Publicidade
Home  >  News Voltar

Van Cleef & ArpelsA turnê "Poetic Wish" em Paris e Genebra

12 de janeiro de 2012
"Poetic Wish" é o novo capítulo da saga "Poesia do Tempo", o mais recente modelo da coleção "Complicações Poéticas" da Van Cleef & Arpels, criado em parceria com o renomado relojoeiro Jean-Marc Wiederrecht.



Para a sua apresentação, a Van Cleef & Arpels convidou um seleto grupo de jornalistas de todo o mundo, incluindo César Rovel, Editor de Relógios & Relógios, para a turnê "Poetic Wish", um exclusivo evento em Paris, cidade de origem da prestigiosa Casa estabelecida no número 22 da Place Vendôme desde o ano de 1906.


A "Poetic Wish" também faria uma escala em Genebra, a capital da Alta Relojoaria Suíça.


O novo "Poetic Wish", que será mostrado ao público durante o próximo salão SIHH, em Genebra, nos foi exibido em uma "avant-prèmiere" a bordo do Iate "L'Excellence", na presença do Presidente e CEO da Van Cleef & Arpels, Stanislas de Quercize, Nicolas Bos, Vice-Presidente e Diretor Criativo da Van Cleef & Arpels, além de Jean-Marc Wiederrecht.


Ainda não podemos fornecer informações mais detalhadas sobre o Poetic Wish, mas adiantamos que se trata de um relógio verdadeiramente excepcional, o primeiro modelo com repetição de minutos da coleção "Poetic Complications".


Ele se constitui também no primeiro mecanismo inteiramente criado, desde o início, pela Agenhor, de Wiederrecht.


O modelo exibe um fabuloso trabalho artístico em seu mostrador, uma obra-prima criada pela Olivier Vaucher, que envolve a gravação e a micro-pintura, em um resultado deslumbrante.



Em Paris, a Cidade Luz


Provenientes de Nova Iorque, chegamos a Paris na companhia de Benjamin Clymer, fundador do prestigioso blog Hodinkee, no dia 7 de Dezembro. Lá nos reunimos a Sarah Vicklund, Diretora de Relações Públicas da Van Cleef & Arpels.


Estava assim composto o grupo que representaria as Américas para a "avant-première" do Poetic Wish na Cidade Luz, onde ficamos hospedados no magnífico Park Hyatt Vendôme, situado a poucos metros da Place Vendôme, um dos locais de comércio mais sofisticado não apenas de Paris, mas de todo o mundo.


Após efetuar o check-in e desfazer as malas, realizamos um breve passeio pela Place Vendôme, onde podem ser contempladas magníficas boutiques de grandes marcas do mundo da relojoaria e da moda.


Almoçamos na companhia de Sarah no restaurante Les Orchidées, no próprio Park Hyatt, e tivemos então uma tarde de descanso para recuperarmos as energias após a longa viagem.


À noite, após um "happy hour" no Le Bar, jantamos no restaurante de culinária italiana La Corte, na Rue de Saint-Honoré.


Tivemos livre a manhã do dia 8 e aproveitamos para um passeio a pé até o Jardin des Tuileries e à Place de La Concorde. Lá demos uma volta na roda gigante "Roue de Paris", a maior de toda a França, do alto da qual se tem uma magnífica vista de grande parte de Paris. Apesar do céu nublado, pudemos obter boas fotos da cidade.


Às 12:00 horas nos unimos aos jornalistas de todas as outras partes do mundo e ao "staff" da Van Cleef & Arpels para um almoço no famoso Café de La Paix, na Place de l'Opéra. Também estavam presentes Olivier Vaucher e sua esposa Dominique e o casal Wiederrecht.


Encerrado o almoço fomos transportados em vans até o Port Debilly, no Rio Sena, onde embarcamos no luxuoso L'Excellence.


O "bateau" nos conduziria até as proximidades da Catedral de Notre Dame, na Île de La Cité, berço da cidade de Paris, onde no século III se estabeleceram os seus primeiros habitantes, os "Parisii", ou "parísios".


A bordo do Excellence, pudemos contemplar numerosos monumentos históricos e pontos turísticos de Paris, como a Torre Eiffel, os Inválidos, a Place de La Concorde, o Museu do Louvre, entre muitos outros.


Ao longo do cruzeiro pelo rio Sena, um casal de atores mirins representava cenas relacionadas aos temas de relógios Van Cleef & Arpels da coleção de Complicações Poéticas, como o Lady Arpels Pont Des Amoureux, e outras que estarão presentes no novo Poetic Wish.


Desembarcamos e fomos conduzidos em vans até a Catedral de Notre Dame, uma joia da arquitetura gótica, construída entre 1163 e 1350. Realizamos um exclusivo "tour" pelo seu interior, onde pudemos conhecer o mecanismo mecânico de seu relógio, construído no século XIX e que permanece totalmente original.


O relógio, que possui mostradores nas quatro faces da Catedral, está sob a guarda de um mestre relojoeiro responsável pela sua constante manutenção.


Percorremos também o terraço da catedral e as capelas, restauradas pelo arquiteto Viollet Le Duc no século XIX, que guardam suas preciosas relíquias, as quais nem sempre estão expostas para visitação.


Do terraço da catedral, uma visão privilegiada à qual poucos têm o acesso, de Notre Dame, com suas torres e estátuas, bem como de toda a cidade de Paris.


Encerrada a visita, voltamos ao hotel e pouco depois retornamos ao L'Excellence para o "grand finale" da programação em Paris, um jantar na presença, entre outros, do CEO da Van Cleef & Arpels, Stanislas de Quercize, para a apresentação do novo Poetic Wish.


Nicolas Bos e Jean-Marc Wiederrecht, dois dos cérebros por trás da criação desse espetacular relógio, nos forneceram detalhes de seu trabalho, que representa o primeiro mecanismo inteiramente criado para a Van Cleef & Arpels desde o início.



Au revoir, Paris!


Na manhã do dia 9, deixamos o Park Hyatt e nos despedimos de Paris. Um rápido voo nos conduziria a Genebra, para uma visita às oficinas da Olivier Vaucher e da Agenhor.


Do aeroporto de Genebra seguimos diretamente para a Olivier Vaucher, cuja especialidade é a produção de mostradores artísticos, com a utilização de técnicas como a gravação, o esmalte e a pintura, em materiais como madrepérola, jade e muitos outros.


Da oficina de Olivier seguimos para o atelier de sua esposa, Dominique, responsável pelo magnífico trabalho de micro-pintura dos mostradores do Poetic Wish.


Almoçamos no excelente La Réserve e seguimos para a Agenhor, a empresa de Jean-Marc Wiederrecht responsável não apenas pela criação dos mecanismos dos relógios para a Van Cleef & Arpels, mas também de inúmeros modelos para muitas outras marcas de grande renome.


Pudemos conhecer a filosofia de trabalho deste que é um maiores nomes da relojoaria atual, em cujo currículo consta a premiação como "Relojoeiro do Ano" no Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra.


Com a despedida de Jean-Marc Wiederrecht encerrava-se a apresentação de um relógio muito especial, que deverá encantar aos apreciadores da mais refinada relojoaria e das belas obras de arte.


A partir do próximo dia 16, com a exibição do Poetic Wish no SIHH, faremos a sua apresentação completa, com grande riqueza de detalhes.






Gostaríamos de registrar o nosso agradecimento a toda a equipe da Van Cleef & Arpels, em especial a Sarah Vicklund, pela gentileza do convite para este evento em Paris e Genebra. A Poetic Wish foi repleta de momentos muito agradáveis, que certamente permanecerão inesquecíveis.
 
Boutique Van Cleef & Arpels, Place Vendôme
A Coluna Vendôme
Vista do alto da Roue de Paris
César Rovel, Sarah Vicklund e Ben Clymer
Café de La Paix
O mecanismo do relógio de Notre Dame
Visão privilegiada a partir de Notre Dame
Stanislas de Quercize introduz o Poetic Wish
Poetic Wish visto por trás
A Torre Eiffel cintilando às 21:00
O mecanismo do Poetic Wish
Jean-Marc Wiederrecht e César Rovel

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS