Publicidade
Home  >  News Voltar

Omega - Baselworld 2009Speedmaster Apollo 11 "40th Anniversary"

16 de junho de 2009
Comentar esta notícia no Fórum 12573
A primeira alunissagem de uma nave espacial tripulada, ocorrida em 20 de julho de 1969, foi uma das maiores e mais espetaculares façanhas científicas da História da Humanidade. Neil Armstrong pôs o pé na superfície lunar às 02:56 GMT de 21 de Julho. Dezenove minutos mais tarde foi Buzz Aldrin, que levava consigo seu Omega Speedmaster. Assim nasceu uma lenda. Uma nota interessante: o sistema eletrônico de cronometria utilizado no módulo lunar não funcionava bem e Armstrong deixou seu relógio a bordo, pois era necessário um substituto confiável.


Dois modelos Omega Speedmaster Professional Moonwatch Apollo 11 "40th Anniversary" de Edição Limitada comemoram a aventura: um em aço, com medalha de prata sterling (7969 exemplares); o outro, de platina, com medalhões e medalha em ouro amarelo de 18 K (69 exemplares).


A Edição Limitada em aço

Estes relógios especiais estão equipados com o calibre 1861 da Omega, o movimento do Speedmaster Professional Moonwatch que, em 1968, substituiu o calibre 321 dos primeiros Speedmaster. A caixa, em aço, leva um bracelete também de aço, aperfeiçoado com o sistema de parafuso e pino patenteado pela Omega.

Embora o mostrador negro lembre o do Moonwatch, ele apresenta algumas diferenças fundamentais. O pequeno segundeiro tem a forma de um medalhão que reproduz o famoso distintivo da missão Apolo 11: uma águia desce à superfície lunar, portando em suas garras, como sinal de paz, um ramo de oliva. Ao longe, na parte superior do horizonte, se vê a Terra. Como nota curiosa, o distintivo foi desenhado por Michael Collins, que era o piloto do módulo de comando do Apolo 11, enquanto seus companheiros Armstrong e Aldrin passavam do módulo lunar à Lua.

Os ponteiros de horas, minutos e o segundeiro central do cronógrafo, com ponta vermelha, estão recobertos com Superluminova. Os ponteiros dos contadores do cronógrafo para horas e minutos são brancos e o do pequeno segundeiro, acetinado e rodiado, oferece um atraente relevo sobre o medalhão ligeiramente recuado desse contador.


Um pequeno passo

No mostrador, as palavras "Omega Speedmaster Professional" e a referência comemorativa "02:56 GMT" - o momento exato em que Neil Armstrong deu seu primeiro "pequeno passo" sobre a Lua - esta, em vermelho.

O cristal desta Edição Limitada do 40° Aniversário é Hesalite, o mesmo material acrílico, resistente e à prova de estilhaçamento que equipava o Moonwatch original. O cristal Hesalite foi considerado imbatível para a utilização no espaço exterior: não se rompe em pedaços cortantes e assim se elimina a possibilidade de que lance fragmentos, perigosos em um ambiente de baixa gravidade. Um pequeno logotipo Omega se distingue gravado na face interior do cristal Hesalite.

O emblema "Eagle" da missão Apolo 11 vai estampado no fundo da caixa, junto da frase "THE FIRST WATCH WORN ON THE MOON", o número de edição limitada (0000/7969) e "July 21, 1969", a data em que Armstrong e Aldrin pisaram pela primeira vez no solo lunar, às 02:56, a hora impressa sobre o mostrador.

O Omega Speedmaster Professional Moonwatch Apollo 11 "40th Anniversary" de Edição Limitada possui em um estojo especial negro, que também inclui uma medalha de prata de 42 mm (o mesmo diâmetro do relógio) com o escudo da missão e a frase "APOLLO 11, 40th ANNIVERSARY" gravados no anverso. No reverso, estão gravadas as frases "THE EAGLE HAS LANDED", "LAUNCHED, JULY 16, 1969", "LANDED, JULY 20, 1969" e "RETURNED, JULY 24, 1969", junto com o logotipo e o nome Omega. Também estão incluídos no estojo um certificado de autenticidade e um envelope que contém um pano de polir negro com informações comemorativas do histórico vôo espacial.


A Edição Limitada em platina - um lançamento muito limitado e de alto luxo

A versão em platina do Omega Speedmaster Professional Moonwatch Apollo 11 "40th Anniversary" será lançada em edição limitada a 69 exemplares. A caixa e o bracelete, com sistema de parafuso e pino, são de platina, e o medalhão e o ponteiro do pequeno segundeiro são em ouro amarelo 18 quilates, igual ao medalhão do fundo da caixa. Os ponteiros de horas e os dos contadores de 30 minutos e de 12 horas são de platina.

Esta elegante versão também é entregue com uma medalha, de edição limitada e numerada, em ouro amarelo 18 K e 42 mm de diâmetro, com o escudo da missão e a frase "APOLLO 11, 40th ANNIVERSARY" gravados no anverso. Como na medalha de prata sterling que acompanha o relógio em aço, o reverso leva gravadas as frases: "THE EAGLE HAS LANDED", "LAUNCHED, JULY 16, 1969", "LANDED, JULY 20, 1969" e "RETURNED, JULY 24, 1969", junto com o logotipo e o nome Omega.

O medalhão do fundo da caixa, em ouro 18 K, reproduz também o escudo da missão, com as palavras "Apollo 11 40th Anniversary". Gravadas na coroa circular de platina que circunda este medalhão, estão as frases "The first Watch Worn on the Moon", "PT950" - em referência à pureza da platina do relógio - e "July 21, 1969", a data em que Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram a Lua.

A versão de platina do Speedmaster Professional Moonwatch Apollo 11 "40th Anniversary" incorpora também o cristal Hesalite e o movimento Omega calibre 1861.

Um sutil detalhe no pequeno medalhão do mostrador indica quão especial é este relógio: o número de edição limitada (00/69) está gravado na base do escudo da missão.

Cada relógio em platina da Edição Limitada Speedmaster Professional Moonwatch Apollo 11 "40th Anniversary" é entregue em um exclusivo estojo de madeira com elegantes adornos de marchetaria. O número de edição limitada (00/69) é gravado na tampa, junto com o escudo da missão Apolo 11. Os pés de aço levam gravado "1969", o ano em que a missão ocorreu, e "2009", o ano em que o mundo comemora o 40° aniversário do acontecimento e ano da produção deste relógio. O estojo inclui também um certificado de autenticidade.

Inicialmente, estes excepcionais relógios serão encontrados exclusivamente na Boutique Omega da Quinta Avenida de Nova Iorque, que será inaugurada este ano.


O papel histórico da Omega

Durante séculos e séculos, os historiadores estudarão admirados a missão Apolo 11: a primeira vez em que os seres humanos saíram da Terra, pousaram em outro corpo celeste e voltaram sãos e salvos para casa. A Omega estará sempre presente na história da maior aventura científica de todos os tempos.
 
(Fotos divulgação)
(Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS