Publicidade
Home  >  News Voltar

Patek Philippe - Baselworld 2010Cronógrafo Referência 5170J

21 de maio de 2010
O nascimento de um novo clássico

O termo clássico pode parecer pouco apropriado para um relógio que acaba de nascer. Contudo, a expressão adquire sentido ao se falar do cronógrafo Patek Philippe ref. 5170J. De fato, este relógio apresentado durante Baselworld 2010 figura há tempos na "lista de compras" de numerosos colecionadores e amantes de relógios, e deu lugar a numerosas conjecturas na imprensa especializada. A Patek Philippe agora põe fim às especulações ao revelar este objeto tão cobiçado: um cronógrafo de pulso clássico para homens, dotado de um movimento desenvolvido e fabricado integralmente nas oficinas da manufatura.



As coisas boas requerem tempo, sobretudo quando se trata de alcançar a perfeição. Com o lançamento do novo calibre cronógrafo CH 29-535 PS que equipa a referência 5170J, a Patek Philippe não somente pretendia dotar-se de um movimento clássico de cronógrafo com roda de colunas, embreagem horizontal e corda manual integralmente desenvolvido e produzido em suas próprias oficinas.

O novo movimento devia igualmente superar a seu predecessor, o calibre CH 27-70 PS, baseado em um "ébauche" Nouvelle Lémania integralmente atualizado e otimizado pela Patek Philippe, um dos melhores movimentos de cronógrafo de todos os tempos. Apresentado pela primeira vez em novembro de 2009 com o modelo Patek Philippe Ladies First Chronograph, o novo calibre CH 29-535 PS suscitou um grande interesse por parte de numerosos meios de comunicação especializados e demostrou que podia cumprir com as mais altas exigências.


Paciência e tempo

A Patek Philippe não poupou esforços para que seu novo cronógrafo de pulso superasse todas as expectativas. O desenvolvimento deste calibre CH 29-535 PS durou mais de cinco anos, em várias etapas que resultaram paralelamente na criação de outros movimentos de cronógrafo. Em 2005, a manufatura apresentou o calibre CHR 27-525 PS, o movimento de cronógrafo com rattrapante e roda de colunas mais plano do mundo (5,25 mm de espessura). O novo calibre CH 29-535 PS herdou os perfis dentados patenteados das suas rodas de cronógrafo. Em 2006 lançou o Cronógrafo com Calendário Anual de corda automática e embreagem vertical a disco, que proporcionou outros conhecimentos essenciais sobre os fluxos de energia e os problemas de amplitude em cronógrafos. Mas foram necessárias outras cinco inovações patentadas para levar à perfeição o novo calibre CH 29-535 PS.


Uma arquitetura clássica

O calibre CH 29-535 PS é acionado por uma roda de colunas provida de uma tampa polida, como é tradicional na Patek Philippe. Este elemento que oculta a sofisticada construção da roda de colunas serve para manter firme a extremidade da báscula de embreagem no caso de impacto violento, o que contribui para garantir o bom funcionamento - uma questão prioritária para a Patek Philippe. O movimento possui um grande ponteiro de cronógrafo central e um pequeno segundeiro, assim como um contador de 30 minutos instantâneo. Seu grande balanço Gyromax de quatro braços oscila a uma frequencia de 4 Hertz (28.800 alternâncias/hora). A reserva de marcha é de 65 horas (mais de 58 horas com o cronógrafo ativado) e um sistema de parada de segundos facilita o ajuste preciso da hora.


Tradição inovadora

Baseado em uma arquitetura clássica, com roda de colunas e sistema de embreagem horizontal com rodas dentadas, o calibre CH 29-535 PS se distingue por seis inovações patenteadas que refletem todo o espírito inventivo da manufatura.

1. Perfis dentados otimizados
Estes perfis dentados exclusivos diminuem o risco do salto ou retrocesso do ponteiro durante o seu acionamento, evitam a vibração do ponteiro do cronógrafo, aumentam o rendimento da transmissão de energia e reduzem o desgaste mecânico.

2. Melhor ajuste da penetração das engrenagens
O ajuste da penetração das engrenagens entre a roda de cronógrafo e a roda de embreagem se efetua por meio de uma grande "tampa descentrada" colocada na roda de colunas e o extremo da báscula de embreagem - o que permite um ajuste mais preciso.

3. Melhor sincronização embreagem-freio
A sincronização entre a báscula de embreagem e o bloqueador (freio) se faz diretamente por meio de um dedo na báscula, evitando assim a dificuldade de ter que passar pela roda de colunas.

4. Came do contador de minutos recortada
A came do contador de minutos foi recortada, o que permite amortecer os choques durante a operação de volta a zero.

5. Martelos de volta a zero autorreguláveis
Este sistema incrementa a segurança e fiabilidade do mecanismo

6. Pivotamento dos martelos "entre rubis"
Os dois martelos (segundos e minutos) são independentes, já que podem pivotar livremente em um mesmo eixo, entre rubis. Cada martelo golpeia em sua respectiva came por meo de sua própria mola. Este sistema garante um ajuste preciso da altura dos martelos melhorando o pivotamento dos mesmos.


Outras particularidades engenhosas

O calibre CH 29-535 PS apresenta ainda diversas particularidades técnicas destinadas a melhorar a funcionalidade e o desempenho. Entre elas figura um contador de 30 minutos instantâneo, muito mais complexo que os tradicionais contadores contínuos ou semi-instantâneos. Esta sofisticada construção, em que a pequeno ponteiro de minutos efetua seu salto em uma fração de segundos, garante uma maior precisão e legibilidade. Outro exemplo: a roda de arraste do cronógrafo, aqui, vai diretamente integrada à rodagem, ao invés de ter que ser montada posteriormente pelo relojero.


A beleza da mecânica

Fiel à alta tradição Patek Philippe, o calibre CH 29-535 PS não apenas é sinônimo de precisão e funcionalidade, mas também um modelo de estética e de suprema manufatura. Ressalta a elegância de suas formas e suas pontes chanfradas, polidas e adornadas com motivos "Côtes de Genève", à maneira tradicional. Todas as superficies ostentam acabamentos de alta qualidade, resultado de inúmeras e longas operações, a maioria delas manuais. Cumprindo com as rigorosas normas do Selo Patek Philippe, a manufatura cuida para que este trabalho de decoração não seja feito em detrimento das qualidades funcionais. A báscula de embreagem apresenta uma forma clásica em "S" e, como as demais peças de aço, possui arestas chanfradas e polidas, lados alisados e superfícies cuidadosamente suavizadas. Como nos demais relógios Patek Philippe, os dentes das rodas e os pinhões são polidos um a um manualmente, com uma madeira dura, com o objetivo a otimizar a transmissão de energia e reduzir o desgaste.


A perfeita manifestação do Selo Patek Philippe

Desde a arquitetura base ao menor detalhe de acabamento, o novo calibre CH 29-535 PS ilustra à perfeição os altos critérios de qualidade exigidos pelo Selo Patek Philippe. Seus criadores o desenvolveram com base em uma filosofia totalmente focada no usuário e centrada na funcionalidade e fiabilidade a longo prazo. A forma e a disposição das pontes foram concebidas para garantir a transmissão da energia da forma mais fácil possível, com o mínimo de atrito, desde o tambor até o órgao regulador - dando primazia ao desempenho,à precisão e à estabilidade de marcha. Cada componente do movimento foi submetido ao comitê de vigilância do Selo Patek Philippe com o objetivo de verificar se cumpre os rigorosos critérios técnicos e estéticos estipulados no regulamento. Como prova de excelência, cada calibre CH 29-535 PS apresenta na ponte do contador de minutos a gravação dourada do Selo Patek Philippe - um símbolo que leva as iniciais PP entrelaçadas.


A beleza do clássico

Um movimento que ostenta tantos sinais distintos da grande arte relojoeira merecia um desenho que rendesse tributo à alta tradição relojoeira. Este homenagem ao passado se inicia com o novo cronógrafo Patek Philippe referência 5170J, dotado de uma caixa redonda de ouro amarelo 18 quilates e um diâmetro de 39 mm. Sua extrema finura e seu estilo sóbrio e depurado se inspiram nos mesmos princípios estéticos que permitiram à Patek Philippe criar em 1932 o mítico Calatrava - convertido no arquétipo do relógio de pulso redondo para homens.

O desenho, baseado principalmente na busca da funcionalidade, aposta em uma elegância atemporal. As garras se separam sutilmente do canto redondo dando ao relógio linhas aerodinâmicas e perfeitamente equilibradas. Os dois pulsadores do cronógrafo na posição 2 h e 4 h se caracterizam por seu fino perfil retangular que já era um dos elementos de identidade dos cronógrafos de pulso Patek Philippe setenta anos atrás. A coroa, componente essencial de um relógio de corda manual, apresenta um relevo estriado que facilita seu acionamento, e suas dimensões permitem manipulá-la com os dedos, mas sem incomodar o pulso durante o uso normal.

