Publicidade
Home  >  News Voltar

Harry Winston - Baselworld 2011Histoire de Tourbillon 2

07 de janeiro de 2011
A História continua!

Sendo uma coleção de peças extraordinárias lançadas em 2009, os modelos "Histoire de Tourbillon" incorporam o espírito visionário e a determinação que a Harry Winston sempre demonstrou ao explorar novas dimensões.


A coleção combina sofisticação técnica e design de uma forma nova e ousada, expressando uma visão original da história da relojoaria e consolidando um novo estilo de assinatura. Com a segunda edição programada para ser oficialmente apresentada no salão de Baselworld 2011, a Harry Winston presta um tributo à estrela indisputada das complicações através de um novo relógio cuja produção será limitada a apenas 20 exemplares. Senhor de um estilo de construção de vanguarda que também faz uma interpretação muito própria da medição do tempo, o "Histoire de Turbillon 2" conta com um turbilhão voador biaxial, no qual a tecnologia se submete ao design em uma confirmação do espírito pioneiro de Harry Winston.

Em sintonia com o estilo marcante da Harry Winston, o "Histoire de Tourbillon 2" transforma a liberdade criativa numa autêntica vocação. O visual descentrado, que é já uma assinatura da marca, é expresso de uma forma resolutamente atípica que estende as fronteiras conceituais e de design na relojoaria. Desde o turbilhão associado à indicação de segundos às 9 horas, passando pela indicação de dia/noite às 2 horas e dos minutos às 6 horas, todos ou espaços de indicação estão isolados em submostradores.

Cada um deles ocupa o seu próprio campo de expressão numa caixa concebida para acentuar a presença de diversos níveis diferentes. Oito cristais de safira (cinco sobre a face do relógio, dos quais três cobrem indicações do tempo, e três no verso) distribuem-se pela caixa como se tratasse de janelas para um mundo futurista no qual a tecnologia cria a passagem do tempo. A força e a intensidade que o relógio evidencia são reforçadas através de uma estrutura monumental em ouro branco com 48,5 mm de diâmetro.

Um movimento suspenso

Impulsionado por um movimento a corda manual concebido exclusivamente para a Harry Winston, o "Histoire de Tourbillon 2" mostra a sua principal complicação sob um palco digno da sua importância. A complexa estrutura do fascinante turbilhão biaxial salta imediatamente à vista ao assumir o enorme desafio de dispensar a tradicional ponte de apoio superior, apoiando-se consequentemente apenas na lateral do movimento e mantendo assim o seu ponto de fixação invisível.

Suspenso desta forma, o órgão regulador irradia uma magia hipnótica controlada pelo jogo permanente da sua oscilação: como se estivesse desligado do mecanismo que o impulsiona, o sistema aparenta flutuar sobre o espaço amplo protegido pela cúpula de cristal de safira. Um resultado que se deve aos designers que, ao criarem esta gaiola de turbilhão com o seu excelente efeito de profundidade, consideraram aspectos como a perspectiva, altura e inclinação das vertentes das paredes.

Mas a complexidade técnica deste modelo não termina aqui: o turbilhão biaxial combina duas gaiolas concêntricas e ganha precisão acrescida ao permitir que o órgão regulador efetue rotações multidimensionais. O efeito visual marcante é criado por uma gaiola exterior que completa uma rotação a cada 120 segundos e que, por sua vez, integra uma segunda gaiola que suporta o balanço, a espiral e o escape, e que evolui a um ritmo mais dinâmico de uma rotação a cada 40 segundos.

A aplicação de acabamentos manuais tradicionais exemplares destacam os componentes do turbilhão, reforçando o seu contraste entre a luz e as sombras mais escuras. Por detrás deste aspecto dramático do modelo está um excelente nível de precisão, reforçado não só pela constante alteração de posição do balanço, mas também pela leveza e resistência da gaiola externa em titânio.

Destacado por um aro de três níveis, o que por si só representa uma façanha em termos de estanqueidade, a caixa divide em compartimentos as diversas indicações do tempo. Enquanto que o turbilhão desempenha o papel principal, as horas e os minutos surgem nos seus respectivos submostradores às 2 e às 6 horas, revelando um design ousado e muito contemporâneo, sublinhado por escalas internas percorridas por ponteiros laranja que se destacam claramente sobre o fundo negro opalino.

A presença de uma indicação dia/noite reforça a legibilidade geral do modelo e que pode ser distinguida através da sua cor: laranja para o dia e azul para a noite. Finalmente, duas aberturas adicionais sobre a face do relógio dão o toque final a este modelo decididamente masculino, revelando um padrão guilloché de linhas curvas. Um modelo elegante que confronta um design superlativo com tecnologia de ponta, dando origem a um equilíbrio visual perfeito apesar da presença de mostradores descentrados.

Concebido para os devotos da alta relojoaria contemporânea com bases sólidas no século XXI e orientada para a inovação, o "Histoire de Tourbillon 2" emana um estilo único: o de uma obra de arte preciosa, destinada a ser apreciada no dia a dia, e o de um instrumento "high-tech" que não se limita a medir o tempo, mas que efetivamente o vive com confiança e uma energia vibrante.


Histoire de Tourbillon 2 - características técnicas:

Referência - 500/MMT48WL.K

Movimento
Mecânico a corda manual, autonomia de 50 horas

Turbilhão voador biaxial
Gaiola externa em titânio: uma rotação a cada 120 segundos
Gaiola interna: inclinada em 10 graus, uma rotação a cada 40 segundos
95 componentes

Indicações
Horas, sobre mostrador descentrado às 2h
Minutos, do tipo disco sobre mostrador descentrado às 6h
Segundos, do tipo disco sobre o turbilhão às 9h
Indicações laranja para o dia e azul para a noite às 2h

Caixa
48,5 mm em ouro branco acetinado, estanque a 30 metros (3 atm)
5 cristais de safira na face (3 dos quais sobre as indicações) e 3 no verso

Mostrador - Negro opalino, com padrão guilloché às 12 e às 4h

Pulseira - Couro de crocodilo em preto fosco
 

NotíciasRelacionadas

23 de setembro de 2019
27 de abril de 2017
28 de outubro de 2015

BRANDPARTNERS