Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&FMoonMachine, por Stepan Sarpaneva

02 de maio de 2012
A MoonMachine do relojoeiro finlandês Stepan Sarpaneva é a primeira peça de "Performance Art" da MB&F criada por um relojoeiro e também a primeira a receber uma nova complicação. Com a MoonMachine, Stepan tomou um relógio HM3 Frog especialmente configurado e o transformou com seu icônico indicador de fases da lua em um firmamento cintilante de estrelas setentrionais.




A Lua

Há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, quando a jovem Terra ainda se formava, acredita-se que Theia, um proto-planeta do tamanho de Marte, atingiu nosso planeta em um gigantesco impacto. Alguns escombros foram atraídos pela gravidade da Terra, enquanto o restante - material proveniente tanto da Terra como de Theia - entrou em órbita ao redor da Terra. Esta massa em órbita então se fundiu para forma a Lua.

Nos 4,4 bilhões de anos seguintes, a inclinação da Terra em relação ao Sol foi estabilizada pela força da gravidade da Lua, o que gerou na superfície do planeta estações regulares relativamente amenas - condições ideais para que seres vivos surgissem e evoluíssem.

Sem este evento cataclísmico, não estaríamos aqui. Podemos então dizer que somos filhos da Lua.

Enquanto o homem moderno começava a caminhar sobre a Terra, olhava para o céu noturno com admiração e respeito pela maior e mais brilhante orbe do firmamento. Talvez nunca tanto como os habitantes da Finlândia - incluindo Stepan Sarpaneva - porque a contrapartida menos romântica e menos conhecida do verão da Terra do Sol da Meia-Noite são noites extremamente longas no inverno, o que concede às pessoas mais tempo para estudar a Lua e as estrelas.

MoonMachine

Embora consideravelmente menos cataclísmico que a formação da Lua, a MoonMachine foi também formado a partir de uma colisão criativa de dois mundos: o HM3 Frog da MB&F e o relojoeiro independente Stepan Sarpaneva.

Antes de lançar sua própria marca Sarpaneva Watches em 2003, Stepan trabalhou com algumas das mais prestigiosas marcas Suíças, incluindo Piaget, Parmigiani - onde trabalhou com Karl Voutilainen - Vianney Halter e Christophe Claret.

"Stepan tem um incrível sentido de design e uma verdadeiro senso de detalhe. Seu trabalho e tudo com o que se envolve é extremamente coerente", diz Maximilian Büsser.

Stepan Sarpaneva

Os três temas característicos de Stepan são todos celestiais: sua muito distinta fase lunar, as estrelas do norte e a forma canelada da caixa de seu relógio Korona - a korona/coroa é a porção mais externa do Sol, composta por plasma; os três foram incorporados à MoonMachine. A fase de duas luas de Sarpaneva indica a fase da Lua através de uma abertura em forma de Korona, enquanto o rotor misterioso é na realidade um disco de aço e ouro 22 K com estrelas perfuradas a laser que formam constelações visíveis no céu do hemisfério norte.

"O movimento visível no topo do HM3 Frog agrega um aspecto técnico que é uma contrapartida séria aos divertidos indicadores salientes na forma de "olhos de sapo". Para cobrir o movimento utilizamos a fase da Lua e a esfera celeste, tornando-o mais poético. Com a MoonMachine, o HM3 se transforma em um conto de fadas", diz Stepan Sarpaneva.

HM3 Frog

O Frog foi escolhido como a plataforma da MoonMachine porque a grande abertura no mostrador fornece ao relojoeiro o espaço necessário para brincar e os domos salientes do Frog nos recordam como a ficção científica imaginou domos habitáveis na Lua. O Frog se diferencia substancialmente do HM3, já que os cones de alumínio do Frog giram sob cristais de safira, enquanto que a hora e os minutos do HM3 giram sobre seus respectivos cones fixos. E este não é um HM3 Frog "comum" - se é que se pode dizer que existe tal coisa - os domos da MoonMachine são únicos, já que são perpendiculares e não paralelos ao pulso.

Girar os grandes domos de indicações resultou em vários desafios técnicos. Os domos são usinados de alumínio sólido a um espessura similar à do papel, apenas 0,28 mm, com a finalidade de reduzir ao mínimo as necessidades de energia. Os domos de cristal semiesféricos devem ser meticulosamente usinados e polidos, já que a mínima imperfeição pode criar desconcertantes efeitos de ampliação. O incomum método do Frog para indicar o tempo exigiu a criação de um novo sistema de engrenagens para o motor do HM3, pois o domo da hora do Frog gira em 12 horas, enquanto o ponteiro do HM3 gira em 24 horas.

O MoonMachine pode mostrar o tempo de forma divertida, mas a atenção ao detalhe e o cuidado são sérios e meticulosos nos refinados acabamentos à mão do mecanismo que abriga.

Rotor do céu setentrional

As múltiplas camadas do rotor com o céu do norte fornecem um fundo surpreendente às fases da Lua acabadas à mão. Também escondem o rotor de ouro do HM3 que é potencialmente um fator de distração e faz uso de seu balanço para dar vida às estrelas em movimento. As estrelas foram perfuradas com laser e refletem a luz do movimento abaixo e não foram colocadas aleatoriamente: são as sete estrelas mais brilhantes da Ursa Major, mais as sete estrelas mais brilhantes da Ursa Menor, que inclui Polaris, a Estrela do Norte.

Em um detalhe os relojoeiros apreciarão, uma das estrelas está estrategicamente posicionada para permitir o acesso de uma ferramenta de serviço.

A esfera celeste giratória com estrelas do rotor não apenas dá vida metafórica à MoonMachine, mas literalmente lhe dá vida gerando potência tanto para o funcionamento da complicação da Lua como ao movimento. O icônico machado de batalha orgulhosamente toma seu lugar entre as duas fases lunares no centro do rotor.

"Com a MoonMachine, o HM3 não parece apenas viajar pelo espaço; ele agora é parte do espaço. Ele se converte em um participante e não somente um observador", comenta Stepan Sarpaneva.

Enquanto alguns veem um "homem na Lua" formado pelas crateras na superfície lunar, como resultado de uma criativa imaginação, Stepan Sarpaneva criou as fases lunares da MoonMachine a partir de sua própria imaginação. Não poderia ser mais pessoal.

A MoonMachine está disponível em três edições limitadas de 18 peças cada; caixa de titânio com fases lunares de ouro branco em um céu azul claro, caixa de titânio negro com fases lunares de ouro branco em um céu azul escuro e caixa de ouro rosa com fases lunares de ouro rosa e céu antracito.

Advertência: se beijar um Sapo sob a Lua cheia, tudo pode acontecer!


A Lua: Características

Enquanto outros planetas possuem mais luas - Júpiter em 62 - e luas maiores - Titan, a lua de Saturno, tem o dobro do tamanho da nossa - a lua da Terra é única em nosso sistema solar porque, com ¼ do tamanho da Terra, é muito grande em relação a seu planeta e por isso exerce tanta influência sobre ele.
Distância médio da Terra: 390.000 km
Tempo de viagem a partir da Terra: três dias
Gravidade: 1/6 da gravidade na Terra
Duração de um dia lunar: 27,3 dias da Terra
A lua não gira em relação à Terra
Influências sobre a Terra: Causa os ciclos de maré por diários; regularmente fornece luz à noite; o ciclo lunar foi uma das primeiras unidades de tempo; sua gravidade atrai vários meteoros e os detém antes que se choquem contra a Terra e estabiliza a inclinação da Terra em relação ao Sol.


Peças de "Performance Art"

As peças de "Performance Art" são criadas quando a MB&F oferece um relógio a um criador que modifica a Máquina conforme o seu gosto.
2009: O artista americano Sage Vaughn fez uma poderosa declaração quando aprisionou uma borboleta em arame farpado de ouro sobre o HM2 para o Only Watch 2009.
2009: O designer de relógios francês Alain Silberstein criou a notável caixa minimalista HM2.2 Black Box.
2010: O joalheiro francês Boucheron criou a surpreendente JWLRYMACHINE ao transformar o HM3 em uma colorida coruja-joia.
2011: O artista chinês Huang Hankang permitiu que os sonhos infantis fluíssem livremente com o HM4 pilotado por um panda voador para o Only Watch 2011.
2012: O relojoeiro finlandês Stepan Sarpaneva imprime no HM3 Frog sua paixão pela Lua e as estrelas com a MoonMachine.


MoonMachine - Especificações técnicas

A base da MoonMachine é um HM3 Frog especialmente configurado, com a complicação da Lua imaginada, desenhada e criada por Stepan Sarpaneva. Está disponível em três edições limitadas a 18 peças cada uma.

Movimento
Motor horológico tridimensional desenhado por Jean-Marc Wiederrecht/Agenhor, impulsado por uma base Girard-Perregaux, modificado por Stepan Sarpaneva, frequência de 28.800 alternâncias por hora.
Revestimento DLC e rotor em aço e ouro 22 K com perfurações de estrelas
Informação da hora e dos minutos transmitida por rolamentos cerâmicos aos domos giratórios.
319 componentes, 36 rubis (todos funcionais)

Funções
Hora em um domo (em alumínio com giro em 12 horas)
Minutos em um segundo domo (em alumínio com giro em 60 minutos)
Fases da Lua indicadas com duas luas sob um anel "Korona"

Caixa
Caixa de titânio natural, fases lunares em ouro branco, céu azul claro, 18 peças.
Caixa de titânio negro, fases lunares em ouro branco, céu azul escuro, 18 peças.
Caixa de ouro rosa, fases lunares em ouro rosa, céu antracito, 18 peças.
Indicação dos domos com configuração perpendicular ao pulso.
Coroa rosqueável
Dimensões (sem coroa e asas): 47 mm x 50 mm x 19 mm
Número de componentes da caixa: 55

Cristais de safira
Domos e janelas de indicações no verso com antirreflexos em ambas as faces.

Mostradores
Domos de alumínio giratórios - 0,58 g.

Pulseira e fecho
Couro de crocodilo preto costurada à mão com fecho de báscula de ouro 18 K e titânio desenhado sob medida


"Amigos" responsáveis pela MoonMachine

Conceito: Maximilian Büsser e Stepan Sarpaneva
Desenho de Produto: Eric Giroud / Eric Giroud Design Studio e Stepan Sarpaneva
Direção Técnica e de Produção: Serge Kriknoff e Guillaume Thévenin da MB&F
Desenvolvimento de Produto: Jean-Marc Wiederrecht e Nicolas Stalder da Agenhor e Stepan Sarpaneva
Fabricação do movimento: Georges Auer / Mecawatch
Acabamento do movimento: Jacques-Adrien Rochat e Denis Garcia da C-L Rochat
Rolamentos de cerâmica: Patrice Parietti / MPS
Montagem do movimento: Didier Dumas, Georges Veisy, Alexandre Bonnet e Bertrand Sagorin da MB&F
Produção da caixa e fecho: Dominique Mainier e Bertrand Jeunet da G&F Châtelain
Domos de safira: Martin Stettler / Stettler Sapphire
Mostradores: François Bernhard e Denis Parel da Nateber
Pulseira: Olivier Purnot / Camille Fournet
Estojo de apresentação: Frédéric Legendre / Lekoni e Isabelle Vaudaux / Vaudaux
Logística de produção: David Lamy / MB&F

Comunicação
MB&F: Charris Yadigaroglou, Virginie Meylan e Eléonor Picciotto
Desenho Gráfico: Gérald Moulière e Anthony Franklin da GVA Studio
Fotografia de Produto: Maarten van der Ende
Fotografia de Retratos: Régis Golay / Federal e Kimmo Syväri / Umbrella Helsinki
Webmaster: Stéphane Balet e Guillaume Schmitz da Sumo Interactive
Textos: Ian Skellern
 

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022

BRANDPARTNERS