A fabricação da caixa é feita de forma tradicional, mediante estampa a frio em pressões de várias toneladas, a partir de pequenas barras de ouro maciço e com estampas de corte ultrapreciso. Após cada fase de estampa, as peças são introduzidas em um forno para liberar as tensões do material. Quando as caixas brutas estão terminadas, começa o longo trabalho de eliminação de rebarbas e polimento, em várias etapas consecutivas que permitem aos artesãos, mediante a utilização de ferramentas cada vez mais finas, dar à caixa seu incomparável brilho. A partir desse momento, as caixas somente podem ser manipuladas com luvas para evitar qualquer marca indesejável.


Aliança de elegância e funcionalidade

O mostrador ostenta igualmente uma elegância atemporal, ressaltada por sua extrema sobriedade e legibilidade. O fundo opalino prateado é adornado com finos índices aplicados de ouro amarelo 18 quilates e dois números romanos nas posições 2 h e 6 h, igualmente de ouro amarelo. As outras indicações estão inscritas em preto. A escala do pulsômetro inscrita na periferia do mostrador leva a inscrição "gradué pour 15 pulsations" e evoca a época dos famosos "doctor's watches". O círculo da minuteria do tipo "chemin de fer" situado ao lado é dotado de cifras Breguet ligeiramente estreitadas.

O pequeno segundeiro às 9 h e o contador de 30 minutos às 3 h estão em ligeiro recesso. Sua posição um pouco abaixo do centro do mostrador oferece um equilíbrio perfeito com relação às inscrições situadas na parte superior. Os ponteiros de horas, minutos e segundos do tempo civil são de ouro amarelo, combinando com as cifras e índices, enquanto que os ponteiros para as funções do cronógrafo destacam-se por sua cor negra - oxidado negro para o ponteiro central com contrapeso, ouro amarelo niquelado em negro para o ponteiro do contador instantâneo de 30 minutos.

Todos estes refinados detalhes concedem à referência 5170J uma elegância e uma legibilidade difíceis de superar. Com a introdução deste novo cronógrafo de pulso em seu coleção de relógios masculinos, a Patek Philippe realizou os desejos de muitos colecionadores e amantes de máquinas prestigiosas.


Características técnicas - Cronógrafo Ref. 5170J

Mecanismo

Calibre CH 29-535 PS
Mecânico de corda manual, cronógrafo com roda de colunas, ponteiro de cronógrafo, contador 30 minutos instantâneo e pequeno segundeiro.
Diâmetro: 29,60 mm
Altura: 5,35 mm
Número de componentes: 269
Número de rubis: 33
Reserva de marcha: 65 horas
Balanço Gyromax de 4 braços, 4 contrapesos
Frequencia: 28.800 alternâncias/hora (4 Hz)
Espiral Breguet
Funções: coroa de duas posições:
- apertada: corda do mecanismo
- puxada: ajuste da hora e parada do segundeiro
Indicações: ponteiros de horas e de minutos no centro
Ponteiro do cronógrafo no centro.
Mostradores auxiliares:
- contador de 30 minutos entre as 3 h e 4 h
- pequeno segundeiro entre 8 h e 9 h
Pulsadores
- acionamento e parada do cronógrafo às 2 h
- volta a zero do cronógrafo às 4 h.
Selo Patek Philippe

Caixa

Ouro amarelo 18 K, cristal de safira, fundo transparente de cristal de safira rosqueado.
Estanque até 30 metros
Dimensões: diâmetro 39 mm
Espessura : 10,90 mm
Distância entre garras: 21 mm

Mostrador

Mostrador opalino prateado
Escala pulsométrica graduada para 15 pulsações e círculo de minutos "chemin de fer" ao redor do mostrador.
Seis índices aplicados tipo bastão de ouro amarelo 18 K.
Dois números romanos aplicados em ouro amarelo às 12 h e 6 h.
Ponteiros de horas e de minutos tipo bastão de ouro 18 K.
Ponteiro central de cronógrafo tipo "flecha", oxidado negro, com contrapeso.
Mostradores auxiliares descentrados na cor branca com motivos circulares gravados:
- Pequeno segundeiro às 9 h: ponteiro tipo bastão de ouro amarelo.
- Contador de 30 minutos entre 3 h e 4 h: ponteiro de ouro amarelo 18 K tipo bastão, niquelado negro.

Pulseira: couro de crocodilo de escamas quadradas na cor marrom chocolate fosco, costurada à mão, fecho dobrável de ouro amarelo 18 K.
 
(Fotos divulgação)
Roda de colunas com tampa polida
Came do contador de minutos recortada
Perfis dentados otimizados
(Fotos por Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS