Publicidade
Home  >  News Voltar

Montblanc - SIHH 2010Vintage Chronographe

22 de fevereiro de 2010
Apenas as maiores inovações do passado se tornam as tradições de hoje - e podem legitimamente receber a denominação "vintage". Com seu inconfundível mostrador, que enfatiza escalas finamente calibradas, o Vintage Chronographe é um magnífico dispositivo para a medição de breves intervalos de tempo.


O novo cronógrafo da Montblanc Collection Villeret 1858 exibe uma escala taquimétrica espiralada no centro de seu mostrador. Escalas deste tipo eram típicas e frequentes nos lendários cronógrafos Minerva dos anos 1910 e 1930. O arquivo da manufatura preserva muitos mostradores esmaltados daquela época, com escalas especialmente calibradas para aplicações especiais dentro da medição de pequenos intervalos: por exemplo, alguns daqueles mostradores eram destinados para uso em relógios de regata, outros em pulsômetros ou contadores. Alguns deles eram usados em relógios que podiam medir intervalos próximos de um centésimo de segundo. Esta grande variedade de aplicações específicas e movimentos muito precisos ajudaram os relojoeiros de Villeret a conquistar uma fina reputação como especialistas em cronógrafos. Ainda hoje, eles continuam a desfrutar de uma admiração unânime de conhecedores e aficionados da cronometria mecânica.


A periferia do mostrador do "Vintage" foi reservada para a escala telemétrica, assim o taquímetro foi deslocado para o centro, onde foi espiralado como a concha de um caracol para que ficasse longo o suficiente para ser usado para medidas taquimétricas de até três minutos de duração. Portanto, estes relógios eram genuinamente instrumentos multifuncionais que uniam alta funcionalidade com a maestria da arte horológica. Esta grande tradição permanece no "Vintage Chronographe". Assim como no passado, os mostradores da "Montblanc Collection Villeret 1858" são fabricados do modo mais exclusivo. A face é coberta com esmalte "grand feu", e a placa de ouro sólido é aquecida em um forno até uma temperatura de cerca de 800 graus Celsius, com isso fundindo o esmalte para se obter uma camada superior de material vítreo.

O suave tique-taque sob este nobre mostrador dá dicas da presença do lendário MBM Calibre 16.29, um movimento com todas as características que elevam a pulsação dos amantes de relógios: um grande e pesado balanço, com parafusos de ajuste em sua lateral, oscilando na frequencia de 18.000 vph (2,5 hertz); uma espiral com curva terminal Philips; um mecanismo de ajuste fino "pescoço de cisne"; uma ponte de cronógrafo em formato de "V"; uma alavanca de cronógrafo meticulosamente chanfrada e acabada à mão; o clássico acoplamento horizontal e uma roda de colunas para controlar as funções do cronógrafo. Naturalmente, o "mise en function", isto é, a exata abrasão da alavanca do cronógrafo, é executada durante muitas horas de incansável trabalho manual, para uma precisão de milésimos de milímetro.

Uma nova característica, por outro lado, é a impressão exterior gerada por este dispositivo de medição de intervalos breves. A caixa do relógio tem um diâmetro bastante contemporâneo de 43,5 milímetros. Para preservar as proporções e assim a impressão geral de um típico relógio Villeret, todos os parâmetros da caixa (incluindo as garras) foram totalmente projetados e construídos para ele. O resultado é um relógio que mostra de forma incontestável que pertence a uma das mais exclusivas linhas de relógios do mundo. Como todos os outros relógios da "Montblanc Collection Villeret 1858", o "Vintage Chronographe" estará disponível apenas em uma edição estritamente limitada. Aqui, a série consiste de 58 relógios em ouro vermelho 18 K com mostrador em esmalte branco "grand feu" e pulseiras de couro de jacaré marrom, e outro conjunto de 58 relógios com caixas de ouro branco 18 K com mostradores em esmalte preto "grand feu" e pulseiras de couro de jacaré preto.


Vintage Chronographe - Características


Caixa: ouro 18 K, cristal de safira curvado, fundo rosqueado com painel transparente de cristal de safira

Dimensões: diâmetro de 43,5 mm; altura 12,48 mm

Resistência à água: 30 metros (3 atm)

Coroa: com botão integrado para operar o cronógrafo

Mostrador: esmalte Grand feu sobre ouro 18 K (esmalte branco para relógio em ouro vermelho, esmalte preto para modelo em ouro branco)

Ponteiros: aço inoxidável azulado para modelo em ouro branco, rodiado para modelo em ouro vermelho

Pulseira: couro de jacaré costurado à mão com fecho de fivela em ouro


Calibre MBM 16-29 - Características técnicas


Movimento a corda manual com cronógrafo e pequenos segundos

Cronógrafo monopulsante com roda de colunas e acoplamento horizontal

Dimensões: diâmetro de 38,4 mm; altura de 6,3 mm

Número de componentes: 252 (completo)

Número de rubis: 22 (hemisféricos, curvados)

Reserva de marcha: 55 horas

Balanço: com parafusos, Ø 14,5 mm; 59 mgcm2

Frequencia: 18.000 semioscilações por hora (2,5 hertz)

Espiral: com curva terminal Phillips

Platina: rodiada com granulamento circular em ambas as faces

Pontes: rodiada com decoração Côtes de Genève

Trem de engrenagens: folheado a ouro, braços facetados, cubos com polimento diamante

Funções: Horas e minutos centrais, pequenos segundos às 9 horas, cronógrafo com segundos centrais, contador de 30 minutos às 3 horas
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS