Publicidade
Home  >  News Voltar

Greubel Forsey - SIHH 2014QP à Équation

01 de outubro de 2014
Com o QP à Équation a Greubel Forsey revoluciona uma das complicações relojoeiras mais antigas, o calendário perpétuo, ao qual os inventores de La Chaux-de-Fonds incorporaram uma equação do tempo.



Após trabalhar sobre todo os aspectos fundamentais do turbilhão e aperfeiçoá-los, a Greubel Forsey apresentou inovadores modelos com duplo balanço e função GMT. Agora, a marca reinterpreta o prestigioso calendário perpétuo (QP, em sua sigla em Francês).

Além de integrar uma equação do tempo ao mecanismo QP, o modelo recebeu novas funções e indicações buscando otimização e facilidade de uso. A correção das indicações é feita mediante uma coroa bidirecional, e sua operação é tão fácil de ajustar quanto um calendário simples.


Basta puxar a coroa e com um simples movimento de ida e volta pode-se adiantar a hora; as diferentes indicações movem-se por si mesmas sem necessidade de nenhuma manipulação adicional. Caso se cometa um erro, basta girar a coroa no sentido contrário para voltar, dia a dia, a data correta.


Para tanto, a Greubel Forsey desenvolveu um sofisticado mecanismo codificador, que deu lugar ao registro de três patentes. Este mecanismo é introduzido no calibre sem aumentar suas dimensões, e é composto por cames com dedos móveis que alteram as indicações em ambas as faces do relógio. Deste modo, o disco dos meses não só muda o mês no mostrador, mas também move a escala da equação do tempo na parte posterior. O disco dos anos aciona o indicador de ano bissexto e o das estações na parte posterior. A criação deste mecanismo codificador revoluciona não apenas o ajuste, mas também a visualização em "dupla face". Um submostrador às 3 horas traz três janelas dispostas em linha que indicam o dia, a data e o mês.


A equação do tempo mostra a diferença entre a hora solar real e a hora média, indicada na parte posterior do relógio, que também exibe as estações do ano e o ano atual em quatro dígitos. A zona de indicação principal da parte posterior é composta de dois discos transparentes sobrepostos.

O primeiro disco de safira está vinculado aos meses e inclui uma escala graduada em minutos que determina a amplitude da diferença entre a hora solar e a hora legal. O segundo disco, também de safira, está vinculado à indicação anual e incorpora uma figura geométrica com linhas cortadas em quatro partes, duas vermelhas e duas azuis, que representa o tipo de variação. Para determinar tal variação, deve-se observar onde a linha vermelha (positivo) ou azul (negativo) corta a escala. Esta apresentação da equação do tempo é inédita e permite compreender melhor os ciclos elípticos da Terra ao redor do Sol, com seus equinócios e solstícios.



Greubel Forsey QP à Équation - Ficha técnica

Movimento
Diâmetro de 36,40 mm, espessura 9,60 mm, 570 peças
Gaiola do turbilhão com 86 partes, pesando 0,37 g
65 rubis montados em chatons de ouro
Reserva de marcha de 72 horas, sendo dois tambores coaxiais acoplados em série
Balanço de livre oscilação com inércia variável de 10 mm, frequência de 21.600 aph, espiral com curva terminal Phillips
Platinas e pontes em níquel-prata, acabamento "frosted", chanfradas à mão
4 placas em ouro gravadas, uma com o número individual

Gaiola do turbilhão inclinada em 25°, rotação em 24 segundos, pilares em Avional, pontes em titânio

Mostrador
Indicação de horas e minutos, pequenos segundos, reserva de marcha, dia da semana, data e mês, ano bissexto, dia/noite, indicador de seletor de função
Verso com indicação do ano, equação do tempo com estações, solstícios e equinócios

Caixa
Em ouro branco com safira convexa assimétrica
Fundo com safira assimétrica plana
Aro polido, lateral com granulamento de acabamento manual
Garras tridimensionais de geometria variável
Gravação polida "QP à Équation" e "Greubel Forsey"
Diâmetro de 43,50 mm, espessura 16,00 mm
Resistente à água a 3 atm (30 m)

Pulseira
Pulseira em couro de aligátor negro costurada à mão com fecho de báscula em ouro, gravada à mão com a logomarca Greubel Forsey

Preço
A Greubel Forsey produzirá 5 unidades do QP à Équation em 2014, a um preço de 670.000 Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

06 de abril de 2017
16 de janeiro de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS