Publicidade
Home  >  News Voltar

BvlgariOcto Finissimo Ultra, mais fino relógio mecânico já produzido!

24 de março de 2022
Com o impressionante Octo Finissimo Ultra a Bvlgari quebra o recorde de mais fino relógio mecânico já produzido, com apenas 1,8 mm de espessura!



Desenvolvido em parceria com a Concepto, o modelo traz soluções como a fusão do fundo da caixa com a platina principal e o layout regulador para evitar a sobreposição de ponteiros. O Calibre BVL 180, com 50 horas de reserva de marcha, é abrigado em uma caixa de 40 mm em titânio jateado com bracelete integrado com fecho "invisível".


A medida é surpreendente: 1,80 mm de espessura! Em outras palavras, tão fina quanto uma moeda de 20 centavos de euro - e não apenas pelo movimento, mas pelo relógio como um todo, do fundo ao topo da safira. Um recorde mundial de finura para um relógio mecânico e o oitavo para a coleção Octo Finissimo. Um novo avanço significativo para a Bulgari no mundo da Alta Relojoaria contemporânea.


"Podemos fazer isso? Assim que a pergunta foi feita três anos atrás, nossas equipes responderam: como vamos fazer isso?" lembra Antoine Pin, Diretor Administrativo da Divisão de Relógios Bulgari. "Essa capacidade de enfrentar desafios está inserida no DNA da marca. Quanto à palavra 'ultra', expressa esse desejo de ir além dos limites, de brincar com os extremos, uma ideia que amamos internamente!"


Embora indispensável, a expertise adquirida não era suficiente. Os designers, engenheiros e relojoeiros tiveram que começar do zero quando perceberam a escala do desafio. Não se cria o melhor relógio mecânico do mundo confiando apenas em conceitos existentes. Você tem que vislumbrar uma mudança completa de paradigma, esquecer tudo e reconstruir. É o que leva Fabrizio Buonamassa Stigliani, Diretor Executivo de Criação de Produto da Bulgari, a afirmar que "o desafio deste oitavo recorde foi o mais difícil de superar, pois tivemos que quebrar as regras não apenas em termos de design de movimento, mas também de caixa, do fundo, pulseira e fecho. Para atingir esse grau de finura, você não só precisa rever sua maneira de pensar, mas também valer-se de uma ampla gama de habilidades, brincar com vários materiais e se adaptar a um. Neste sentido, o Octo Finissimo Ultra é inquestionavelmente a complicação final neste vasto campo de possibilidades representado pela ultraminiaturização."


O Octo Finissimo Ultra também mantém todos os códigos da coleção, a começar pela pureza e elegância do design - um desafio adicional que as equipes de P&D que trabalham neste projeto se impõem. Essa premissa envolvia notavelmente a assinatura de estilo monocromático de titânio jateado, uma caixa octogonal de 40 mm - embora um tamanho maior teria simplificado as coisas - e uma pulseira integrada tão fina quanto o relógio. Quanto ao mostrador dos segundos no balanço às 6 horas, está mais uma vez descentralizado - outra assinatura da coleção - em relação à indicação das horas e minutos em dois contadores tipo regulador.


Essa finura recorde mundial também joga com a percepção do visível e do invisível: o Octo Finissimo Ultra parece ser um objeto bidimensional e tridimensional. De frente, o relógio revela volumes e convida a uma imersão na profundidade do mecanismo, enquanto os componentes ganham vida em vários níveis e oferecem uma visão verdadeiramente tridimensional. Visto de perfil, o relógio que é tão pouco visível quanto uma folha de papel torna-se magicamente um objeto bidimensional. Finalmente, quando usado, o Octo Finissimo Ultra provoca uma sensação física sem dúvida inigualável.


Com seu código QR gravado na tampa do tambor, o Octo Finissimo Ultra abre novos horizontes na alta relojoaria contemporânea. Uma vez digitalizada, esta chave individual convida você a uma nova dimensão, conectada a uma experiência única e atemporal. Cada um dos dez primeiros relógios Octo Finissimo Ultra será entregue com uma arte exclusiva NFT que, graças à tecnologia blockchain, garante a autenticidade e exclusividade do relógio. Também dá a cada proprietário acesso exclusivo a um universo digital dedicado ao seu próprio relógio. Nesse sentido, o Octo Finissimo Ultra representa a transição da ultraminiaturização para a imaterialidade.


Reinventando tudo


O Octo Finissimo Ultra é um desafio às leis da física. Para atingir esse grau de finura, foi preciso começar do zero, reinventar tudo e encontrar soluções inovadoras. Oito pedidos de patente foram depositados.


Três anos de pesquisa e desenvolvimento foram necessários para as várias equipes envolvidas nesta aventura da Bulgari no Vallée de Joux e Neuchâtel; bem como o especialista em desenvolvimento de movimentos de vanguarda Concepto em La Chaux-de-Fonds. O Octo Finissimo Ultra resulta, assim, de múltiplas competências reunidas para responder a um grande desafio: superar todas as dificuldades - que eram muitas - para criar o relógio mecânico mais fino do mundo. Aconteça o que acontecer, o resultado será um marco na história da Alta Relojoaria contemporânea.


Reduzir a espessura de um relógio em um ou dois milímetros a mais requer o uso de soluções extremamente engenhosas. É por isso que a construção do Octo Finissimo Ultra usa o fundo da caixa como placa principal na qual estão integrados os 170 componentes do Calibre BVL 180. O volume dos elos da pulseira também teve que ser totalmente repensado, pois, com 1,80 mm de espessura, eles se encaixam perfeitamente na continuidade da finura da caixa, mas são duas vezes mais finos que uma pulseira Octo Finissimo comum. Além disso, o fecho teve que ser projetado de acordo com novos parâmetros. Outro problema para um relógio de 40 mm de diâmetro e apenas 1,80 mm de espessura foi a rigidez geral necessária, que foi alcançada desenvolvendo o centro da caixa, aro e asas de titânio, bem como o fundo da caixa/platina principal em carboneto de tungstênio, um material particularmente denso, combinação dura e ultrarresistente de carbono e tungstênio.


As leis da física não podem ser ignoradas, então elas tiveram que ser levadas em consideração para se encontrar uma maneira de abrigar todos os componentes de um relógio mecânico com apenas 1,80 mm de espessura. Neste nível de finura, e quando todos os componentes de um relógio comum são indispensáveis, é preciso repensar não apenas o design e a produção dos componentes - para tolerâncias restritas - mas também suas funções. E, idealmente, enquanto um componente cumpre uma única função em um relógio comum, alguns deles precisam atender até quatro funções em um relógio ultraminiaturizado.


É o caso do mostrador, que, além de exibir as indicações de tempo, também serve para fixar outros componentes. Outro exemplo de problema a ser resolvido foi a coroa para dar corda e acertar o relógio. Se tivesse que caber em uma espessura de 1,80 mm, uma coroa vertical clássica seria muito pequena e impossível de manusear adequadamente. A solução adotada foi a utilização de dois botões posicionados horizontalmente - um para dar corda e outro para ajustar - que facilitam o manuseio quando o relógio está no pulso. Impulsionados por essa mesma determinação de alcançar uma finura sem precedentes, todas as funções do relógio foram construídas no mesmo plano horizontal. Outra inovação engenhosa está em um mecanismo de engrenagem diferencial que serve para lidar com o ajuste de tempo sem perturbar o trem de engrenagens. Um total de oito pedidos de patente foram depositados. Eles estão relacionados ao conjunto do vidro de relógio, estrutura do tambor, oscilador, display diferencial, estrutura modular, pulseira, placa central/fundo bimetálico, bem como a tecnologia Bvlgari Singvlarity.


Novos mundos


O Octo Finissimo Ultra é mais do que um relógio para ser usado no pulso; é um ecossistema global que abre novos mundos. Sua mecânica desafia as leis da física e se estende a um mundo não físico. O código QR gravado no tambor é uma porta de entrada para uma jornada de descoberta na qual cada proprietário encontrará um mundo dedicado ao seu relógio, seu design e sua história. Este espaço exclusivo contará com entrevistas, segmentos de making-of, um tour virtual 3D do movimento e uma exploração do conceito de visível/invisível ligado ao relógio.


Cada um dos dez proprietários do Octo Finissimo Ultra receberá uma obra de arte exclusiva NFT garantindo a autenticidade do relógio e o link para seu proprietário. O relógio mais fino do mundo torna-se assim o cofre de sua obra de arte única, um vínculo eterno garantido pela tecnologia Bvlgari Singvlarity, a oitava patente desta criação. Para manter o efeito surpresa que muitas vezes faz parte do mundo dos NFTs, todo este ecossistema digital será revelado quando o primeiro Octo Finissimo Ultra chegar ao mercado dentro de alguns meses.

Para comemorar os 10 anos do Octo, o Octo Finissimo Ultra é apresentado em uma edição limitada de apenas 10 peças.




Bvlgari Octo Finissimo Ultra - Ficha técnica

Movimento
Mecânico a corda manual de manufatura ultrafino - BVL Calibre 180
1,50 mm de espessura
Rodas de corda e ajuste de hora em aço
Segundos exibidos diretamente na quarta roda
Rochê gravada com código QR exclusivo que se conecta a uma obra de arte NFT
Frequência de 28.800 aph (4 Hz)
Reserva de marcha de 50 horas

Caixa
Caixa de titânio jateado de 40 mm
1,80 mm de espessura!
Platina de carboneto de tungstênio com tratamento DLC antracito
Contadores de horas e minutos
Ponteiros pretos tratados com PVD
Resistente à água até 1 atm

Pulseira
Pulseira de titânio ultrafina com fecho dobrável integrado

Preço
400.000 Euros
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS