Publicidade
Home  >  News Voltar

A. Lange & Söhne - SIHH 2018O incrível Triple Split!

01 de fevereiro de 2018
O novo Triple Split da A. Lange & Söhne é o primeiro cronógrafo mecânico rattrapante do mundo capaz de comparar tempos cronometrados durante várias horas.

Foto R&R por Carlos E. Tiburcio Ramos

O novo Triple Split possui ponteiros rattrapante adicionais nos totalizadores de minutos e de horas que permitem parar tempos intermédios e tempos de referência que duram até doze horas.


O modelo entra em uma categoria à parte. Ele quebre o recorde anterior do Lange Double Split que, em 2004, permitiu comparar tempos cronometrados até uma duração de 30 minutos e, desde então, manteve sua posição única.


Com o Triple Split, por exemplo, pode-se comparar os tempos dos competidores da Fórmula 1, de uma etapa do Tour de France ou de uma maratona. Mas também pode-se registrar os tempos de eventos sucessivos, como por exemplo a duração de ida e da volta de um voo de longa distância. Quaisquer tempos intermédios podem ser parados durante a cronometragem de tempos adicionais.


No modo passivo, os respectivos pares de ponteiros (de segundos, contador de minutos e de horas) estão superpostos. Quando se inicia a cronometragem, se põem juntos em marcha até que sejam separados pelo acionamento do botão de rattrapante. Os três ponteiros de aço azulado param e marcam o tempo intermédio, enquanto o ponteiro de segundos e os totalizadores de minutos e horas continuam avançando medindo a cronometragem total. Acionando uma segunda vez o botão de rattrapante, os três ponteiros parados alcançam novamente os ponteiros em movimento e, sincronizados com eles, continuam o cronometragem.


O Triple Split, edição limitada de 100 exemplares, possui ainda uma função flyback que atua sobre os três pares de ponteiros. Assim, acionando o botão inferior do cronógrafo pode-se voltar a zero durante uma cronometragem e reiniciar de imediato. Uma indicação da reserva de marcha no típico estilo Lange "up/down" informa o quanto resta da autonomia máxima de 55 horas. O bem-organizado mostrador cinza de prata maciça combina com a caixa de 43,2 milímetros de ouro branco 18 K. Os três ponteiros rattrapante de aço azulado contrastam claramente com os ponteiros rodiados do cronógrafo. Os ponteiros da indicação do tempo e os índices aplicados são de ouro rodiado. Os ponteiros de horas e minutos são luminescentes.


O desenvolvimento desta prática inovação impôs à equipa de Lange uma enorme dificuldade técnica. Uma mecanismo de rattrapante simples dispõe de dois ponteiros acoplados a árvores interconectadas. No triplo rattrapante esta disposição se triplica: dois ponteiros de segundos, dois para o contador de minutos e outros dois para o contador de horas. A configuração de múltiplas árvores exige do relojoeiro um nível máximo de destreza e uma paciência extrema no seu ajuste.


A construção do mecanismo garante que nem a medição de tempos intermédios nem o avanço do contador preciso de minutos saltantes afetem a estabilidade da marcha. Um mecanismo de isolamento patenteado, desenvolvido pela Lange, impede a normalmente inevitável queda de amplitude. Sem ele haveria perdas por atrito ao se acionar a função rattrapante. O totalizador de horas não precisa de tal dispositivo devido a seu giro lento e contínuo.


O calibre de manufatura L132.1 é um mecanismo totalmente novo que se diferencia em aspectos fundamentais do calibre L001.1 do Double Split. A indicação da reserva de marcha foi deslocada para baixo para liberar maior espaço para o totalizador de horas.


Apesar do maior número de funções, os engenheiros conseguiram integrar os componentes adicionais ao mecanismo com tal habilidade, que a caixa não precisou ser ampliada com relação ao Double Split. O fundo de safira revela o mecanismo do cronógrafo e seu acabamento conforme o máximo nível de qualidade Lange, com sua coreografia minuciosamente elaborada de rodas, alavancas, molas, acoplamentos e jumpers, não deixando dúvidas sobre a complexidade do projeto.



A. Lange & Söhne Triple Split - Ficha técnica

Movimento
Calibre L132.1 de manufatura Lange, a corda manual
Diâmetro 30,6 mm, altura 9,4 mm
Decorado e montado à mão, regulado com precisão em cinco posições
Platinas e pontes de alpaca natural; ponte do balanço gravada à mão
567 componentes, 46 rubis, 5 chatons de ouro parafusados
Escape de âncora, espiral de fabricação própria com frequência de 21.600 aph
Reserva de marcha de 55 horas

Caixa
Diâmetro 43 mm, altura 15,6 mm, em ouro branco
Mostrador cinza de prata maciça
Ponteiros de horas e minutos luminescentes, ponteiro de segundos e contador de minutos do cronógrafo de ouro rodiado; ponteiros do cronógrafo e da reserva de marcha de aço rodiado; todas os ponteiros rattrapante de aço azulado
Apliques de ouro rodiado
Vidro e fundo de safira transparente

Pulseira
Couro de aligátor preto costurado à mão, fecho de báscula de ouro branco

Preço
139.000 Euros
 

NotíciasRelacionadas

24 de maio de 2021
13 de janeiro de 2020
04 de fevereiro de 2019
Publicidade

BRANDPARTNERS