Publicidade
Home  >  News Voltar

Parmigiani Fleurier - SIHH 2013Uma visita à Parmigiani Fleurier

24 de maio de 2013
Logo após o SIHH 2013, Relógios & Relógios esteve presente, a convite da Parmigiani Fleurier, no Festival Internacional de Balões de Château-d'Oex, em Gstaad. Após o festival, partimos rumo a Fleurier, onde iniciaríamos um périplo por todas as unidades de produção da Parmigiani Fleurier.


Benoît Conrath, Diretor de Patrimônio da Parmigiani Fleurier, foi o nosso guia ao longo de todas as etapas da visita, nas cidades de Fleurier, Alle, Moutier e La Chaux-de-Fonds.

As unidades Elwin, em Moutier, Atokalpa, em Alle, Vaucher Manufacture Fleurier, em Fleurier, Les Artisans Boîtiers e Quadrance & Habillage, em La Chaux-de-Fonds, compõem o que atualmente é chamado Les Manufactures Horlogères de la Fondation (MHF), o braço relojoeiro da Fundação Sandoz.


No caminho, uma parada para almoço no excelente restaurante do Hôtel des Six Communes, na cidade de Môtiers. O restaurante está situado em um prédio histórico construído no século XVI, totalmente reformado em seu interior, mas que conserva muitos e belos vestígios daquela época.


Após o almoço nos dirigimos à Vaucher Manufacture Fleurier, em Fleurier, a unidade criada em 2003 que concentra Pesquisa e Desenvolvimento, usinagem, montagem e decoração de componentes e movimentos.


Os movimentos de alta gama que são produzidos pela Vaucher Manufacture atendem a toda a demanda da Parmigiani Fleurier e também a diversas marcas de grande prestígio.


Ao percorrermos as oficinas, fica evidente a obsessão da Parmigiani com o acabamento e a decoração de seus componentes, mesmo em partes do relógio que nunca serão vistas por seus proprietários.


Visitamos também a oficina de restauração, atividade que ajudou a construir a reputação de Michel Parmigiani e que ainda hoje é de grande importância para a Parmigiani Fleurier.


Deixamos Fleurier e seguimos para La Chaux-de-Fonds, onde ficam a Les Artisans Boîtiers e a Quadrance & Habillage, instaladas em um mesmo prédio.


A Quadrance & Habillage foi incorporada em Dezembro de 2005, sendo a unidade de produção de mostradores, com uma numerosa clientela entre a nata da relojoaria Suíça e Alemã. Pudemos então conhecer um completo repertório de técnicas e métodos de tratamento de superfície utilizados na fabricação de belíssimos mostradores.

A Les Artisans Boîtiers, mais conhecida como LAB, é a unidade de produção de caixas, uma atividade que requer muita tecnologia e criatividade. As caixas são aqui produzidas com um altíssimo padrão de qualidade, não apenas para a Parmigiani Fleurier, como para muitas outras marcas de grande prestígio.

A LAB foi incorporada ao MHF no ano 2000, quando a Fundação Sandoz adquiriu as oficinas da então chamada Bruno Affolter SA.

Encerramos a visita à Quadrance & Habillage e deveríamos então iniciar a visita à LAB, mas esta já havia encerrado suas atividades naquele dia, e a visita ficou então para uma outra oportunidade.


Seguimos para Neuchâtel e fizemos check-in no belo Hôtel Palafitte, um local verdadeiramente único, com quartos individuais construídos sobre estacas no lago Neuchâtel.

Na manhã seguinte visitamos atokalpa, em Alle, adquirida pela Fundação Sandoz no ano 2000, então uma companhia especializada na usinagem de componentes para relógios de baixo custo.


Um grande investimento em treinamento e mudanças estruturais foram feitos para que atokalpa se tornasse uma manufatura de componentes de altíssima qualidade, destinados não apenas à Parmigiani, mas também a outros grandes nomes da Alta Relojoaria.


Após o almoço seguimos para Elwin, a unidade de produção de peças microscópicas como eixos, pinhões, rodas de colunas e parafusos de altíssima precisão que alcançam preços centenas de vezes acima daqueles utilizados em relógios de baixo custo.


Retornamos a Neuchâtel e jantamos no Palafitte. Na manhã do dia seguinte tomamos o trem para Genebra, na primeira etapa de nosso retorno ao Brasil.



Para a leitura da primeira parte de nosso relato, por favor consulte o seguinte link:

R&R no Festival Internacional de Balões Château-d'Oex



Mais uma vez, gostaríamos de estender os nossos agradecimentos à Parmigiani Fleurier e à Suporte Comunicação pela gentileza do convite para uma viagem que nos proporcionou momentos maravilhosos. A Carlos Barretti, muito obrigado pelo apoio.
 

NotíciasRelacionadas

15 de julho de 2023
11 de fevereiro de 2019
22 de dezembro de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS