Saut d'Exon - uma técnica cirúrgica que permite ao mecanismo celular "esquecer" de ler que parte do gene transporta a anomalia da doença. Esta técnica foi desenvolvida por Luis Garcia, Chefe de Pesquisa do CNRS, e sua equipe. Garcia é um grande nome no campo da Distrofia Muscular de Duchenne. Ele e seu grupo estão entre as 20 equipes de pesquisa que têm se beneficiado do apoio financeiro da AMM.


A influência da infância nas criações da MB&F

Maximilian Büsser soube que participaria em uma conversa com Luc Pettavino, o Presidente da AMM. "Na minha idade," diz ele, (atualmente, 42), "se eu contrair uma doença séria, eu posso dizer que já vivi toda uma vida, mas para uma criança começando a descobrir a vida, isto é uma tragédia".

Conquanto ele nunca pudesse afirmar compreender o sofrimento de uma criança com esta doença, a infância tem especial importância para Max. Com toda sua sofisticação, as fantásticas máquinas do tempo com que ele sonha e cria com seus Amigos têm origens em seus mais tenros dias.

A caixa da Horological Machine No2 é a mais complexa da história da relojoaria, mas sua estrutura modular é inspirada pelos kits de modelos "meccano" que foram seus brinquedos. O rotor do automático em ouro 22 quilates tem o acabamento manual reservado à elite dos movimentos tradicionais, mas ele deve seu icônico formato ao duplo machadinho empunhado por seu herói dos quadrinhos na infância, Grendizer. Todas as grandes séries de ficção científica da TV - Star Trek, Thunderbird, Dr. Who e Star Wars - têm influência nas criações da MB&F. É a união da fascinação por este mundo imaginário e do amor pela mais pura relojoaria "high-end" que dão às máquinas toda sua vitalidade.


A inspiração para o relógio

Büsser e sua equipe ficaram profundamente comovidos pela perspectiva de criar uma peça de relojoaria para o evento Only Watch, e estavam determinados em fazer com que seu relógio pudesse expressar toda essa emoção. Mas a relojoaria tem seus limites. Como ela poderia ser usada para expressar a beleza e a vulnerabilidade da infância, bem como a corajosa luta de uma criança que pode já estar em uma cadeira de rodas antes dos doze anos de idade?

Naqueles dias, uma nova galeria em Genebra dedicou totalmente seu espaço ao trabalho de Sage Vaughn, um pintor norte-americano, anteriormente um artista do grafite cuja exibição em Nova Iorque no último verão havia sido um dos eventos de arte mais comentados do mundo. Este jovem artista havia lutado e vencido seu próprio demônio - sete anos de vício de heroína - e a dor daquela luta é sentida na força emocional de seu trabalho. As imagens de crianças alegremente vestidas ou de pássaros e borboletas brilhantes confrontadas com frias paisagens urbanas assombraram Max Büsser. Ele comprou um dos trabalhos, um taco de beisebol decorado com uma colagem de borboletas nele pregadas. Aqui estava a tensão entre a despreocupada inocência e algo mais sombrio que ele buscava.


O resultado

Uma viagem para os EUA provou que ele estava certo. Sage Vaughn entendeu a missão e imediatamente propôs doar seu tempo e talento. Max Büsser voltou com o desenho inicial do relógio, e o resultado final é bastante fiel a ele. Toda a face superior do relógio - a superfície da caixa retangular e as duas vigias projetadas - é feita de cristal de safira, revelando o complexo motor do HM2. As centenas de minúsculos componentes exibem o meticuloso acabamento manual que é marca registrada da MB&F. Mas elas estão aprisionadas por arame farpado. Uma borboleta azul luta para escapar do mesmo destino, mas suas asas estão presas. No trabalho acabado, o arame farpado é feito à mão em ouro enegrecido e a borboleta em ouro azulado. Mas a cena tem toda a força emocional do primeiro rascunho de Sage Vaughn - um desenho do movimento atravessado por arame farpado feito em lápis vermelho.

O relógio é uma interpretação única da Horological Machine No2, lançada como série limitada em 2008. A HM2 tipifica a abordagem radical à relojoaria "high-end" por Max Büsser e seus Amigos. É uma máquina do tempo "high-tech" do século XXI e um incrivelmente sofisticado trabalho de arte micro mecânica. Ele abriga o primeiro movimento mecânico do mundo - o "motor" na linguagem da MB&F - a oferecer horas saltantes instantâneas, minutos concêntricos retrógrados, ponteiro de data retrógrada, fase da lua bi-hemisférica e corda automática. Somente a caixa possui mais de 100 peças - número maior que o de muitos movimentos completos - tratando-se da mais complexa caixa da história da relojoaria. No total o relógio tem mais de 450 componentes.


Sobre Sage Vaughn(2)

Sage Vaughn nasceu em Jackson, Oregon, em 1976, e cresceu em Reseda, Califórnia. Ele atualmente vive e trabalha em Los Angeles.

Enquanto criança ele desenvolveu seu talento para a arte na companhia de seu pai, o artista Richard Smitty Vaughn Junior. Seu pai o levava ao zoológico de Los Angeles, onde eles sentavam o dia todo, desenhando os animais. Seus pais hippies tinham pouco dinheiro para brinquedos, mas eles o encorajaram a desenhar e desenvolver seu próprio estilo. Mais tarde, ele tornou-se um ávido participante da "cultura do grafite".

Hoje ele prefere a pintura, mas a cidade de seus dias de grafite está sempre presente em seu trabalho. Ela é mostrada com uma luz pouco lisonjeira, com paredes cinzentas e paisagens urbanas e auto-estradas estilizadas que formam um pano de fundo austero para seus vibrantes personagens de primeiro plano. Ele também tem preservado o mesmo toque livre e fácil e a mesma energia. Isto é mais visível em certas áreas pintadas de seu trabalho.

"Eu tento utilizar animais do mesmo modo que Esopo em suas fábulas"

A pintura de Sage Vaughn questiona a condição humana e a dificuldade de se viver em um ambiente contemporâneo. Os pássaros brilhantes e os insetos servem como uma afirmação de vida, mas eles também nos lembram de nossas estratégias pela sobrevivência em uma sociedade moderna. Imperceptíveis à primeira vista, tatuagens negras na plumagem dos pássaros mostram claramente os nomes ou códigos de gangues. Elas evocam a necessidade do indivíduo de ser reconhecido, mas também uma sub-cultura, ligada pela consciência coletiva à violência e rebelião nas ruas.

"É mais fácil para um observador se projetar na fisionomia de uma criança"

Às vezes, crianças substituem os pássaros no primeiro plano. Ainda não moldadas pela sociedade, elas parecem ter a energia para sobreviver e reinventar o mundo. Exibindo máscaras e trajes brilhantes e coloridos, elas se parecem com super-heróis. Todavia não há nada de alegre ou inocente nelas. Cada uma delas está desesperadamente solitária, abandonada em um ambiente hostil.

A mensagem é bastante amarga: o sonho americano de felicidade bucólica destruído.

Contudo, Sage Vaughn gosta de nublar a questão, e embaralhar o que poderia ser visto com nitidez. Seus quadros não terminam com o reconhecimento do fracasso. Viver é obviamente difícil, mas o simples fato de se estar vivo traz a esperança. Na trilha de Melville, cujas novelas o pintor admira, Vaughn sabe que, mesmo durante a guerra, pássaros continuam a cantar e as crianças a brincar.


Sendo Maximilian Büsser And Friends

O fundador da MB&F diz que ele criou um modelo de negócios ao redor de sua neurose. Ele foi um filho único que cresceu desejando estar rodeado de pessoas que ele pudesse admirar. Seus pais - seu pai Suíço, sua mãe Indiana - eram "demasiado apaixonados" para prover a companhia que ele desejava, e, sem ela, Max desenvolveu uma rica vida imaginária. Isto o levou a constantes imposições, em casa e na escola, para ser mais lógico e responsável, e o pequeno garoto cresceu imbuído dos rigorosos princípios e senso de responsabilidade de seu pai.

Foi apenas quando seu pai faleceu, sete anos atrás, que ele se sentiu livre para se tornar "menos razoável" novamente. "Há duas ocasiões em que você se torna consciente da mortalidade", diz ele. "Quando você tem uma criança e quando um pai morre." Isto o estimulou a deixar o que ele admite ser um emprego dos sonhos, como Diretor da Harry Winston Timepieces, e formar a MB&F (Maximilian Büsser and Friends), uma empresa dedicada apenas a projetar e fabricar pequenas séries de relógios conceituais radicais em colaboração com talentosos profissionais. Ou, como ele diz: "Deixando meu coração falar ao invés de minha cabeça". Um espírito compartilhado por todos os artesãos independentes, engenheiros e relojoeiros que colaboram em seus projetos.


(1) Informações obtidas do web site do Only Watch.
(2) Informações e citações da "Introdução e entrevista de Sage Vaughn" por Jordan Tappis, e da Galeria Bertrand & Gruner, Genebra, Suíça.
 
Sage Vaughn (Galerie Bertrand & Gruner)
Reseda Butterfly
(Divulgação)
Os Amigos

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022

BRANDPARTNERS