Publicidade
Home  >  News Voltar

Jacob & Co. - Basel 2016O incrível Astronomia Sky!

16 de setembro de 2016
O novo Jacob & Co. Astronomia Sky foi um dos grandes destaques do salão Baselworld 2016, ao reunir novas complicações a um autêntico balé celeste.



Segundo Jacob Arabo, fundador da marca sediada em Nova Iorque, o Astronomia Sky atende à eterna fascinação humana pela observação do céu noturno, e busca inspiração nos antigos e históricos relógios astronômicos, verdadeiras maravilhas técnicas e estéticas.


Em 2014, a Jacob & Co. havia surpreendido o mundo relojoeiro com o lançamento do Astronomia Gravitational Triple Axis Tourbillon. Agora, a marca amplia a lista de inovações com o Astronomia Sky, acrescentando uma complicação inédita: uma indicação sideral em três dimensões, combinada com um indicador celeste oval e outro dia/noite em 24 horas.



O Tempo Sideral

A superfície interna da caixa do Astronomia é coberta por um mostrador celestial que efetua uma rotação completa em um ano sideral - que é o tempo real decorrido enquanto a Terra realiza seu movimento de translação ao redor do Sol, tendo como referência as estrelas "fixas". O mostrador em titânio grau 5 azulado possui estrelas em ouro 18K, assim como os signos do zodíaco, gravados e aplicados à mão.



Indicador Celeste Oval

Acima do mostrador celestial está o Indicador Celeste Oval, que mostra a porção das estrelas visíveis no Hemisfério Norte. Este indicador completa uma rotação em um dia sideral. Um dia sideral tem a duração de 23,5640916 horas.




Indicador Dia/Noite

No centro do eixo satélite, um globo terrestre de titânio laqueado à mão gira sobre si mesmo no interior de um domo de safira tingida, representando o dia e a noite.


A dança dos Satélites

Quatro braços satélites giram ao redor do mostrador a cada 20 minutos. Como resultado, a cada vez que se olha para o relógio, ele nunca aparenta ser exatamente o mesmo.


No primeiro braço encontra-se um fantástico turbilhão de triplo eixo que a Jacob & Co. chama de "gravitacional" e que dá nome ao relógio, que gira sobre um eixo em 60 segundos, no segundo a cada 5 minutos, e ao redor do mostrador a cada 20 minutos.


No segundo braço está o submostrador de horas e minutos. Graças a um engenhoso sistema diferencial de engrenagens, a hora mostrada está sempre na posição correta enquanto ele gira ao redor do mostrador. Ou seja, o marcador "12" sempre aponta para cima.


No terceiro satélite está o Ponteiro de Segundos Orbital, uma roda de titânio recortada que gira em 60 segundos como um ponteiro de segundos, e percorre o mostrador a cada 20 minutos.


No quarto e último satélite está a lua vermelha patenteada "Jacob Cut", uma safira esférica laranja com 288 facetas. Esta safira, segundo a Jacob & Co. a primeira de seu tipo na moderna indústria joalheira, também gira sobre seu eixo em 60 segundos, e percorre o mostrador a cada 20 minutos.




Um ajuste simplificado

A Jacob & Co. criou uma solução simples e engenhosa para o ajuste da hora em um relógio complicado. O Astronomia Sky tem dois arcos e duas rodas no verso; um dos arcos é utilizado para o ajuste das horas e do indicador dia/noite (ambos baseados na hora solar de 24 horas), enquanto o outro destina-se a dar corda ao movimento. Quanto às rodas, uma delas serve para o ajuste do tempo sideral, enquanto a outra ajusta o indicador celeste oval.




Sobre a Jacob & Co.


A Jacob & Co., marca liderada por Jacob Arabo, é mais frequentemente associada à opulência de suas peças de Alta Joalheria, com frequentemente vistas nos pulsos de astros do cinema e da música.


Contudo, cada vez mais a marca associa sua criatividade e know-how joalheiros a fabulosas complicações dignas da mais Alta Relojoaria. Com o Astronomia Sky, a Jacob & Co. mais uma vez atraiu muitas atenções durante o salão Baselworld. O modelo, com suas complicações únicas e cativantes, proporciona a sensação de se possuir um planetário no pulso.

O Astronomia Sky será uma edição limitada a 18 peças, individualmente numeradas, e contará com uma garantia de fábrica de 2 anos. O modelo será vendido por um preço de 680.000 Francos Suíços, sem impostos.

Observamos que as fotos que tiramos durante Baselworld referem-se a um protótipo então exibido. As renderizações são do modelo definitivo, com algumas modificações efetuadas com relação ao primeiro.




Jacob & Co. Astronomia Sky - Ficha técnica


Movimento

Calibre exclusivo Jacob & Co. a corda manual JCAM11, feito em titânio
Diâmetro de 40 mm, altura 17,15mm, 395 componentes, 42 rubis
Turbilhão gravitacional de triplo eixo
Platina e pontes com "anglage" e polimento manual, perlage, parafusos polidos
Reserva de marcha de 60 horas, frequência 21.600 alternâncias/hora (3 Hz)


Funções

Mostrador Sideral

Mostrador celestial que cobre a superfície interna da caixa, representando a abóbada celeste através dos signos do zodíaco
Efetua uma rotação completa em um ano sideral - que é o tempo real decorrido enquanto a Terra realiza seu movimento de translação ao redor do sol em relação às estrelas "fixas"
Indicador Celeste Oval, mostra a porção das estrelas visíveis no Hemisfério Norte, efetua uma rotação em um dia sideral (23,5640916 horas) sobre a abóbada celeste
Indicação do mês: 12 meses na lateral do mostrador celestial

Indicador Dia/Noite

Globo de titânio laqueado e gravado à mão gira, girando sobre dois eixos:
- sobre si mesmo em 24 horas no interior de um domo de safira tingida, representando o dia e a noite
- ao redor do eixo central, pela abóbada celeste em 20 minutos

Turbilhão Gravitacional de Triplo Eixo

Gira sobre três eixos:
- 1o eixo: em 60 segundos;
- 2o eixo: em 5 minutos,
- 3o eixo: ao redor do mostrador a cada 20 minutos

Indicação Orbital de Segundos

Roda de titânio recortada e ponteiro para indicação de segundos
Gira sobre 2 eixos:
- 1o eixo: em 60 segundos,
- 2o eixo: ao redor do mostrador a cada 20 minutos

Indicação de horas e minutos

Sistema patenteado de diferencial
Gira sobre o eixo central e ao redor do mostrador a cada 20 minutos

A Lua Vermelha "Jacob Cut"

Safira esférica laranja com peso de 1 carat, com 288 facetas
Gira sobre 2 eixos:
- 1o eixo: em 60 segundos,
- 2o eixo: ao redor do mostrador a cada 20 minutos


Caixa

Diâmetro de 47 mm, espessura de 25 mm em ouro rosa 18K
Aberturas em safira nas laterais, fundo em ouro rosa 18K
Arcos e rodas em ouro rosa 18K
Vidro convexo em safira com tratamento antirreflexos
Resistente à água a 30 metros (ISO 2281)


Mostrador e ponteiros

Mostrador celestial em titânio grau 5, estrelas e signos do zodíaco em ouro rosa 18K gravados e aplicados à mão
Submostrador de horas e minutos em titânio, com sistema diferencial de engrenagens
Índices laqueados angulados e polidos à mão
Ponteiros azulados acabados à mão


Pulseira

Couro de aligátor, com fecho de báscula em ouro rosa 18K



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 105, Jul/Ago 2016
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS