Publicidade
Home  >  News Voltar

Harry Winston - Baselworld 2012Opus 12

11 de abril de 2012
A apresentação do modelo Opus da Harry Winston é sempre muito aguardada em Baselworld, e como não poderia deixar de ser, o Opus 12 surpreendeu aos entusiastas da refinada mecânica com uma nova forma de indicar a passagem do tempo.




O Opus 12 desafia as regras convencionais da relojoaria ao criar um conceito mecânico muito pouco provável. Este relógio excepcional está inspirado na teoria de Copérnico, segundo a qual a Terra gira ao redor do Sol e em torno de si mesma. Nele, o tempo não flui através de ponteiros situadas no centro do mostrador, mas sim o faz por um giro periférico de 12 pares de ponteiros que partem da borda da circunferência para o interior.

Os ponteiros, assim orientados, chamam a atenção para o centro do tempo. Um ponteiro retrógrado sincronizado com o ponteiro principal dos minutos avança ao longo de um setor de cinco minutos. Ao final do período, volta para trás e se coloca na posição inicial. O ponteiro longo de cinco minutos gira e volta ao seu lugar.

Na maioria dos relógios, a passagem do tempo é quase imperceptível. Ao contrário, o Opus 12 executa de maneira notável a sua atividade, já que seus ponteiros efetuam uma troca de guarda a cada cinco minutos. A cada mudança de hora, o movimento executa um exercício muito elaborado, com base na rotação sucessiva dos ponteiros. Sob a visualização retrógrada, um pequeno segundeiro flutuante e graduado sobre um anel translúcido passa por cima de um indicador de reserva de marcha.

A corda do movimento também transgride o convencional. A coroa deve ser girada no sentido anti-horário para carregar de maneira simultânea os dois tambores, um dos quais proporciona energia ao movimento e o outro, à animação. Para facilitar o acesso à coroa, esta está situada no centro da parte lateral, o que exige uma roda de transmissão que inverte o sentido de carregamento.

O Opus 12 também desobedece as normas estabelecidas em matéria de decoração e acabamento, abandonando deliberadamente o chanfrado utilizado na relojoaria tradicional. O granulado reforça as superfícies e nos brinda com uma estética definitivamente contemporânea. As Côtes de Genève, visíveis através do fundo de cristal de safira do relógio, são interpretadas de maneira espetacular.

A estética se mantém fiel à tradição da Casa Harry Winston. Os arcos emblemáticos lembram a abóbada neoclássica que domina a célebre fachada do Salão Harry Winston em Nova Iorque e os ponteiros vazados, os arranha-céus de Manhattan. Outra particularidade desse Opus 12 é a ausência de um mostrador tradicional, o que dirige a atenção à apresentação e à animação, conferindo um caráter misterioso a esta peça excepcional. O Opus 12, que reinterpreta o tempo, é uma verdadeira inovação em relojoaria. Nada disto havia sido realizado anteriormente. A ideia surgiu do espírito do criador Emmanuel Bouchet, que desenvolveu esta obra impressionante em estreita colaboração com o desenhista Augustin Nussbaum e a Casa Harry Winston.


Opus 12, um mecanismo surpreendente

Cada um dos 12 setores ao redor do mostrador possui um ponteiro longo para indicar os passos de 5 minutos e um ponteiro curto para indicar as horas. O primeiro gira sobre seu eixo e o segunda gravita ao redor do primeiro para aparecer à sua frente ou ocultar-se atrás conforme o caso. Cada ponteiro está engrenado a uma roda, apresentando uma face azul quando indica o tempo ou uma face neutra quando não entra em movimento. Os ponteiros se movimentam graças a duas coroas que giram ao redor do mostrador. Ambos possuem seções dentadas que engrenam por sua vez às rodas dos ponteiros a cada setor.

A coroa exterior que aciona o ponteiro de minutos, faz com que ele dê uma volta no mostrador em uma hora, avançando em intervalos de 5 minutos de um setor ao outro. Um primeiro setor dentado engrena a roda do setor seguinte e o ponteiro de 5 minutos gira até o lado da indicação. Paralelamente, um segundo setor dentado se retira do setor precedente e o ponteiro de minutos gira até o lado neutro.

A troca de hora é um verdadeiro espetáculo. A coroa interior, que não havia se movido ao longo de 60 minutos, se lança subitamente ao redor do mostrador e seu setor dentado ativa a rotação dos ponteiros de horas em uma sucessão rápida. À medida que a coroa gira, setor após setor, o ponteiro de horas gira 360° em torno do ponteiro de minutos, e sua cor azulada aparece na superfície, como um raio, antes de desaparecer novamente.

A ação dura aproximadamente seis segundos até que, após haver passado pelos 12 setores, o setor dentado leva à indicação da hora seguinte e se estabiliza. A velocidade de rotação é controlada por um escape que requer muito mais energia que um regulador, produzindo um efeito sonoro cativante. Um dos feitos deste Opus 12 foi, efetivamente, otimizar a energia exigida para a precisão do movimento e para a animação.

O movimento e a animação são alimentados por tambores independentes. O tambor de animação funciona com a ajuda de um diferencial que transmite a energia necessária para o deslocamento das coroas nos intervalos indicados pelo movimento. Os dois tambores são carregados de maneira simultânea e as molas acumulam uma carga equivalente a 45 horas até desenrolarem-se completamente. O movimento é detido quando a energia necessária para a animação não é suficiente. Cada tambor tem uma mola com brida deslizante para evitar qualquer ruptura ao final do carregamento. A reserva de marcha dos dois tambores fica visível ao longo de um semicírculo situado no centro do relógio.

Um balanço, que oscila a 18.000 A/h, permite que o pequeno segundeiro avance em saltos de 1/5 de segundo. Um módulo incrível acomoda os 27 ponteiros e os trens de engrenagens correspondentes. A coroa exterior, que rege os 12 ponteiros de 5 minutos, forma uma parede giratória ao redor desse módulo. Os relojoeiros tiveram que construir um sistema de transmissão externo para unir a tige de corda, colocada na base do relógio, à coroa que devia ser accessível à meia altura da lateral da caixa. A roda de transmissão inverte o sentido de carregamento. Os ajustes somente podem ser feitos avançando as horas.

As principais indicações são, portanto, as horas e as duodécimas partes de uma hora. Os cinco minutos que transcorrem entre cada animação, sobre os setores sucessivos, são indicados mediante um ponteiro retrógrado situado no centro do relógio.


Opus 12 - Características técnicas

Referência 500/MMEB46WL.K

Movimento
Mecânico de corda manual com 607 componentes, 80 rubis e 2 tambores, 24 ponteiros, reserva de marcha de 45 horas

Decoração
Platina e pontes superiores granuladas
Pontes inferiores granuladas, Côtes de Genève circulares, com tratamento de níquel-paládio

Funções
Visualização das horas e de 1/12 da hora (5 minutos) mediante sistema de duplo ponteiro rotativo
Animação dos 12 ponteiros de horas a cada troca de hora
Animação dos ponteiros de minutos a cada 5 minutos
Visualização retrógrada de 5 minutos, indicador de reserva de marcha e pequenos segundos

Caixa
Em ouro branco 18 quilates polido
Cristal de safira com tratamento antirreflexos, fundo aberto/safira com tratamento antirreflexos
Diâmetro de 46 mm
Estanque a 30 metros

Mostrador
Minutos retrógrados, reserva de marcha, pequeno segundos com cristal de safira fosco

Pulseira
Couro de aligátor preto, costurado à mão
Fecho de báscula em ouro branco 18 quilates
 
Emmanuel Bouchet
Bouchet e sua equipe
Fontes de inspiração para o Opus 12

NotíciasRelacionadas

23 de setembro de 2019
27 de abril de 2017
28 de outubro de 2015

BRANDPARTNERS