Publicidade
Home  >  News Voltar

Longines"Expéditions Polaires Françaises" de Paul-Emile Victor

22 de julho de 2010
Em 1945 a França promoveu uma série de missões de exploração ao Ártico e à Antártida sob a direção de um reconhecido cientista chamado Paulo-Emille Victor. As expedições reuniram geólogos, técnicos geodésicos, meteorologistas, físicos, biólogos, geógrafos, operadores de câmara e especialistas em glaciares que tinham em comum a vontade de explorar e estudar os polos terrestres.

O enorme volume de equipamento necessário para a primeira missão de exploração de Paul-Emille Victor a estas regiões inóspitas incluía quatro cronômetros de bordo e quinze relógios de pulso Longines, utilizados na determinação da sua posição em cada etapa da viagem. Como homenagem a estas missões de exploração, a Longines recriou os relógios utilizados pelos cientistas durante as "Expéditions Polaires Françaises" que exploraram a Groenlândia e a costa de Adélie.


Na segunda metade da década de 1940, a opinião pública estava fascinada pelos mais recônditos lugares do nosso planeta ainda por explorar, e que suscitavam um interesse apaixonado entre as mais diversas camadas da sociedade da época. Tal como outros países, a França criou uma comissão para a organização de missões nacionais de exploração, especialmente ao Ártico e à Antártida. Paul-Emile Victor, um etnólogo e explorador que já tinha passado um tempo considerável na Groenlândia durante os anos 30, foi incumbido da criação e da gestão desta nova comissão. Entre 1947 e 1976, as "Expéditions Polaires Françaises", sob a sua responsabilidade, efetuaram 150 viagens à Groenlândia e à costa de Adélie, todas lideradas pelo famoso etnólogo.



A organização destas missões de exploração exigia invariavelmente um volume considerável de equipamento de maneira a lidar com as inúmeras dificuldades originadas pelas inóspitas áreas visitadas. A expedição que deixou a Europa em Maio de 1948 integrava sete veículos anfíbios, dois aviões Dakota, tratores, laboratório de campanha, uma estação metrológica móvel, tendas, trenós e um volume enorme de provisões. Para esta expedição de exploração, os cientistas levaram também quatro cronômetros Longines, três dos quais dedicados a indicar a hora civil e uma hora sideral.

Quinze membros da expedição utilizaram relógios de pulso com caixa em aço inox, igualmente fornecidos pela Longines. Estes instrumentos de medição do tempo tinham o propósito de determinar a posição astronômica da expedição, duplicando a sua função também nos exercícios de cálculo geodésico efetuados. Os relatórios sobre o desempenho destes relógios foram registrados pelos cientistas que os utilizaram, e são uma prova cabal do papel crucial que este gênero de instrumento desempenhava nas expedições científicas às zonas mais remotas do mundo. Ao fazer parte destas expedições científicas dos meados do século XX, a Longines percorreu o globo tanto para Norte como para Sul, alcançando os dois polos terrestres.

Os modelos Longines que os membros da "Expéditions Polaires Françaises" de Paul-Emile Victor usaram eram modelos com caixa em aço inox e ponteiros de segundos centrais. Uma característica que nos anos 40 ainda era relativamente rara, mas que aparentemente foi ao encontro das necessidades de uma legibilidade facilitada e precisa do tempo, tal como ilustrado pela utilização de coberturas luminescentes nos marcadores das horas, na numeração e nos ponteiros dos modelos. Um aspecto interessante refere-se a que os calibres Longines 12.68N utilizados nestes modelos, usavam um sistema de proteção antichoque que era diferente do habitualmente utilizado por outros modelos da marca.

O novo "Expéditions Polaires Françaises - Missions Paul-Emile Victor"

Por todas estas razões, a Longines decidiu recriar os modelos históricos que acompanharam os cientistas nestas intrépidas missões de exploração como um merecido tributo às expedição ao Ártico e à Antártida, destinadas a desvendar as regiões mais remotas e desconhecidas. O modelo "Expéditions Polaires Françaises - Missions Paul-Emile Victor" é uma reprodução fiel do instrumento utilizado na época pela multiplicidade de cientistas que acompanharam as expedições.

Equipado com um movimento de corda automática, o modelo inclui uma janela de data às 3 horas e um mostrador prateado com marcadores de horas e numeração arábica, assim como ponteiros cobertos com SuperLuminova. Disponível com pulseira de crocodilo marrom ou preta, o modelo apresenta ainda uma gravação no verso da caixa em aço que recorda os dois destinos geometricamente opostos destas lendárias expedições, representadas pelo Ártico e pela Groenlândia, e pela Antártida e a costa de Adélie.


Especificações Técnicas

Ref.: L2.732.4.76.X
Calibre: mecânico automático L619 (ETA 2892/A2), 11½ linhas, 21 rubis, 28.800 aph
Autonomia: 42 horas
Funções: Horas, minutos, segundos, data
Caixa: Circular, em aço, Ø 38,50 mm, fundo gravado com a inscrição: Expéditions Polaires Françaises - Missions Paul-Emile Victor e Expédition Arctique (Groenland) - Expédition Antarctique (Terre Adelie)
Mostrador: Prateado, 6 números arábicos e 5 marcadores com SuperLuminova, escala de minutos, data em janela às 3 horas
Ponteiros: Em aço azulado cobertos com SuperLuminova
Impermeabilidade: até 3 atm ou 30 metros
Cristal: de safira com tratamento antirreflexo
Pulseira: Em crocodilo marrom ou negro com fecho de fivela
 
Paul-Emile Victor
Longines Expéditions Polaires Françaises de 1947

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS