Publicidade
Home  >  News Voltar

Patek PhilippePatek Philippe Ref. 5960 - revolução na relojoaria

11 de setembro de 2006
Há muito que os aficionados aguardavam por um novo cronógrafo da Patek Philippe. Agora, um ano após ter apresentado o mais fino rattrapante do mundo, as oficinas de Genebra surpreendem os conhecedores com um novo movimento automático construído inteiramente "in house": o Cronógrafo Calendário Anual Ref. 5960P.

O novo calibre CH 28-520 IRM QA 24H é um cronógrafo automático "flyback" com indicador de reserva de marcha, calendário anual e indicador dia/noite. Ele bate a uma freqüência de 28.800 semi-oscilações por hora (4 Hz), assegurando uma amplitude do balanço extremamente constante e alta estabilidade de marcha. O carregamento é feito por um rotor central de ouro 21 K unidirecional. Como todos os mecanismos mecânicos da Patek Philippe, traz o Selo de Genebra.

O cronógrafo difere das tradicionais construções de roda de colunas por uma grande inovação: a roda de embreagem foi substituída por um disco que transmite ou interrompe a energia entre a quarta roda e o ponteiro do cronógrafo. Esta é uma solução altamente confiável porque elimina a ocorrência de saltos e proporciona uma operação mais suave, já que não envolve o súbito encaixe de dentes quando o cronógrafo é iniciado. Ela também substitui o trem convencional de três rodas que, pelo seu desgaste, torna desaconselhável o uso permanente do cronógrafo. Neste movimento, o ponteiro do cronógrafo pode ser usado sem hesitação como um ponteiro de segundos contínuo; como isto não tem impacto negativo sobre a marcha do relógio, o ponteiro de pequenos segundos, geralmente encontrado nos cronógrafos não é necessário.

O cronógrafo é operado por dois botões, um na posição das 2 horas que o inicia e pára; um às 4, usado para resetá-lo ou ativar a função flyback quando o crono está ativado.

O calendário anual automaticamente reconhece meses com 30 e 31 dias, devendo apenas corrigido manualmente em 1o. de março. Ele mostra o dia da semana, a data e o mês em três aberturas, bem como dia/noite na posição das 6.

Para um novo relógio, uma nova face

A Ref. 5960 traz um mostrador em cinza escuro e prateado. Ao invés dos 3 tradicionais submostradores para pequenos segundos e acumuladores, ele apresenta um totalizador combinado de minutos e horas cujo submostrador ocupa uma grande parte da porção inferior. No totalizador de 60 minutos, um ponteiro vermelho indica os minutos em duas escalas externas concêntricas, graduadas de 0 a 30 em vermelho e 30 a 60 em azul. O ponteiro azul e a escala interior indicam a duração (até 12 horas) de eventos que duram mais de 60 minutos. O engenhoso indicador dia/noite baseia-se em uma pequena abertura redonda que muda sua cor progressivamente de branco (dia) para azul escuro (noite) a cada ciclo de 24 horas. Ele é muito útil quando a hora e o calendário precisam ser sincronizados após longo tempo parado. A data muda entre 8 da noite e 2 da madrugada, então ajustes manuais do calendário não devem ser feitos durante este período.

A metade superior do mostrador é dedicada ao calendário anual, que mostra o dia da semana, a data e o mês em três aberturas em um arco das 10 às 2 horas. O pequeno ponteiro do indicador de reserva de marcha se move entre os símbolos de "mais" e "menos".

Oito delgados marcadores de horas em ouro amarelo aplicados, oito pontos luminosos e a escala graduada permitem rápidas leituras da hora. As pontas dos ponteiros de horas e minutos, na forma de folha, estendem-se até os índices, e a ponta do ponteiro de segundos do cronógrafo varre a escala fracionada de segundos.

Soberba presença em platina

A Ref. 5960P é apresentada em uma clássica caixa redonda em platina. Ele traz um pequeno diamante entre as asas das 6 horas, o discreto identificador de todas as caixas da manufatura em platina. O vidro anti-refletivo e o fundo são de cristal de safira. Os dois botões do cronógrafo e a grande coroa estão no lado direito, enquanto os três botões recuados para ajuste do calendário estão arranjados no lado esquerdo entre 9 e 10 horas.

Com um diâmetro de caixa de 40,5 mm, o novo modelo está entre os maiores relógios da Patek Philippe, causando uma sólida impressão com sua aparência, ampliada no pulso pelo peso da caixa em platina. A pulseira é de couro de jacaré marrom com fecho dobrável em platina.

Dados técnicos

Calibre CH 28-520 IRM QA 24H
Movimento mecânico automático, cronógrafo de roda de colunas, calendário anual, indicador de reseva de marcha, indicador 24 h
Diâmetro: 33 mm (base 30 mm, com anel de data 33 mm)
Altura: 7,68 mm (movimento 5,20 mm, módulo do calendário 2,48 mm)
Peças: 456 (movimento 302, módulo do calendário 154)
Rubis: 40 (movimento 35, módulo do calendário 5)
Reserva de marcha: 55 horas
Rotor central em ouro 21 k, carregamento unidirecional, rolamentos com esferas de zircônio que dispensam lubrificação
Balanço Giromax com quatro braços e blocos de inércia
Freqüência: 28.800 semi-oscilações por hora (4 Hz)
Espiral: Breguet

Caixa com 40,5 mm, 43,25 incluindo a coroa
Altura: 13,55 mm
Largura entre asas: 21 mm
Resistente à água a 25 m
 
Detalhe dos acumuladores
Detalhe do calendário anual
Detalhes da coroa, botões e corretores
O calibre CH 28-520 IRM QA 24H
Vista explodida - cal. CH 28-520 IRM QA 24H

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS