Publicidade
Home  >  News Voltar

Christophe Claret - SIHH 2019O espetacular Angelico

01 de agosto de 2019
No SIHH 2019 Christophe Claret apresentou o espetacular Angelico, criado para celebrar os 30 anos de sua manufatura e os dez anos de sua marca.



Angelico combina, pela primeira vez em um relógio de pulso, um turbilhão com longo escape de retenção e um sistema de transmissão com fuso e cabo. O modelo é uma homenagem contemporânea à busca da absoluta precisão que caracterizava os cronômetros de marinha do século XVIII.


Esta peça excepcional, que amplia os horizontes da relojoaria tradicional, é complementada com uma dupla indicação de fusos horários de salto instantâneo, juntamente com indicações de dia/noite e da reserva de marcha de 72 horas. Seu nome é uma homenagem ao "pintor dos anjos" da Renascença, Fra Angelico.



Montar em um relógio de pulso um turbilhão com escape de retenção longo tradicional, um mecanismo desenhado originalmente para funcionar em uma posição de absoluta estabilidade, foi o desafio enfrentado pelos relojoeiros da manufatura de Soleil d'Or. Considerado a quintessência da precisão cronométrica, este tipo de escape surgiu no século XVIII, época em que os relojoeiros competiam na criação de um instrumento que medisse o tempo com a máxima precisão, a fim de determinar a posição geográfica exata de um barco no mar. Este mecanismo, incorporado ao cronômetro marinho montado sobre cardã, era de fiabilidade exemplar no âmbito da navegação de longo alcance. O único ponto fraco era a extrema sensibilidade a impactos laterais, inconveniente incompatível com a resistência exigida no uso no pulso.


Como purista da cronometria, Christophe Claret escolheu o caminho mais difícil ao decidir dotar Angelico de um escape de retenção longo. Para evitar a inversão da "detent", uma came anti-pivotamento, que faz parte do órgão regulador, atua conjuntamente com um dedo de segurança. Este extraordinário mecanismo, cuja fiabilidade já ficou patente no Maestoso, é montado pela primeira vez em um turbilhão.


Para evitar o risco de "galope", um rolamento axial flexível incorporado à roda e conectado ao balanço absorve qualquer excesso de energia. Mais uma vez, um desafio que apenas pode ser resolvido por muito poucos virtuosos da relojoaria.


No coração do Angelico, o turbilhão efetua seu balé de uma volta completa a cada seis minutos, de forma a reduzir o impacto de sua inércia. Christophe Claret priorizou dois materiais conhecidos por sua leveza: o titânio para a caixa e o alumínio (316AL) para as pontes. A grande gaiola de 16 mm de diâmetro realça a beleza do escape de retenção, um cenário mecânico insólito e fascinante.


Força constante


Além do turbilhão com escape de retenção, o movimento dispõe de um dispositivo de força constante com transmissão via fuso e cabo, ligado ao tambor de dupla mola principal. Este dispositivo, tradicionalmente dotado de uma corrente, foi concebido para garantir um fornecimento constante de energia ao movimento, e demonstra a grande capacidade de inovação de Christophe Claret. Ao invés de recorrer à corrente, cujo desenho consiste no alinhamento de múltiplos elos, Claret tomou a decisão inédita de conectar o fuso ao tambor através de um cabo de nanofibra Dyneema. Há duas razões para isto: por um lado, otimiza-se a eficiência com a eliminação do atrito entre os elos de uma corrente convencional; por outro, aumenta-se e ajusta-se precisamente a reserva de marcha: o número de voltas do cabo ao redor do fuso e do tambor é duas vezes maior que o de um sistema com corrente.


Com um diâmetro ultrafino de apenas 0,18 mm, espessura equivalente à de três fios de cabelo, este cabo possui elevadíssima resistência; prova disto, ele tem a força necessária para puxar uma massa de quase 10 quilos. Embora não seja necessária uma força tão elevada para a transmissão de energia ao movimento de Angelico, a robustez do cabo é sem dúvida uma importante garantia de fiabilidade. Esta fiabilidade é necessária porque, para se evitar qualquer risco de ruptura, o cabo é atado e enrolado duas vezes ao redor do tambor ou do fuso. Baseado no princípio de autobloqueio utilizado para garantir o armazenamento seguro da carga de um barco, este sistema proporciona uma distribuição perfeita da força exercida sobre o cabo. Na base do tambor, que conta com duas molas empilhadas para um rendimento ótimo, o carregamento do cabo controla a indicação da reserva de marcha de 72 horas. Por sua vez, a indicação "stop work", localizada na ponte do fuso, indica o fim da corda do tambor.


O tempo, protagonista indiscutível


Embora o desafio mecânico constitua o enfoque essencial do relojoeiro, a funcionalidade do relógio é um aspecto que merece máxima atenção. Ele possui dois fusos horários com indicações saltantes em contadores às 5 e às 7, juntamente com uma indicação dia/noite. Para garantir uma visão impecável do mecanismo e sua inerente beleza, os minutos são indicados mediante um ponteiro periférico decorado com um rubi natural na versão de ouro vermelho e com uma safira azul na versão de titânio.


Complementada por um cristal convexo, a caixa de 45,50 mm em ouro vermelho 5N ou titânio destaca-se por sua profundidade de campo. Embora impere a sofisticação técnica, os detalhes brilham com absoluta perfeição; prova disto são as pontes estilo Carlos X biseladas à mão e os amortecedores Incabloc do escape ocultos sob um rubi natural ou uma safira azul, uma assinatura estética de Christophe Claret. O espetáculo continua com o fundo de safira, que proporciona uma fantástica visão do mecanismo do duplo fuso horário de salto instantâneo.


Angelico está disponível em duas edições limitadas de dez peças em ouro vermelho 5N ou titânio. Para comemorar seu aniversário, Claret ampliou a garantia de todos os seus relógios para cinco anos de duração.



Christophe Claret Angelico - Ficha técnica

Movimento

Calibre DTC08, mecânico a corda manual
Diâmetro 41,10 mm, altura 14,20 mm
470 componentes, 62 rubis
Dois tambores de corda montados em paralelo
Reserva de marcha superior a 72 horas
Turbilhão com escape de retenção e transmissão com fuso e cabo
Frequência 18 000 aph (2,5 Hz)
Indicação de hora local e segundo fuso horário, salto instantâneo, indicador dia/noite


Caixa
Diâmetro 45,50 mm, altura 17,45 mm
Estanque a 3 atm (30 m)


Referências



MTR.DTC08.000-010

Caixa em ouro vermelho 5N
Ponteiro de ouro rosa 4N com rubi vermelho natural
Pulseira de couro de aligátor preto
Série limitada de 10 exemplares
Preço: 238 000 Francos Suíços




MTR.DTC08.020-030

Caixa de titânio grau 5
Ponteiro de ouro branco com safira azul natural
Pulseira de couro de aligátor preto
Série limitada de 10 exemplares
Preço: 218 000 Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

05 de fevereiro de 2018
20 de março de 2017
11 de janeiro de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS