Publicidade
Home  >  News Voltar

Christophe ClaretAventicum - uma homenagem a Marco Aurélio

24 de fevereiro de 2015
A paixão de Christophe Claret pela história lhe serviu de inspiração para criar Aventicum, um tributo à capital da antiga Helvécia Romana e ao extraordinário trabalho do Museu Romano de Avenches.




No centro de seu mostrador, Aventicum revela um busto de ouro em miniatura do imperador romano Marco Aurélio. A efígie microgravada é tridimensional graças a um engenhoso efeito óptico.


Aventicum foi a capital da Helvécia romana durante mais de 300 anos e suas ruínas estão agora na cidade suíça de Avenches. Em escavações atuais, arqueólogos continuam desenterrando preciosos artefatos que datam daquela rica era da antiguidade.


Em 2013, Christophe Claret decidiu criar um filme em 3D em colaboração com Philippe Nicolet e sua produtora NVP3D para documentar as relíquias que pertencem agora ao Museu Romano de Avenches e à cidade de Avenches.


Ao mostrar os antigos artefatos em três dimensões, revelou detalhes incomparáveis e permitiu ao público e a pesquisadores a oportunidade de redescobrir a rica historia de Aventicum. Entre os objetos está um de valor incalculável: um busto de ouro maciço do imperador Marco Aurélio, encontrado em 1939 enquanto se limpava uma antiga tubulação. Trata-se de um dos três únicos bustos romanos conhecidos neste estilo em todo o mundo. O mais provável é que estátuas similares tenham sido fundidas e recicladas como outros objetos ao longo dos séculos.


Devido à reduzida área de exposição do museu, um grande número de objetos desenterrados na antiga capital romana não pode ser mostrada ao público adequadamente. Christophe Claret espera que seu relógio inspirado em Aventicum contribua para aumentar a consciência sobre os espetaculares esforços do museu em conservar os vestígios desta antiga civilização. Também deseja obter respaldo do governo suíço para construir um edifício novo para conservar e mostrar este incrível legado.


A história da antiga capital e o filme em 3D foram a inspiração para o relógio Aventicum. No centro do mostrador pode-se observar uma réplica do busto de Marco Aurélio em ouro microgravado. Com uma técnica inédita na relojoaria, a fiel representação do imperador, com menos de três milímetros, é ampliada graças a um engenhoso mirascópio. O mirascópio é composto de dois espelhos parabólicos idênticos dispostos um sobre o outro, com o que se cria uma forma elíptica. O espelho convexo superior possui um furo no centro. Quando se coloca um objeto no centro do espelho côncavo inferior, o reflexo do espelho superior cria um holograma que o exibe quase duas vezes maior. Com este efeito óptico, o busto de Marco Aurélio parece projetar-se do centro do relógio. A ilusão é tão verossímil que é difícil resistir à tentação de tocar a escultura de ouro através do cristal de safira.


Aventicum, como todos os relógios de Christophe Claret, exibe os mais exigentes padrões de alta relojoaria da marca. A criação do mirascópio exigiu meses de pesquisa e a confecção de diversos protótipos. Os ponteiros de horas e minutos foram repensados, já que o mirascópio era a peça central do relógio. Os ponteiros passaram a ser indicadores que dão voltas em um anel invisível ao redor do perímetro do mostrador, cada um deles equipado com um contrapeso para maior estabilidade. O desafio na criação dos ponteiros foi encontrar um material suficientemente leve para compensar o tamanho relativamente grande, embora em grande parte oculto, do mecanismo de visualização. A solução encontrada foi a microfibra de carbono, que conta com uma excelente relação peso/rigidez.


Observando-se Aventicum, pode-se admirar através do fundo a massa oscilante de safira transparente do movimento automático, decorada com cinco bigas romanas. Aventicum celebra sua herança romana e a influência artística desta grande civilização está presente no relógio com vários adornos, como os numerais romanos das horas e o motivo em labirinto que se encontra tanto no mostrador como no fundo do relógio, ao redor da massa oscilante de safira. Como Marco Aurélio não foi apenas um imperador, mas também um filósofo, Christophe Claret gravou, em latim, uma de suas famosas máximas no fundo do relógio: "Perfice omnia facta vitae quasi haec postrema essent" ("realize cada ação de sua vida como se fosse a última").


Aventicum está disponível em duas edições limitadas: 68 peças de ouro vermelho 5N e titânio grau 5 com PVD antracito, e 38 peças de ouro branco e titânio grau 5 com PVD antracito.

Aventicum - Ficha técnica

Movimento
Calibre AVE15, automático, diâmetro 26,20 mm, altura 3,37 mm (sem ponteiros)
186 peças, 28 rubis, dois tambores, reserva de marcha 72 horas
Frequência 28.800 aph (4 Hz)
Massa oscilante "Mystery" de safira decorada com 5 bigas romanas metalizadas de alta definição
Indicação de horas e minutos

Caixa
Dimensões 44 x 52,11 x 18,49 mm, estanque a 3 atm/30 m
Em ouro branco ou vermelho e titânio com PVD grau 5 cinza antracito
Ponteiros de fibra de carbono
Coroa de ouro branco ou vermelho e titânio PVD grau 5 cinza antracito com cabochão de titânio PVD negro
Mirascópio com o busto de Marco Aurélio microgravado

Pulseira
Couro de aligátor preto com costuras negras

Preço
53.000 francos suíços (versão em ouro branco); 49.000 francos suíços (versão em ouro vermelho)
 

NotíciasRelacionadas

01 de agosto de 2019
05 de fevereiro de 2018
20 de março de 2017
11 de janeiro de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS