Publicidade
Home  >  News Voltar

Romain GauthierLogical One Secret Kakau Höfke

24 de setembro de 2015
Com o Logical One Secret Kakau Höfke, Romain Gauthier criou uma bela síntese de arte, trabalho manual e alta relojoaria, em uma homenagem à mais vibrante das cidades, o Rio de Janeiro.


De um lado, Logical One Secret Kakau Höfke é uma expressão notável da arte contemporânea. Sua tampa integrada de ouro branco e o mostrador de horas, minutos e pequenos segundos são decorados por uma bela representação do Rio de Janeiro, criada por Kakau Höfke. Esta artista brasileira é uma amiga de longa data da família Gauthier e foi responsável por criar o logotipo de Romain Gauthier quando a marca foi fundada em 2005.


Originalmente apresentado em sua série de pinturas em acrílico sobre tela, o retrato feito por Höfke de sua cidade natal não apenas evoca o Corcovado - a montanha de onde se ergue a estátua do Cristo Redentor, mas também o padrão da calçada que margeia a praia de Ipanema.


Ao mesmo tempo, esta peça é uma celebração consumada do melhor artesanato. O projeto de Höfke foi adaptado e recriado usando-se uma técnica de intrincada micro-marchetaria de pedras, realizada pelo atelier de Olivier Vaucher, em Genebra.


Nada menos que 352 pequenas pedras polidas em jade e ágata, cada uma com 0,5 milímetro de espessura, meticulosamente acabadas e aplicadas à mão, compõem esta micro-marchetaria excepcional, que exigiu três meses de trabalho para ser criada.


Peças claras e escuras cortadas da mesma pedra de jade lavanda formam o padrão do calçadão de Ipanema; mosaicos em ágata azul compõem o cenário do Corcovado. Onde os dois motivos se sobrepõem, a tampa foi delicadamente rebaixada para acomodar uma segunda camada de pedras, com a transparência etérea da ágata azul permitindo que o jade lavanda permaneça visível abaixo.


O efeito é notável, permitindo que o espectador aprecie não apenas os tons variados das diferentes tipos de pedra, mas também os contrastantes padrões fragmentados das duas camadas. A fluidez da marchetaria para os submostradores é outra característica marcante.


As pequenas pedras agem como minúsculos espelhos angulados, com luz refletindo para fora de cada uma delas, dotando o Logical One Secret Kakau Höfke de uma vitalidade efervescente, em sintonia com o espírito do Rio de Janeiro e de seu povo.


Mas o esplendor visual não para por aí. Um suave aperto no botão integrado na caixa em ouro branco abre a tampa gravada no interior com o logotipo de Romain Gauthier e a assinatura de Kakau Höfke. Levantando-se a tampa é revelado o movimento in-house multi-patenteado do Logical One Secret, caracterizado pelo sistema de força constante com estilo fuso e corrente plana com elos de rubi, pelo balanço com ponte graciosamente curva, e pelo sistema de corda com botão ergonômico.

O vidro de cristal de safira oferece uma visão completa desta obra de arte mecânica, com superlativo acabamento manual, além do indicador de reserva de marcha de 46 horas.


O Logical One Secret Kakau Höfke é uma peça única, criada como parte das celebrações do 10o aniversário da manufatura Romain Gauthier. É acompanhado por uma obra de arte em acrílico sobre tela que Kakau Höfke pintou especialmente para complementar o relógio.

Merecidamente o Logical One Secret Kakau Höfke foi pré-selecionado pelo júri do Grand Prix d'Horlogerie de Genève 2015 - o Oscar da relojoaria - na categoria Trabalho Artístico.



Romain Gauthier e o Rio de Janeiro


Rio de Janeiro é um lugar que Romain Gauthier guarda com especial carinho. O relojoeiro suíço visita esta cidade anualmente com sua família desde o encontro com sua esposa carioca Ana, na virada do milênio.

"Inegavelmente, o Rio de Janeiro tem um lugar especial no meu coração", diz ele. "A diversidade e a exuberância dos cariocas, juntamente com a bela e dramática arquitetura, não se cansam de me fascinar. Não há nenhum outro lugar como ele no mundo".

Como uma homenagem à cidade que lhe deu tanto - nada menos que sua amada - Gauthier decidiu criar um relógio para homenageá-la. E fez isto contando com o talento da artista Kakau Höfke, amiga de sua esposa e da família há um longo tempo.





Para mais informações sobre o modelo Logical Secret, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

O novo Logical One

Logical One Secret
 

NotíciasRelacionadas

30 de outubro de 2021
26 de março de 2018
12 de janeiro de 2018
04 de abril de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS