Publicidade
Home  >  News Voltar

Audemars PiguetMillenary Repetição de Minutos

29 de novembro de 2010
A indicação sonora das horas é a mais antiga complicação da relojoaria e foi criada para que se pudesse "ler" as horas na obscuridade, quando ainda não existia a eletricidade. Para a Audemars Piguet esta complicação é um elemento de sua mais profunda identidade, já que a prestigiosa Manufatura de Le Brassus produz repetições de minutos e grandes "sonnerie" desde sua fundação, em 1875.


O novo modelo Millenary Repetição de Minutos se inscreve nesta longa tradição. Esta peça de exceção, com caixa ovalada e arquitetura tridimensional, permite admirar o essencial de seu refinado mecanismo: o novo escape AP, com dupla espiral, e os martelos e gongos da "sonnerie". Uma obra-prima para o máximo deleite dos apaixonados da Alta Relojoaria.


Uma linhagem de relógios de exceção

O novo Millenary Repetição de Minutos se fundamenta no "savoir-faire" ancestral da Audemars Piguet, e enriquece uma coleção clássica e arquitetônica, na qual se incluem modelos de exceção como o Tradition d'Excellence N°5, o MC12, Segundos Mortos e Carbon One. O Millenary Repetição de Minutos oferece as horas, os minutos, pequenos segundos e a repetição de minutos com um sistema de acionamento desenvolvido especialmente para seu Calibre 2910 a corda manual.

Como seus predecessores, esta peça excepcional é uma união de "savoir-faire", técnica e materiais inovadores. Sua caixa ovalada de titânio é um cenário incomum para um maravilhoso espetáculo: os mostradores de ouro dispostas de maneira excêntrica convidam a um mergulho nos segredos do mecanismo. O escape AP, a dupla espiral, bem como os martelos e os gongos da "sonnerie", se convertem nos principais atores de uma peça em três dimensões.

A "sonnerie" é a mais antiga entre as complicações. No final do século XV já existiam relógios de bolso que tocavam as horas na passagem. Os mecanismos de repetição de quartos, com "sonnerie" das horas e dos quartos sob demanda, aparecem no final do século XVII. Estes relógios com memória mecânica, que naquela época permitiam saber a hora na obscuridade, são uma das maiores demonstrações do "savoir-faire" relojoeiro; na atualidade, o domínio desta complicação é privilégio de muito poucas manufaturas.


Uma complicação com o DNA da marca

Desde os primeiros tempos após sua fundação, em 1875, a Audemars Piguet cria repetições de minutos e grandes "sonnerie". Ao longo do tempo e a partir de 1882, adicionou outras complicações como o calendário perpétuo e o cronógrafo, e desde 1885 seus relógios também incluem a reserva de marcha. Sua grande experiência lhe permitiu criar em 1892 o primeiro relógio de pulso com repetição de minutos. Uma obra-prima de miniaturização que ficou inscrita para sempre no DNA da marca. A tal ponto que, no final dos anos 1990, quando já não existiam estudos sobre estes relógios, caídos em desuso, a Audemars Piguet é uma das primeiras manufaturas a ressuscitar este tipo de relógio.

O novo Millenary Repetição de Minutos se inscreve nesta longa tradição, adotando os últimos avanços tecnológicos desenvolvidos pela Audemars Piguet, começando pelo novo escape AP. Essencial para o bom funcionamento do relógio, o escape permite sequenciar a energia linear transmitida pelo barrilete.

Inspirando-se no mecanismo criado por Robin no final do século XVIII, a Audemars Piguet criou um novo sistema que oferece um elevado rendimento a um escape de impulso direto, com a mesma segurança de um escape de âncora suíço. Com o aperfeiçoamento do "escape AP", a Manufatura conseguiu diminuir a perda de energia sem necessidade de lubrificar as palhetas. Uma autêntica revolução que melhora a cronometria, a estabilidade a longo prazo e a resistência aos choques.


Um dispositivo sofisticado

Idealizado, desenvolvido e produzido pela Audemars Piguet, o novo Calibre 2910 a corda manual do Millenary Repetição de Minutos também se distingue pela construção atípica do órgão regulador. O Calibre 2910 possui duas espirais sobrepostas e deslocadas em 180°. Este sistema contraposto de dupla espiral plana apresenta numerosas vantagens. Compensa automaticamente os problemas de equilíbrio das espirais e permite renunciar às "curvas terminais" das espirais "Breguet", muito delicadas de se construir.

Além disso, suprime assim as imprecisões de marcha derivadas da posição vertical do relógio, sem necessidade de recorrer a um sofisticado dispositivo como o turbilhão. Todas estas particularidades permitem uma regulação precisa do balanço-espiral que vibra a uma frequência de 21.600 alternâncias por hora.

Os dois barriletes do movimento asseguram uma reserva de marcha excepcional de sete dias. O terceiro barrilete, dedicado à "sonnerie", é duas vezes e meia maior que de costume, para melhorar a regularidade das notas. Por último, com respeito aos elementos de segurança, o Millenary Repetição de Minutos está dotado de um dispositivo de parada do balanço que imobiliza o ponteiro dos segundos e permite ajustar a hora do relógio com grande precisão. O novo sistema de acionamento também dispõe de um sistema de segurança que impede o ajuste da hora do relógio durante o funcionamento da "sonnerie", evitando assim manipulações incorretas.


Arquitetura tridimensional dinâmica

Tais refinamentos mecânicos naturalmente mereciam um acabamento excepcional. A caixa ovalada Millenary é de titânio escovado - material que oferece excelente ressonância - e possui um aro de titânio polido. Os diversos órgãos estão ligeiramente ocultos atrás do mostrador de ouro na cor antracito das horas e minutos - descentrado às 3 horas - e do pequeno segundeiro às 7 horas.

Os artesãos da manufatura dedicam um cuidado muito especial ao chanfrado polido à mão, aos cantos entrantes e ao perlado concêntrico. O movimento também está decorado com "Côtes de Genève" horizontais. Todos estes detalhes, visíveis tanto em sua parte superior como pelo fundo transparente da caixa, ressaltam a arquitetura tridimensional e particularmente dinâmica desta peça de exceção.

Graças ao seu notável desempenho e à sua tecnologia, o Millenary Repetição de Minutos da Audemars Piguet constitui-se em uma decisiva adição à história desta coleção.


Características Técnicas - Millenary Repetição de Minutos a corda manual escape AP

Referência: 26371TI.OO.D002CR.01

Movimento
Calibre de manufatura 2910
Horas/minutos descentrados às 3 horas, segundeiro descentrado às 7 horas
Tige de 3 posições
Gatilho para o acionamento da repetição de minutos às 7 horas
Dimensões do movimento: 37,90 x 32,90 x 10,05 mm
Diâmetro de encaixe: 37,00 x 32,00 mm
Escape AP de impulso direto
Balanço de inércia variável com pesos de regulação
Diâmetro do balanço: 11,90 mm
Dupla espiral plana
Reserva de marcha: 165 horas
Frequência: 21.600 Alt/h (3Hz)
Número de componentes: 443 peças, 40 rubis
Acabamento: decoração manual de todos os componentes, chanfrado feito à mão, cantos entrantes, espiralado, Côtes de Genève horizontais e perlado da platina

Caixa
Caixa ovalada de titânio
Largura 47 mm, altura 42 mm
Fundo de cristal de safira, não hermética

Mostrador
Cor antracito, numerais romanos de ouro aplicados, pequeno segundeiro prateado

Pulseira
Em couro de crocodilo negro "escamas grandes" costurada à mão com fecho de báscula AP de titânio
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS