Publicidade
Home  >  News Voltar

Urban Jürgensen & SønnerTourbillon Minute Repeater

19 de dezembro de 2014
O belíssimo Tourbillon Minute Repeater da Urban Jürgensen & Sønner foi um dos relógios finalistas do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra, na categoria "Sonnerie".



Trata-se, contudo, de um relógio que poderia muito bem ter sido enquadrado em duas outras categorias da premiação, "Tourbillon" ou "Métiers d'Art", pois reúne as duas extraordinárias complicações a um mostrador de impecável artesanato.

O mostrador do Tourbillon Minute Repeater possui ainda uma outra particularidade: uma disposição de ponteiros no clássico estilo conhecido como "Regulador", com indicações em três diferentes eixos.


O Repetidor de Minutos


O mecanismo de repetição de minutos de um relógio de pulso permite que seu dono obtenha a indicação sonora das horas, dos quartos decorridos após a última hora cheia e os minutos passados após o último quarto.

O mecanismo de repetição utiliza dois gongos; a hora é tocada quando um martelo percute um dos gongos, de som mais grave. Os quartos são então tocados quando os dois gongos são percutidos simultaneamente pelos dois martelos. Na sequência, os minutos são tocados com a percussão do segundo gongo, de som mais agudo.

Este mecanismo é acionado através de uma alavanca deslizante posicionada na lateral da caixa, na altura das 9 horas.


O Turbilhão


O turbilhão cumpre a função de compensar as variações da marcha de um relógio nas posições verticais devidas à ação da força da gravidade. O Tourbillon Minute Repeater possui uma gaiola que efetua uma rotação a cada minuto e tem um peso de apenas 0,420 grama.

Bastante discreto, o turbilhão do Tourbillon Minute Repeater somente pode ser apreciado através do seu fundo transparente, constituindo-se em um segredo revelado apenas para o seu único e privilegiado proprietário.


O mostrador Regulador


O termo "mostrador regulador" refere-se à posição central do ponteiro de minutos em aço azulado em relação ao submostrador separado para a indicação das horas. Desta forma, o ponteiro de minutos no centro ganha maior destaque visual.

A razão do termo "regulador" neste caso deve-se à conexão com a palavra "regulagem". A posição desobstruída do ponteiro de minutos facilita o ajuste da hora com relação a um relógio de observatório mais preciso e é mais eficaz visualmente em aplicações que exigem uma observação da exata passagem dos minutos em estudos científicos, em comparação à disposição padrão de um relógio, onde os ponteiros de horas e minutos partem do mesmo eixo central.

A popularidade do estilo de mostrador com "layout" regulador coincidiu diretamente com os avanços obtidos nas ciências, negócios, medicina e indústria durante o transcorrer do século XIX.


A arte da produção do mostrador esmaltado


Nos dias de hoje, a palavra "esmaltado" é geralmente considerada sinônimo de qualquer objeto pintado com um acabamento de alto brilho, mesmo que isto esteja muito distante da definição da arte original.

Mesmo no mundo da alta relojoaria, a esmaltação é quase sempre confundida com o uso de resinas brancas ou coloridas em mostradores cerâmicos, assim como pinturas que exigem uma temperatura bastante baixa, entre 150 e 160˚C, para fixar e endurecer.

Chegou-se a criar o termo "esmalte a frio" para descrever tal trabalho a baixas temperaturas, embora ele não tenha nenhuma relação com o tradicional artesanato do esmaltado.

Por outro lado, a alta temperatura de queima (700° a 800°C) usada na técnica "Grand Feu" não é única dificuldade encontrada na produção de um legítimo mostrador esmaltado de alta qualidade.

Estas altas temperaturas são exigidas para permitir que a sílica, moída como um pó fino e misturadas em uma emulsão, derreta, vitrifique e assuma seu brilho e profundidade excepcionais.

Além das precisas técnicas de queima, muitos outros aspectos afetam a criação de um perfeito mostrador esmaltado para os relógios da Urban Jürgensen & Sønner. Além da pintura manual de numerais e caracteres, durante os estágios finais quatro camadas de fundente transparente são aplicadas e individualmente queimadas. Entre cada queima, todas as imperfeições são removidas do esmalte vítreo transparente.

É a aplicação destas camadas de fundente transparente, de perfeita espessura ao longo de toda a superfície, que cria a transparência, brilho e profundidade de um mostrador perfeito. É um trabalho extremamente exigente e exige do artesão grande sangue-frio, devido à possibilidade de deformação ou fissuras durante cada etapa de queima. Finalmente o mostrador é submetido a várias etapas de polimento - todas inteiramente executadas à mão.

Enquanto a maioria dos mostradores esmaltados tem uma espessura entre 0,8 e 1,2 mm, o mostrador especialmente criado para o Tourbillon Minute Repeater possui uma espessura de apenas 0,65 mm, um admirável feito técnico capaz de ser realizado apenas por grandes artesãos da arte do esmalte.


Os Jürgensen - uma dinastia de relojoeiros


Entre os maiores relojoeiros do mundo nos séculos XVIII e XIX, os membros da família dinamarquesa Jürgensen, especialmente Urban e Jules, foram contemporâneos de outros gênios como Houriet, Breguet, Berthoud e Arnold.

Eles contribuíram grandemente para o desenvolvimento da relojoaria, com raízes que datam do século XVIII, com Jörgen Jürgensen (1745-1811), nascido em Copenhague e fundador da dinastia. Os mais eminentes relojoeiros entre seus descendentes foram Louis Urban (1776-1830) e Jules-Frederik Jürgensen (1808-1877).

Louis e Jules deram prosseguimento ao negócio do pai com a fundação da Urban Jürgensen & Sønner na Suíça. Jules se estabeleceu em Le Locle, enquanto Louis se encarregou da fábrica em Copenhague. Após o falecimento de ambos, a empresa passou por diversos donos, mas prosseguiu com a tradição de peças de grande beleza e precisão.


Peter Baumberger

Em 1981, Peter Baumberger, relojoeiro e colecionador apaixonado, adquiriu a Urban Jürgensen & Sonner e se tornou o natural sucessor do espírito de Urban Jürgensen.

Peter Baumberger e sua pequena equipe de habilidosos mestres relojoeiros produziram pequenas séries de relógios complicados, feitos de forma tradicional, variando de 50 a 300 exemplares, na empresa estabelecida em Bienne, na Suíça.

Tais peças eram bastante reputadas entre profissionais da indústria e colecionadores pelo extremo rigor e meticulosa concepção, qualidade e acabamento.

Após o falecimento de Peter Baumberger, seu amigo, o Dr. Helmut Crott, tornou-se o guardião da honorável marca.


O Tourbillon Minute Repeater da Urban Jürgensen & Sønner será produzido como uma peça única, a um preço de 380.000 Francos Suíços.


Urban Jürgensen & Sønner Tourbillon Minute Repeater Regulator - Ficha técnica

Referência 14 TRM E PT 1/1

Movimento
Calibre UJS-Cla92
Diâmetro de 27,60 mm
Altura de 6,89 mm
28 rubis
Mecânico a corda manual com órgão regulador turbilhão de um minuto
Mecanismo de repetição com dois gongos e dois martelos
Reserva de marcha de 40 horas
Frequência de 18.000 alternâncias/hora

Funções
Horas, minutos, repetição de minutos, pequenos segundos

Caixa
Feita em platina
Diâmetro de 42,5 mm
Espessura de 13 mm
Resistente à água a 30 metros

Pulseira
Couro de aligátor com fecho de fivela



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 95, Nov/Dez 2014
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS