Publicidade
Home  >  News Voltar

Cyrus - W&W 2022Klepcys Dice Lime

30 de maio de 2022
A Cyrus apresentou no Watches & Wonders o incrível Klepcys Dice Lime, duplo cronógrafo monopusher independente, em novas versões com detalhes em verde e amarelo.




O Klepcys DICE Lime está disponível em caixa de titânio ou titânio DLC, em duas edições limitadas de apenas 10 peças cada. O modelo é um cronógrafo de botão único capaz de medir dois intervalos curtos de forma independente. DICE é a sigla de Double Independent Chronograph Evolution; como o próprio nome indica, é uma evolução do cronógrafo tradicional.


Em um desenvolvimento técnico inovador, o mestre relojoeiro Jean-François Mojon criou um cronógrafo duplo capaz de medir dois curtos intervalos de tempo independentemente ou em sincronia. No entanto, ele não deve ser confundido com o rattrapante, onde os dois ponteiros controlam o tempo de dois eventos que começam simultaneamente, mas terminam em momentos diferentes ou indicam um tempo decorrido intermediário.


Os primeiros relatos de um cronógrafo duplo independente datam de 1873, quando o relojoeiro Arnold Frankfeld registrou o desenvolvimento de seus "movimentos de parada dupla" no escritório de patentes de Nova York. Até onde sabemos, não há evidências mais recentes desse tipo de relógio.


Para Jean-François Mojon, o cérebro por trás de todas as coleções Cyrus, a busca por soluções únicas que partem das tradições clássicas da relojoaria são o caminho a seguir. A motivação para a criação do Klepcys DICE vem diretamente do mundo dos esportes com o qual a Cyrus tem uma relação muito especial, sendo "Cronometrista Oficial e Parceiro de Relógio" da Uralkali Haas Fórmula 1 Team.


Como explica Mojon: "Este cronógrafo moderno é o resultado de uma reflexão profunda sobre o papel do tempo nas competições esportivas. Em muitos esportes, muitas vezes é importante medir os tempos decorridos com diferentes horários de início. Isso ocorre, por exemplo, em corridas como maratonas ou biathlons onde os atletas não cruzam a linha de partida ao mesmo tempo ou mesmo na Fórmula 1 - um mundo muito próximo da Cyrus - onde dois pilotos, durante os testes de corrida, largam em momentos diferentes. O tempo é diferente para cada desportista, e o cronógrafo Klepcys DICE pode medir os tempos entre dois corredores ou pilotos consecutivos. Uma situação semelhante ocorre nos ralis, onde é comum o uso de dois cronógrafos independentes. O nosso mais recente relógio facilita esta operação graças a dois botões monopulsantes, essenciais para evitar qualquer manipulação indesejada. "


O Klepcys DICE tem uma caixa em forma de almofada de 26 partes. Com diâmetro de 42 mm e espessura de 16,5 mm, ela é resistente à água até 10 atm (100 m). Disponível em titânio natural grau 5 ou titânio DLC grau 5, a caixa passa por vários acabamentos, alternando superfícies polidas, acetinadas e jateadas. O verso é lacrado com parafusos personalizados com o logotipo da hélice de três pás da marca.


As coroas gêmeas são equipadas com um botão que define as três funções do cronógrafo (iniciar/parar/reiniciar). Ambos são totalmente funcionais e embelezados com o logotipo da hélice da marca e distinguidos por um anel de alumínio anodizado vermelho ou azul para selecionar qual cronógrafo será ativado. O anel de borracha de marca registrada para garantir uma melhor aderência da coroa ao dar corda ou acertar a hora também é destaque no Klepcys DICE.


Graças à arquitetura aberta, a mecânica que alimenta o Klepcys DICE é o centro do palco no mostrador. As duas rodas de coluna são destacadas no mostrador; realçadas em verde e amarelo, elas são colocadas às 12 e 6 horas, respectivamente. O arranjo incomum do mecanismo do cronógrafo no lado do mostrador revela o movimento das rodas, alavancas e engrenagens finamente decoradas montadas em uma platina principal dupla com um tratamento PVD preto com microesferas.


Uma série de elementos de safira no mostrador oferece uma visão desimpedida desse calibre extraordinário. O grande anel de cristal de safira correspondente ao tempo é antirreflexo e apresenta algarismos arábicos em relevo com SuperLuminova branca com emissão azul. O anel de safira, com seu perfil chanfrado e polido, é recortado para dar lugar ao contador do cronógrafo, aos pequenos segundos e às duas rodas de colunas.


As dimensões dos pequenos segundos às 9 horas e o contador correspondente aos dois cronógrafos independentes às 3 horas são generosas para melhorar a legibilidade. Ambas as bancadas são feitas em safira fumê e fixadas em uma ponte esculpida no formato do logo Cyrus. A hélice banhada a ródio com microesferas é decorada com acabamento circular acetinado e funciona como um ponteiro de segundos original com uma ponta luminescente.

O cronógrafo de 30 minutos às 3 horas - o destaque do Klepcys DICE - está equipado com dois ponteiros alinhados verticalmente em verde e amarelo. Graças às cores fortes, a leitura dos dois tempos decorridos é instantânea. Os ponteiros independentes seguem uma escala graduada com marcadores de 15 e 30 minutos em verde e amarelo alternados. O mesmo esquema de cores verde e amarelo é usado para os dois ponteiros centrais de segundos, cada um medindo um comprimento diferente. A razão pela qual os ponteiros diferem em comprimento é porque eles rastreiam os segundos em um flange levemente convexo impresso com duas escalas paralelas graduadas a cada 5 segundos e destacadas em verde e amarelo.


Espelhando o movimento dos ponteiros no contador de 30 minutos, o ponteiro de segundos central verde mais longo mede o tempo na escala mais externa e retorna a zero às 12 horas; o ponteiro amarelo mais curto rastreia a escala amarela mais interna e retorna a zero às 6 horas.

A atenção meticulosa aos detalhes no mostrador do Klepcys DICE estende-se ao verso da caixa. Graças ao fundo de safira, a decoração das pontes tratadas com NAC pode ser admirada. Decoradas com um padrão de raios de sol em relevo, elas exibem superfícies acetinadas e polidas. O rotor monobloco aberto apresenta um revestimento NAC cinza galvânico e um acabamento sunray. O rotor é gravado com o lema "A conquista da inovação" e adornado com uma hélice de ouro 18k 4N.


Klepcys DICE é apresentado com uma pulseira de tecido Cordura verde com fecho dobrável de titânio para combinar com o material da caixa e é entregue com uma pulseira de borracha preta adicional.

O novo calibre automático de manufatura de 443 componentes CYR718 que alimenta o Klepcys DICE possuis dois mecanismos de cronógrafo independentes e dois eixos de exibição: um corresponde aos segundos do cronógrafo e o segundo ao contador de 30 minutos do cronógrafo duplo. Os cronógrafos são ativados por duas rodas de coluna, que por sua vez ativam as diferentes alavancas e acoplamentos que movem os segundos e o mostrador do cronógrafo de 30 minutos.


A ativação das alavancas do cronógrafo gera choques consideráveis e dispersão de energia, especialmente durante a fase de retorno a zero, quando o martelo no came coração é ativado.
Graças a um sistema especial de isolamento, que garante medições precisas durante todo o evento, esses choques não têm repercussão no display das funções. Em suma, os dois cronógrafos funcionam independentemente, sem exercer qualquer influência um sobre o outro.


O mecanismo dos ponteiros de horas e minutos também exigiu atenção especial. Convencionalmente, este mecanismo é composto por várias engrenagens colocadas em diferentes eixos de rotação. No entanto, para liberar o máximo de espaço possível para o cronógrafo duplo, Mojon criou um mecanismo concêntrico para o trabalho de movimento. Não só o mecanismo é mais compacto, mas é coaxial aos eixos dos ponteiros.


Duas platinas principais foram necessárias para este mecanismo inovador. Tratados com PVD de microesferas pretas, os 218 componentes do módulo adicional correspondente aos dois cronógrafos independentes são montados nessas duas placas principais.


É importante notar que, como o mecanismo do cronógrafo é visível no lado do mostrador, o movimento foi invertido. Seu design simétrico oferece uma visão fascinante das duas rodas de coluna que são o "coração" dessa complicação.

O calibre automático CYR718 bate a 28.800 alternâncias/hora e é equipado com um único tambor que oferece 60 horas de autonomia com carga total. Além disso, a roda do balanço é protegida por um sistema de proteção contra choques Incabloc.




Cyrus Klepcys DICE Lime - Ficha técnica

Ref. 539.508.TT.B (titânio polido)
Ref. 539.508.DD.B (titânio DLC preto)

Movimento
Movimento automático de manufatura, calibre CYR718
Dimensões: 36,00 x 11,65 mm
Componentes: 443 no total (218 correspondem ao módulo do cronógrafo)
Rubis: 51 no total (17 correspondem ao módulo do cronógrafo)
Roda de balanço anular, frequência de 28.800 aph (4 Hz)
Escape de âncora suíço
Tambor rodiado com roda dentada em formato de caracol, logo Cyrus e inscrição preenchida em laca preta
Reserva de marcha: 60 horas
Duas placas principais de PVD preto com microesferas
Pontes com tratamento galvânico NAC antracito cinza, com padrão raios de sol em relevo com acabamento acetinado
Rotor monobloco aberto com um padrão de raios de sol, gravado com "A Conquista da Inovação", medalhão central com logo Cyrus helix em ouro 18K 4N
Indicação de horas e minutos centrais, pequenos segundos às 9 horas
Contador de 30 minutos do cronógrafo duplo independente às 3 horas, ponteiros duplos em verde e amarelo
Dois ponteiros centrais do cronógrafo; ponteiro verde volta a zero às 12 horas, ponteiro amarelo às 6 horas

Caixa
Caixa em forma de almofada feita de 26 peças
Diâmetro: 42 mm excluindo as coroas, espessura: 16,5 mm
Disponível em titânio polido Grau 5 ou titânio grau 5 DLC preto
Coroa às 3 horas: posição 1 para dar corda; posição 2 para ajustar o tempo + botão de pressão para ativação do cronógrafo nº 1 (start-stop-reset)
Coroa às 9 horas: botão para ativar o cronógrafo nº 2 (start-stop-reset)
Decoração das coroas: logo Cyrus gravado, anel de borracha preta gravado com ranhuras e anel de alumínio anodizado verde na coroa às 3 horas correspondendo ao cronógrafo nº 1; anel de alumínio anodizado amarelo às 9 horas correspondendo ao cronógrafo nº 2
Cristal de safira no lado do mostrador, antirreflexo em ambos os lados
Verso de safira, com parafusos personalizados com o logo Cyrus
Gravação "Edição Limitada One de 10"
Resistência à água até 10 atm (100 m)

Pulseira
Pulseira de tecido Cordura verde com fecho dobrável no mesmo material da caixa, personalizado com o logo Cyrus; pulseira de borracha preta adicional

Preço
34.500 Francos Suíços (titânio)/35.500 Francos Suíços (titânio DLC)
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS