Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sábado, 16 de agosto de 2025                                                                         
notícias
Les Cabinotiers Temporis Duo Grand Complication Openface

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Vacheron Constantin Les Cabinotiers Temporis Duo Grand Complication Openface é uma peça única que combina excelência mecânica e estética na grande tradição das complicações relojoeiras que marcaram a história da marca.


[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/VAC_Les Cabinotiers_9750C.jpg[/img][/center]
Reunir em um relógio de pulso uma repetição de minutos, um cronógrafo split-seconds e um regulador turbilhão é um desafio técnico raramente superado. No Les Cabinotiers Temporis Duo Grand Complication Openface, essas complicações se beneficiam dos mais recentes desenvolvimentos técnicos da Vacheron Constantin e da pesquisa contínua de materiais. Atenção especial também foi dada à decoração e ao acabamento manual do Calibre 2757 S, com quase 700 componentes. Este trabalho é revelado através do complexo mostrador de safira, bem como do fundo de safira da caixa de 45 mm em ouro rosa 5N. Este relógio altamente técnico transforma a relojoaria mecânica em uma forma de arte cinética que mede o tempo.


A evolução do know-how ancestral

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/Pocket_watch_1819.jpg[/img][/center]
As complicações deste novo Les Cabinotiers simbolizam a transmissão da expertise relojoeira através das gerações – um valor fundamental da Vacheron Constantin. Em 1819, a marca produziu um relógio de bolso com segundos mortos independentes e repetidor de quartos de hora, um dos primeiros do gênero. O relógio incorporava um mecanismo de segundos mortos – um dispositivo desenvolvido por vários relojoeiros no final do século XVIII como um meio de medir unidades de tempo muito pequenas com maior precisão. Projetado como um mecanismo independente com seu próprio conjunto de engrenagens, ele permitia que o ponteiro dos segundos fosse parado e reiniciado independentemente da função normal de cronometragem, sendo, portanto, considerado o precursor do cronógrafo.

O mecanismo de cronógrafo split-seconds possui dois ponteiros coaxiais, sendo que o segundo pode ser parado para calcular um tempo intermediário antes de ser reiniciado para alcançar o primeiro. Após a introdução do sistema – primeiro com um ponteiro em 1831, depois com a configuração de dois ponteiros em 1838 – a Vacheron Constantin rapidamente incorporou esses desenvolvimentos aos seus cronógrafos de bolso.

Os relógios com carrilhão da Maison têm uma história igualmente profunda. Os repetidores de minutos – relógios que batem horas, quartos e minutos sob demanda – fazem parte do vocabulário relojoeiro da Vacheron Constantin há mais de dois séculos. A primeira menção de um relógio Vacheron Constantin nos registros de produção é um relógio de bolso de ouro com repetição de quartos, registrado em 1806.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/Pocket_watch_1827.jpg[/img][/center]
Desde então, a Maison continuou a desenvolver sua expertise em relógios com repetição de quartos. Criado em 1827, o primeiro relógio Vacheron Constantin com grande e petite sonnerie é um exemplo impressionante desse savoir-faire, assim como a Referência 4261, datada do início da década de 1940, que incorpora um repetidor de minutos em um calibre de apenas 3,28 mm de espessura, e a Referência 57260, que conta com uma grande et petite sonnerie (a primeira com gongos Westminster), um repetidor de minutos e um alarme entre suas 57 complicações.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/Pocket_watch_1827_2.jpg[/img][/center]
Uma evolução histórica semelhante se aplica ao turbilhão. Este mecanismo, que melhora significativamente o isocronismo ao atenuar os efeitos da gravidade, é mencionado pela primeira vez nos arquivos da Maison com uma encomenda feita em 1901 por um cliente parisiense de um relógio altamente complexo que incorporaria tal regulador. Ao longo das décadas, os relojoeiros da Vacheron Constantin continuaram a desenvolver o turbilhão, notadamente por meio do desenvolvimento de soluções técnicas com múltiplos eixos. O relógio de pulso biaxial Les Cabinotiers Tourbillon Armillaire com espiral esférica e o Les Cabinotiers – The Berkley Grand Complication, com um turbilhão de três eixos, são exemplos excepcionais dessa expertise.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/The_Berkley_Grand_Complication.jpg[/img][/center]
Embora a combinação de um cronógrafo e um repetidor de minutos em um movimento com regulador de turbilhão tenha sido vista em alguns relógios de bolso notáveis, ela permaneceu rara em relógios de pulso. A Vacheron Constantin viu isso como uma oportunidade de criar tal peça, na tradição dos relógios de grande complicação que construíram sua reputação por 270 anos.

Três das complicações mais emblemáticas da Alta Relojoaria, o cronógrafo, o repetidor de minutos e o turbilhão, estão entre as mais difíceis de criar, quanto mais de combinar. Enfrentando o desafio, em 2022 a Maison revelou o Calibre 2757 em uma edição única do relógio Les Cabinotiers, oferecendo essa combinação rara e original em um único mecanismo.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/The_Berkley_Grand_Complication_2.jpg[/img][/center]
Para o Les Cabinotiers Temporis Duo Grand Complication Openface, os relojoeiros da Les Cabinotiers desenvolveram uma nova versão do calibre, com uma espiral esférica para aprimorar ainda mais o isocronismo, e a configura em um relógio único que revela a beleza e a complexidade do movimento através de um mostrador vazado.


Maestria relojoeira

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/VAC_Les Cabinotiers_9750C_2.jpg[/img][/center]
O altamente técnico Calibre 2757 S incorpora 696 componentes, com o design do movimento, particularmente em termos de suas funções de cronógrafo, sujeito ao imperativo do desempenho. Apesar de sua complexidade, os relojoeiros da Vacheron Constantin criaram um movimento de grande delicadeza, com apenas 10,4 mm de altura e 33,3 mm de diâmetro, permanecendo fiel aos princípios de elegância que são uma assinatura da marca.

Ao desenvolver o Calibre 2757 original, a platina adicional do cronógrafo split-seconds foi especialmente projetada com um arranjo detalhado de seus componentes para aumentar a eficiência operacional. Essa otimização de volumes para garantir a espessura fina do calibre foi complementada pelo uso de novos materiais. Algumas das rodas do conjunto de engrenagens foram feitas de titânio ou eletroformadas em níquel-fósforo, com um perfil de dentes específico da Vacheron Constantin que garante melhor penetração das engrenagens para evitar que os ponteiros de segundos tremam.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/VAC_Les Cabinotiers_9750C_4.jpg[/img][/center]
Após muita pesquisa, os ponteiros de segundos do cronógrafo foram feitos de alumínio, escolhido por suas propriedades rígidas e ultraleves. Silício, outro material ultraleve que não requer lubrificação, foi usado em uma das alavancas de split-seconds e em seu isolante. Essas economias no peso e no atrito dos componentes reduzem a perda de amplitude de energia do tambor. Isso contribui para uma confortável reserva de marcha de 50 horas com o cronógrafo acionado, indicada por um visor na parte traseira do relógio.

Com medições precisas de 1/5 de segundo graças à frequência do movimento de 18.000 alternâncias por hora, o tempo decorrido é indicado no trilho periférico de minutos pelos dois ponteiros centrais de segundos, juntamente com um contador de 30 minutos posicionado às 2 horas. Como esta função exige uma precisão extremamente alta, os relojoeiros da Vacheron Constantin optaram por uma construção com duas rodas de colunas, uma dedicada ao cronógrafo e a outra ao ponteiro de split-seconds.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/VAC_Les Cabinotiers_9750C_3.jpg[/img][/center]
O cronógrafo é controlado por um único botão às 2 horas para as funções básicas (iniciar/parar/redefinir) e por um botão às 4 horas para as funções split-seconds (parar/redefinir). Pressionar este último para o ponteiro de segundos em um tempo intermediário, enquanto o outro continua seu curso. Quando pressionado novamente, o ponteiro de split-seconds instantaneamente se junta ao ponteiro de segundos na contagem regressiva do tempo.


Um regulador centrípeto e uma mola espiral esférica

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/VAC_Les Cabinotiers_9750C_5.jpg[/img][/center]
O repetidor de minutos do Calibre 2757 S também se beneficiou dos desenvolvimentos técnicos da Vacheron Constantin. Estes incluem um engenhoso regulador de fuso de esferas. Este dispositivo possui dois pesos moldados de forma a atuar como um freio no eixo giratório do regulador, equilibrando assim a energia liberada pela mola do repetidor. Para isso, utiliza forças centrífugas e centrípetas opostas. Quando o regulador gira, a força centrífuga impulsiona uma extremidade dos pesos para fora, de modo que a outra extremidade atua como um freio no eixo central, mantendo a rotação e a batida constantes.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/VAC_Les Cabinotiers_9750C_6.jpg[/img][/center]
O mecanismo do regulador, que opera em silêncio absoluto, regula tanto a cadência quanto a duração da sequência musical, de modo que as notas possam ser ouvidas de forma distinta e clara, com total ausência de "ruído de fundo" mecânico. A característica distintiva deste sistema são seus dois pesos volantes, com um formato especialmente projetado para gerar uma espécie de "freio motor" por meio de uma força centrípeta atuando no eixo rotativo do regulador. Isso equilibra a energia liberada pelo tambor do repetidor de minutos.

Localizado às 6 horas, o turbilhão é equipado com uma espiral esférica, um formato que faz com que a mola se expanda e se contraia concentricamente, aumentando assim o isocronismo. A distinta gaiola do turbilhão é inspirada na cruz de Malta, o emblema da Vacheron. Mantido no lugar por uma ponte chanfrada à mão, o turbilhão realiza uma rotação completa por minuto e um ponteiro montado em seu eixo indica os pequenos segundos.


Excelência técnica aprimorada por acabamentos de Alta Relojoaria

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/VAC_Les Cabinotiers_9750C_7.jpg[/img][/center]
Um mostrador transparente em safira é a assinatura estética do novo Les Cabinotiers Temporis Duo Grand Complication Openface. Com apenas 0,5 mm de espessura, ele se distingue por uma combinação altamente complexa de acabamentos: superfícies polidas e foscas se alternam nos contadores, que são circundados por anéis em ouro 5N, aplicados por metalização na parte inferior dos discos de safira; os marcadores de hora são tratados com NAC cinza e os marcadores do cronógrafo são gravados e entintados. O ponteiro do contador de cronógrafo de 30 minutos e os dois ponteiros de segundos do cronógrafo são feitos de alumínio com revestimento PVD – sua cor verde-oliva combina com a pulseira em couro de crocodilo verde que prende a caixa de 45 mm em ouro rosa ao pulso.

O mostrador e o fundo da caixa em safira revelam a qualidade do acabamento manual do componentes do movimento, destacando a beleza desta obra de arte cinética. As superfícies são, variadamente, chanfradas, polidas, acetinadas, granuladas, granuladas circularmente, gravadas e jateadas, criando um fascinante jogo de reflexos e luz.

Visíveis através do mostrador, as laterais das pontes esqueletizadas são desenhadas e chanfradas à mão, e as superfícies são circulares. As rodas, com seus raios chanfrados, são laminadas e polidas, uma operação delicada que requer ferramentas especiais quando são feitas de titânio. As cores metálicas das peças móveis contrastam com o revestimento preto NAC nas pontes e na platina principal.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/VAC_Les Cabinotiers_9750C_8.jpg[/img][/center]
No verso do movimento, o relojoeiro criou uma decoração distinta. A superfície das pontes enegrecidas foi escavada e jateada à mão até obter um grão muito fino, com bordas polidas em espelho. As cubas chanfradas à mão para os rubis e parafusos também foram polidas em espelho. A beleza da arquitetura do movimento é amplificada pelo contraste entre as pontes pretas, suas bordas polidas e os tons dourados das peças móveis. O regulador de tom é gravado com as iniciais JMV, em homenagem a Jean-Marc Vacheron, e sustentado por uma ponte semicircular polida à mão – só o polimento exigiu oito horas de trabalho meticuloso.

Graças à meticulosa atenção aos detalhes dedicada a este calibre, o acabamento de seus componentes levou o dobro do tempo necessário para montá-lo e encaixá-lo. Como acontecia com os cabinotiers do século XVIII, um único relojoeiro é responsável pelo relógio, realizando todo o acabamento dos componentes, bem como todas as operações de montagem, até o ajuste e a caixa do calibre. Essa maneira de trabalhar é um testemunho eloquente do compromisso da Vacheron Constantin em salvaguardar a transmissão da expertise relojoeira através das gerações.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/4088/VAC_Les Cabinotiers_9750C_9.jpg[/img][/center]


Les Cabinotiers Temporis Duo Grand Complication Openface - Ficha técnica

Ref. 9750C/000R-215C - Peça única

Movimento
Calibre 2757 S, desenvolvido e fabricado pela Vacheron Constantin
Mecânico, corda manual
33,30 mm de diâmetro, 10,40 mm de espessura
Aproximadamente 58 horas de reserva de marcha
18.000 aph (2,5 Hz)
696 componentes
61 rubis
Acabamento NAC
Relógio com certificação Hallmark of Geneva
Indicação de horas e minutos descentrados, pequenos segundos no turbilhão
Cronógrafo split-seconds com contador de 30 minutos
Repeção de minutos
Turbilhão
Reserva de marcha na parte de trás do relógio

Caixa
Em ouro rosa 5N
45 mm de diâmetro, 16,40 mm de espessura
Fundo em safira transparente
Mostrador de safira
Ponteiros de horas, minutos e segundos em ouro rosa 5N
Ponteiros de cronógrafo e cronômetro de frações de segundos em verde

Pulseira
Couro de aligátor Mississippiensis verde, costurado à mão, acabamento selado, grandes escalas quadradas
Fecho de báscula em ouro rosa 18K 5N, meia cruz de Malta polida
 
Topo
Mais Notícias:
13/08/2025 - Technos - O novo Technos Diver Automático
 
11/08/2025 - Panerai - Os novos Submersible PAM01697 e PAM01698
 
06/08/2025 - Glashütte Original - Cronógrafo Seventies X
 
01/08/2025 - Andersen Genève - Split-Seconds Worldtimer
 
31/07/2025 - Montblanc - Novo Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph
 
29/07/2025 - Omega - Seamaster Diver 300M Laranja
 
25/07/2025 - Breitling - Os novos Chronomat Erling Haaland Signature
 
19/07/2025 - IWC - Ingenieur Automatic 40
 
17/07/2025 - TAG Heuer - Novo Carrera Chronograph LE
 
16/07/2025 - Audemars Piguet - Uma nova geração de Calendário Perpétuo
 
15/07/2025 - Patek Philippe - Calatrava 8 Days Referência 5328G-001
 
09/07/2025 - Glashütte Original - SeaQ Panorama Date
 
04/07/2025 - Panerai - Os novos Luminor Luna Rossa
 
02/07/2025 - Mido - Ocean Star GMT
 
01/07/2025 - Emporio Armani - O novo Sea Explorer
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2025

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais