Publicidade
Home  >  News Voltar

Patek PhilippeGolden Ellipse - em perfeita forma aos 40 anos

08 de janeiro de 2009
Coleções duradouras são uma das veneráveis tradições da Patek Philippe: a manufatura de Genebra celebrou em Novembro último o 40° aniversário de seu lendário Golden Ellipse com uma primeira versão em platina e um exclusivo conjunto de dois relógios com jóias combinadas.


100 anos após criar seu primeiro relógio de pulso, a Patek Philippe lançou um modelo que era arredondado sem ser redondo e retangular sem ter cantos. O Golden Ellipse era um híbrido de ambas as formas, e a razão da largura para o comprimento da caixa era de 1,618033988... a misteriosa secção dourada, na qual o comprimento combinado de duas linhas está para a maior assim como a maior está para a menor. Hippasus de Metapontum, um matemático Grego, descreveu esta razão em 450 a.C. enquanto analisava pentagramas, e no processo também descobriu os chamados números irracionais (números que não podem ser expressos como frações e têm um número infinito de casas decimais). Observou-se que muitas formas na arquitetura e na natureza que as pessoas percebem como harmoniosas realmente têm formas baseadas na secção dourada. A razão logo viria a ser referida como a proporção divina e permanece como um dos mais fascinantes fenômenos naturais e culturais.

Com o Patek Philippe Golden Ellipse, a proporção divina apareceu nos pulsos pela primeira vez em 1968, e seu nome também foi inspirado pelo termo "golden section". O novo relógio era atraente não apenas pelo formato novo e incomum de sua caixa, mas também porque seu mostrador em ouro 18K irradiava um profundo brilho azul. O exato processo usado para produzir esta quase mágica tonalidade em um mostrador de ouro permanece como um dos mais bem guardados segredos da manufatura.

Em 2008, o Golden Ellipse celebrou seu 40° aniversário, fazendo desta coleção a segunda mais antiga depois da lendária Calatrava.


Ref. 5738P: O Golden Ellipse extragrande em platina

Pela primeira vez, a Patek Philippe apresenta o Golden Ellipse em um formato grande com caixa em platina. O Golden Ellipse original em formato grande, cobiçado entre colecionadores e conhecedores, foi fabricado entre o final dos anos 1960 até o início da década de 1980. O brilho frio da platina ressalta a elegância atemporal da caixa, amplificada pelo formato divinamente proporcionado e harmônico. As dimensões de 39,50 x 34,50 milímetros fornecem um amplo palco para o mostrador Blue Gold 18K® com seu impressionante efeito de profundidade. Um estudo em desenho minimalista, ele meramente possui doze delgados marcadores de horas aplicados, ponteiros combinados em formato de bastão em ouro branco 18K, e a assinatura do fabricante. E como em todos os relógios Patek Philippe em caixa de platina, a Ref. 5738P também tem um pequeno diamante entre as garras às 6 horas.

Este relógio decididamente elegante sempre foi aclamado por sua fina silhueta; nos primeiros anos, isto foi apenas possível com um movimento a corda manual. Mas desde o final dos anos 1970, quando a Patek Philippe lançou seu calibre 240 com um mini-rotor embutido na platina principal (patenteado pela Patek Philippe), mesmo relógios automáticos puderam ser finos e graciosos. Devido ao mini-rotor ser feito de ouro 22K, ele tem massa suficiente, a despeito de seu tamanho compacto, para confiavelmente converter movimentos normais do pulso em energia para a corda. Em termos de precisão e qualidade, o movimento está entre as lendárias máquinas medidoras do tempo da manufatura. Ele agrada tanto a conhecedores de calibres mecânicos como àqueles que admiram a estética de decorações como Côtes de Genève e bordas chanfradas. Os donos de uma Ref. 5738P geralmente não podem ver todo este acabamento artístico porque, tradicionalmente, o Golden Ellipse tem um fundo sólido. Mas isto dificilmente irá diminuir a satisfação de possuir tal obra-prima. O novo e maior Golden Ellipse em platina vem com um pulseira de couro de jacaré azul brilhante com um fecho de fivela de platina.


O conjunto do aficionado - dois Golden Ellipse e algo mais

Uma exclusiva edição limitada de aniversário foi criada para comemorar o 40° aniversário do Golden Ellipse. Cada uma das 100 preciosas caixas de madeira contém dois relógios Golden Ellipse: o extragrande Ref. 5738P e um Ref. 3738/100P de tamanho clássico (35,60 x 31,10 milímetros). Ambos têm caixas em platina com discretos diamantes entre as garras às 6 horas, mostradores misteriosamente cintilantes Blue Gold®, pulseiras de couro de jacaré azul e os soberbos movimentos mecânicos automáticos calibre 240.

Este magnífico conjunto de dois relógios é a escolha perfeita para pessoas cuja sensação de estar juntas é tão harmoniosa quanto as divinas proporções do Golden Ellipse. Para homens, o conjunto de aniversário inclui duas abotoaduras Golden Ellipse em ouro branco 18K com centro em Blue Gold®. Para senhoras, a gaveta de couro costurada contém um gracioso colar em ouro branco 18K com pendentes Golden Ellipse e 69 impecáveis diamantes Top Wesselton, bem como 29 cintilantes safiras azuis, uma das quais lapidada como um cabochon.

Dentro da atual coleção Patek Philippe, o Golden Ellipse Ref. 5738P extragrande e as abotoaduras serão também vendidos separadamente. A Ref. 3738/100P em platina no formato clássico e o colar, contudo, estão disponíveis apenas na edição limitada de aniversário e não serão integrados à atual coleção.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS