Publicidade
Home  >  News Voltar

H. Moser & Cie.Endeavour Cylindrical Tourbillon H. Moser x MB&F

29 de junho de 2020
A Moser apresenta o Endeavour Cylindrical Tourbillon H. Moser x MB&F, o fantástico resultado de uma parceria sem precedentes com a MB&F.



Pela primeira vez em sua história, a MB&F contribui para uma obra de Performance Art que flui em ambas as direções de maneira totalmente recíproca. Nesse contexto, as duas Maisons assinam um par de criações que combina as principais características de cada uma. Uma história de amizade entre dois homens em um cenário de valores compartilhados, pelo prazer de construir e compartilhar e, em seguida, apresentar conjuntamente os resultados desse projeto extraordinário.




Origens do projeto

H. Moser & Cie. e MB&F são empresas suíças independentes em escala humana. Elas são dirigidos por duas personalidades apaixonadas, conhecidos de longa data que se admiram e se respeitam em âmbito pessoal e profissional. De fato, as marcas trabalham juntas há mais de dez anos, com a Precision Engineering AG - uma empresa irmã da H. Moser & Cie. - fornecendo espirais para a MB&F. Portanto, não surpreende que a MB&F tenha solicitado a Edouard Meylan que participasse como "amigo" para ajudar a criar uma peça de arte performática.


O aspecto mais interessante dessa colaboração está no fato de ser uma via de mão dupla. Maximilian Büsser diz: "Quando liguei para Edouard para dizer a ele que queria colaborar em uma criação, mencionei que realmente gostava da espiral dupla, dos mostradores fumê e dos relógios Concept. Edouard imediatamente me disse que iria me fornecer esses recursos, mas com a condição de que ele também pudesse emprestar elementos de nossas máquinas. Depois de um momento inicial de surpresa, pensei um pouco: como 50% indiano e 50% suíço, estou firmemente convencido de que misturar DNA cria resultados interessantes. Portanto, por que não tentar o experimento em relojoaria? Por isso, concordei e sugeri que ele emprestasse recursos do modelo FlyingT, ao qual particularmente tenho muito apreço".


Em um espírito de compartilhamento e abertura, enquanto cultivam a noção de força na união, Moser e MB&F criaram juntos dois modelos, disponíveis em várias versões e lançados em séries limitadas de 15 peças. Este número é um aceno ao 15º aniversário da MB&F, além de homenagear o 15º aniversário do relançamento da H. Moser & Cie. Ao unir suas forças, essas duas marcas concorrentes e amigáveis trabalham para aproveitar as forças combinadas de artesãos talentosos, inteiramente de acordo com o filosofia adotada pela MB&F.




Endeavour Cylindrical Tourbillon H. Moser x MB&F

A H. Moser & Cie. emprestou da MB&F o conceito de movimentos tridimensionais, um elemento forte da identidade da Maison de Genebra, protegido por uma cúpula de safira e apresentando um turbilhão voador de um minuto que sobe acima do mostrador principal em uma abertura às 12 horas.


Beneficiando-se da experiência de sua empresa irmã Precision Engineering AG, a Moser equipou seu turbilhão com uma espiral cilíndrica, a mesma desenvolvida pela Precision Engineering AG para o LM Thunderdome da MB&F. Inventada no século XVIII, a espiral cilíndrica lembra um parafuso sem-fim ou saca-rolhas, subindo perpendicularmente ao redor da haste superior do conjunto do balanço.


Comumente usado em cronômetros marinhos históricos da época, oferece a vantagem de se desenvolver de forma concentrada e, portanto, geometricamente, pois funciona perfeitamente ao longo do eixo de seus pivôs. Isso proporciona uma vantagem significativa sobre a espiral plana, cujas extremidades opostas tendem a exercer forças sobre os pivôs, apesar das curvas terminais Philips ou Breguet terem sido desenvolvidas especificamente para corrigir parcialmente a abertura não concêntrica da espiral.


Equipada com uma overcoil Breguet nos dois pontos de fixação, a espiral cilíndrica reduz o atrito do pivô e melhora significativamente o isocronismo. Devido à sua forma específica, a espiral cilíndrica é muito mais difícil de produzir e leva dez vezes mais tempo para ser fabricada do que uma espiral tradicional.


Outra referência à identidade da MB&F está nos mostradores inclinados que a H. Moser & Cie. adotou para seu submostrador de hora e minuto. Ele é inclinado em 40o para que o proprietário do relógio seja o único a quem é revelado o segredo do tempo e é montado em um trem de engrenagens cônico, garantindo a transmissão ideal de torque de um plano para o outro. Como Edouard Meylan explica: "Nós "moserizamos" o universo MB&F desenvolvendo um submostrador de safira, que "se funde" ao fundo para destacar a beleza de nossos mostradores fumê.


E, para preservar a pureza e a elegância dessa verdadeira obra de arte horológica, nós inscrevemos nosso logotipo como uma marca d'água no submostrador de safira, sublinhando assim o caráter pessoal e o relacionamento íntimo que o vincula ao seu proprietário". Disponível em cinco versões diferentes, o Endeavor Cylindrical Tourbillon H. Moser x MB&F tem uma caixa de aço com os mostradores Funky Blue, Cosmic Green, Burgundy, Off-White ou Ice Blue, todos do tipo fumê.




Endeavor Cylindrical Tourbillon H. Moser x MB&F - Ficha técnica

O Endeavor Cylindrical Tourbillon H. Moser x MB&F está disponível em 5 edições limitadas de 15 peças, em aço com mostradores fumê: Funky Blue, Cosmic Green, Burgundy, Off-White e Ice Blue.

Caixa
Aço com vidro de safira com cúpula alta
Diâmetro: 42,0 mm
Altura: 19,5 mm
Altura sem safira: 9,4 mm
Coroa às 9 horas, gravada com um "M"
Fundo transparente em safira

Mostrador
Mostrador principal: Funky Blue, Burgundy, Cosmic Green, Off-White ou Ice Blue, fumê com padrão sunburst
Horas e minutos exibidos em um mostrador de safira inclinado verticalmente em 40° às 6 horas
Ponteiros em forma de folha para horas e minutos

Movimento
Calibre automático tridimensional de manufatura HMC 810
Diâmetro: 32,0 mm
Altura: 5,5 mm
Frequência: 21.600 aph
184 componentes, 29 rubis
Corda automática bidirecional
Massa oscilante em ouro 18 K com logo H. Moser & Cie.
Reserva de marcha: mínimo 72 horas
Espiral cilíndrica
Turbilhão voador de um minuto às 12 horas com pontes esqueletizadas

Funções
Horas e minutos

Pulseira
Couro de jacaré preto costurado à mão, fecho de báscula em aço gravado com o logo Moser

Preço
79.000 Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS