MontblancNovo Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph
31 de julho de 2025
O Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph ganha um novo visual com uma elegante estética verde e uma pulseira redesenhada.

Em homenagem ao primeiro cronógrafo com tinta do mundo, o Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph se destaca como a personificação da dupla herança da Montblanc em instrumentos de escrita e relojoaria. Este ano, a Maison continua a homenagear a invenção original de Nicolas Rieussec com um novo modelo de 43 mm em aço inoxidável, com um elegante mostrador verde e uma pulseira de couro de bezerro verde intercambiável com design vertical sfumato.
O Começo da História

Tudo começou no sábado, 1º de setembro de 1821, quando Nicolas Rieussec (1781-1866) testou pela primeira vez sua invenção de cronometragem em corridas de cavalos. Seu dispositivo registrava os tempos precisos de todos os cavalos ao cruzarem a linha de chegada, literalmente "escrevendo o tempo", o que inspirou o termo "cronógrafo". Rieussec não foi apenas o sexto relojoeiro real do Rei da França; ele também era um homem de negócios com um olhar atento às oportunidades. As corridas de cavalos em Paris naquela época eram um grande negócio, e a capacidade de registrar cientificamente os vencedores seria um divisor de águas para o esporte.
Como Funcionava o Dispositivo de Nicolas Rieussec?

O dispositivo de Nicolas Rieussec utilizava uma ponta fixa que depositava uma gota de tinta em dois contadores giratórios (um para os minutos e outro para os segundos) cada vez que um cavalo cruzava a linha de chegada. Sua invenção foi um sucesso e, algumas semanas depois, ele a apresentou à Academia de Ciências de Paris, cujos membros ficaram fascinados pelo dispositivo de cronometragem e o batizaram de "cronógrafo", derivado das palavras gregas chronos, para tempo, e graphein, para escrever. A palavra cronógrafo nasceu e Nicolas Rieussec tornou-se o inventor do primeiro cronógrafo de tinta do mundo, marcando a história da alta relojoaria.
O Primeiro Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec Collection

Avançando para o ano de 2007, a Montblanc revelou uma intrigante versão para relógio de pulso com a tecnologia de Nicolas Rieussec, apresentando seu primeiro movimento interno. A configuração do design da Rieussec foi interpretada com dois contadores de cronógrafo alinhados horizontalmente, um para 60 segundos decorridos e o outro para 30 minutos. Em vez de cada contador ser estático, com seu próprio ponteiro giratório, os contadores giravam, e um único marcador colocado entre os dois contadores indicava o tempo decorrido.
Desde 2007, a Montblanc lançou diversas edições deste relógio especial em diversos materiais, cores e estilos. Para esta versão mais recente, a Maison escolheu uma caixa de 43 mm em aço inoxidável, combinada com um elegante mostrador verde e uma pulseira de couro de bezerro intercambiável verde com design sfumato vertical.
Esta nova pulseira foi especialmente desenhada pelo Diretor Artístico da Montblanc, Marco Tomasetta, que se inspirou nas penas dos instrumentos de escrita da Maison para o seu formato pontiagudo. O forro também foi realçado com um mapa de Paris de 1821. Quem conhece Paris pode reconhecer o bairro da Île de la Cité, onde Rieussec tinha sua oficina, e o hipódromo do Champ-de-Mars, onde a história deste famoso relógio começou.
A Conexão Parisiense

Esta nova pulseira é apenas um dos muitos elementos que celebram a Cidade Luz neste relógio. Um motivo gráfico Clous de Paris no mostrador tem origem no desenho geométrico das ruas de paralelepípedos de Paris. O motivo, comum na alta relojoaria, é continuado no peso oscilante, realçando a estética contemporânea do relógio. Uma menção em francês à "Académie des Sciences de Paris" está gravada na flange, como um lembrete de que a academia validou a invenção de Rieussec em 1821. O nome "Chronographe Nicolas Rieussec" também está gravado às 12 horas. Outros detalhes modernos a serem observados neste novo modelo incluem um indicador dia/noite às 9 horas, ponteiros dinâmicos "Dauphine" com Super-Luminova, um ponteiro de segundo fuso horário esqueletizado, índices de bastão e contadores prateados, que proporcionam um contraste elegante com o mostrador verde.
Movimento In-House

O Cronógrafo Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec é alimentado pelo movimento de cronógrafo monopusher automático MB R200 da Manufatura, o primeiro movimento fabricado internamente pela Maison. Todos os componentes do movimento foram projetados para atingir um alto nível de eficiência técnica e estética.
O Cronógrafo de Manufatura é equipado com uma roda de colunas que controla o mecanismo monopusher. Para melhorar a partida do cronógrafo, a conexão entre o conjunto de engrenagens e as rodas do cronógrafo é alternadamente engatada e desengatada por uma embreagem de disco vertical, funcionando sem qualquer desgaste. Este mecanismo evita que os discos de tempo decorrido saltem quando o cronógrafo é ligado. O relógio possui um monopusher ergonomicamente posicionado às 8 horas, onde o polegar do usuário pode operá-lo convenientemente.
Além disso, um mecanismo de reinicialização rápida para hora e data é prático para usuários que viajam de um fuso horário para outro. Esses indicadores podem ser reiniciados no sentido horário ou anti-horário sem afetar a posição do ponteiro dos minutos.
A marcha é regulada por uma grande roda de balanço de 10 mm de diâmetro com parafusos, que oscila regularmente graças ao seu elevado ponto de inércia (12 mgcm²) e à sua frequência de 28.800 A/h (4 Hz). A estabilidade da marcha é ainda mais reforçada pelo tambor duplo, que proporciona aproximadamente 72 horas de reserva de marcha. Além disso, a ponte de balanço é vazada, garantindo o posicionamento preciso do oscilador para uma resistência ideal ao choque.
O novo cronógrafo Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec continua a prestar homenagem à invenção de Rieussec e à cidade onde nasceu com uma nova paleta de cores e recursos que levam este relógio clássico para o futuro da alta relojoaria, para o prazer das novas gerações de amantes de relógios.

Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph - Ficha técnica
Ref. 132947 - Certificado pelo Laboratório de Teste Montblanc
Movimento
Manufatura Montblanc Calibre MB R200
Mecânico automático, cronógrafo e dual time time
Cronógrafo monopusher com roda de colunas e embreagem vertical
Diâmetro 31mm, altura 8,46mm
319 componentes, 40 rubis
Reserva de marcha aprox. 72 horas
Balanço de parafuso
Frequência 28.800 aph (4 Hz)
Espiral plana
Rotor revestido a ródio com padrão clou de Paris e emblema Montblanc vazado
Platinas revestidas a ródio e microjateadas
Pontes revestidas a ródio com "Côtes de Genève"
Embreagem revestida de ouro com dentes especiais para maior eficiência da transmissão
Ponteiros de hora e minuto descentralizados, segundo fuso horário no mesmo eixo dos ponteiros de hora e minuto e indicação dia e noite
Data às 6 horas
Contadores de 60 segundos e 30 minutos em discos giratórios com índice central
Caixa
Em aço inoxidável polido
Vidro de safira resistente a arranhões com duplo revestimento antirreflexo
Fundo de aço inoxidável com painel de safira com revestimento interno antirreflexo
Diâmetro 43 mm, altura 15,01 mm
Estanque a 5 atm (50 metros)
Coroa de aço com emblema Montblanc
Botão do cronógrafo monopusher de aço às 8 horas
Mostrador verde com padrão Clous de Paris, ponteiros de horas e minutos "Dauphine" revestidos a ródio branco luminescente com radiação azul, ponteiro esqueletizado de fuso horário duplo revestido a ródio, 2 discos giratórios abobadados, contadores de 60 segundos e 30 minutos, nos quais a ponte aplicada com revestimento de ródio é usada como ponteiro.
Menção ao Cronógrafo Nicolas Rieussec no flange às 12 horas e da Academia de Ciências de Paris - 1821 às 6 horas
Pulseira
Intercambiável em couro de bezerro verde com vertical sfumato e fecho triplo dobrável em aço