Publicidade
Home  >  News Voltar

Audemars PiguetRoyal Oak Turbilhão Voador Automático Esqueleto

01 de maio de 2022
O espetacular Royal Oak Turbilhão Voador Automático Esqueleto é um dos modelos lançados pela Audemars Piguet para comemorar o 50º aniversário do Royal Oak, em 2022.



Este exclusivo relógio em aço inoxidável com diâmetro de 41 mm é equipado pelo primeiro mecanismo de turbilhão voador automático esqueleto da Manufatura, o Calibre 2972. O novo movimento in-house baseia-se na longa experiência da Audemars Piguet em mecanismos esqueletos e turbilhões, e leva a estética contemporânea a novos patamares.


Um turbilhão voador automático de arquitetura aberta


O recém-lançado Calibre 2972, automático que combina rotor central e turbilhão voador, é uma evolução do Calibre 2950, lançado em 2019 na coleção Code 11.59 by Audemars Piguet. O novo movimento foi concebido para oferecer simetria e um rico jogo de luzes. A arquitetura vazada altamente estilizada e multicamadas confere ao relógio um efeito 3D único, pois as pontes contam com acabamento horizontal e vertical.

O Calibre 2972 baseia-se nas antigas técnicas de esqueletizado utilizadas em relógios de pulso desde os anos 1930. A beleza e a sutileza do mecanismo são reveladas removendo o máximo possível de material da platina principal e das pontes para deixar a luz passar, naturalmente sem prejudicar suas funções.

Aproveitando tecnologias avançadas de produção, as geometrias preliminares da placa principal e das pontes são cortadas por meio de usinagem de controle numérico computadorizado (CNC), antes de serem refinadas por usinagem por descarga elétrica (EDM). Este processo permite remover pequenas quantidades de material com extrema precisão para atingir a forma desejada.


Cada componente é então acabado com refinadas decorações de alta relojoaria, incluindo "traits tirés", acetinado, escovado circular e raio de sol, espiralado, bem como chanfros polidos. Os ângulos em V polidos que podem ser admirados em ambos os lados refletem o meticuloso trabalho manual realizado, pois esse nível de artesanato só pode ser alcançado à mão. Os tons de ródio dos diferentes componentes harmonizam com a caixa e a pulseira de aço do relógio, proporcionando uma estética monocromática bastante contemporânea.

O turbilhão voador de visão desobstruída, na posição das 6 horas, compensa o efeito da gravidade sobre o órgão regulador e aumenta sua precisão. O balanço está alojado em uma pequena gaiola giratória que faz uma rotação por minuto para evitar que a espiral permaneça estática. Apoiado apenas na platina principal, o turbilhão voador é considerado hoje como um símbolo da arte relojoeira, pois apenas alguns relojoeiros mantêm as habilidades necessárias para sua produção.


Uma massa oscilante dedicada ao aniversário


O novo relógio é equipado com a massa oscilante Royal Oak "50 anos", que será vista nos modelos de aniversário Royal Oak ao longo de 2022. O fundo de safira mostra o rotor dedicado, em ouro rosa 22 quilates em tom de ródio, que combina perfeitamente com os tons de cinza do movimento vazado e lembra a caixa de aço inoxidável.


Um belo design jogando com a luz


A pulseira e a caixa de aço do Royal Oak Turbilhão Voador Automático Esqueleto são dotadas da nova evolução do design que faz sua estreia este ano nos modelos Royal Oak em 34, 37, 38 e 41 mm.

A caixa e a pulseira incluem chanfros polidos maiores para uma estética mais esbelta, oferecendo jogos de luz mais fortes entre as superfícies acetinadas e polidas que adornam os diferentes componentes. Além disso, os primeiros quatro elos da pulseira integrada mostram uma diminuição mais pronunciada na espessura para um maior apelo visual. Os elos também são mais finos e, portanto, mais leves para maior conforto. Por sua vez, o fundo de safira foi um pouco mais integrado à caixa para se ajustar melhor ao pulso.

Os marcadores de horas e os ponteiros em ouro branco, ambos preenchidos com material luminescente para uma melhor visibilidade no escuro, também apresentam proporções ligeiramente revisadas em harmonia com os outros Royal Oak da coleção.


Um legado de relógios turbilhão


Em 1986, a Audemars Piguet apresentou o primeiro relógio de pulso de turbilhão automático do mundo. O calibre 2870 foi alojado em uma caixa ultrafina de apenas 5,3 mm de espessura, equipada com um sistema de corda no lado de trás. A gaiola do turbilhão ainda hoje é uma das menores do mundo com 7,2 mm de diâmetro, além de uma das mais leves com apenas 0,123 g. Este relógio de pulso pioneiro forjou um novo caminho para a Alta Relojoaria, que renovou os laços com este prestigioso mecanismo. Várias gerações de turbilhão sucederam o Calibre 2870, exibindo robustez e confiabilidade cada vez maiores.

O turbilhão entrou na coleção Royal Oak em 1997 para o 25º aniversário do relógio. Na época, o Modelo 25831 foi equipado com o turbilhão de segunda geração da Audemars Piguet, Calibre 2875, dotado de uma abertura octogonal estilizada que se abre para a gaiola às 6 horas. Um modelo Royal Oak esqueleto (25902) equipado com o Calibre 2875SQ foi apresentado em 1999 - o primeiro Royal Oak turbilhão esqueleto fabricado.

Em 2003, o turbilhão foi combinado com o cronógrafo pela primeira vez na coleção Royal Oak, com o modelo 25977 e seu calibre 2889. Este relógio de aço inoxidável abriu caminho para uma nova onda de relógios com as duas complicações, incluindo o Royal Oak Tradition d'Excellence n°4 (Modelo 25969) lançado no ano seguinte.

Em 2012, para o 40º aniversário do Royal Oak, a Audemars Piguet lançou um novo Royal Oak Extrafino Turbilhão de 41 mm (Modelo 26510), equipado pelo Calibre 2924 e disponível em aço inoxidável ou ouro rosa 18 quilates. Uma versão esqueleto também foi lançada na ocasião em uma edição limitada de 40 peças em platina (Modelo 26511, Calibre 2924SQ). Este relógio foi complementado em 2016 por uma versão em ouro amarelo (26513BA), seguida por duas edições limitadas em aço (26518ST) e ouro rosa (26518OR) em 2017.

O primeiro Royal Oak Turbilhão Cronógrafo Esqueleto da Manufatura (26347) viu a luz do dia em 2016 com caixa de platina de 44 mm e o calibre 2936. Esse mecanismo complicado foi oferecido em titânio e ouro rosa em 2017.

Por sua vez, o turbilhão voador estreou no Royal Oak Concept em 2018, antes de aparecer na coleção Royal Oak em 2020 com um relógio de 41 mm (Modelo 26530) equipado pelo movimento de última geração da Manufatura, Calibre 2950. O legado da Audemars Piguet de relógios turbilhão continua com este movimento turbilhão voador automático que reinterpreta a tradição através de uma lente contemporânea por ocasião do 50º aniversário do Royal Oak.


Um modelo bastante exclusivo

Embora este novo e espetacular modelo não seja uma edição limitada, devido à natureza da complicação de seu movimento, ele certamente será produzido em um quantidade bastante restrita, e estará disponível por um valor de 218.200 Euros, sem impostos.




Audemars Piguet Royal Oak Turbilhão Voador Automático Esqueleto - Ficha Técnica

Ref. 26735ST.OO.1320ST.01


Movimento

Calibre 2972, turbilhão voador automático
Diâmetro total de 31,5 mm (13 ¾ linhas)
Espessura total de 6,84 mm
Número de rubis: 27
Número de peças: 271
Reserva de marcha mínima garantida de 65 horas
Frequência do balanço de 3 Hz (21.600 alternâncias/hora)
Indicação de horas e minutos


Caixa

Caixa de aço com diâmetro de 41 mm
Espessura da caixa: 10,6 mm
Resistente à água até 50 metros
Cristal de safira e fundo antirreflexos


Mostrador

O modelo não possui um mostrador real, apenas um flange interno cinza ardósia com marcadores de horas aplicados em ouro branco
Ponteiros Royal Oak de horas e minutos em ouro branco com revestimento luminescente


Pulseira

Bracelete integrado de aço com fecho de báscula AP


Preço

218.200 Euros, sem impostos

www.audemarspiguet.com



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 139, Mar/Abr 2021
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS