Publicidade
Home  >  News Voltar

Montblanc - SIHH 2010ExoTourbillon Chronographe

30 de agosto de 2010
O novo ExoTourbillon Chronographe da Coleção Montblanc Villeret 1858: a emancipação do Turbilhão


A Coleção Montblanc Villeret 1858 recebeu no SIHH 2010 o novo ExoTourbillon Chronographe, um regulador com um grande ponteiro central de minutos, indicador de horas distinto, segundo fuso horário (com indicação dia/noite), pequenos segundos, cronógrafo com contador de 30 minutos e um turbilhão sem precedentes, com um balanço maior que a gaiola giratória do turbilhão e posicionado externamente a ela.


O ExoTourbillon Chronographe é o primeiro modelo da Coleção Montblanc Villeret 1858 a unir duas das mais admiradas complicações horológicas: o cronógrafo e um turbilhão.

O Institut Minerva combina aqui as duas complicações de forma incomum: o cronógrafo mantém a tradição com roda de colunas e acoplamento horizontal, e o turbilhão de minutos exibe uma inovação nunca antes vista.

Este inteligente mecanismo foi ainda mais otimizado para o ExoTourbillon Chronographe: o balanço foi separado da gaiola para isolá-lo das perturbações do escapamento. Esta separação tornou possível criar o primeiro turbilhão do mundo no qual a gaiola giratória é menor que o balanço, que oscila fora dela e em um plano superior.

Esta arquitetura também inspirou o nome do relógio, que inclui o prefixo Grego "exo", significando externo. O balanço nesta configuração não convencional é apoiado entre dois rubis - ele não se apóia em um só ponto ("voador") nem entre duas pontes - enquanto o turbilhão gira na base do eixo em um apoio de dois pontos.

A razão para esta construção mais elaborada está no fato de que o grande balanço teria exigido uma grande gaiola se fosse posicionado em um turbilhão convencional. Assim, o turbilhão tem menor massa e consequentemente exige menos energia para suas rotações.

A gaiola giratória é também liberada do peso do balanço, o que diminui ainda mais a quantidade de energia que consome. Esta arquitetura exige cerca de 30% menos energia que construções convencionais. A energia economizada aqui pode ser usada para as funções do cronógrafo.

Outra vantagem essencial: separado da gaiola giratória, o balanço não é afetado negativamente pela inércia da gaiola e consequentemente oscila com maior precisão. Esta inovação está inteiramente de acordo com a missão do Institut Minerva: cultivar a autêntica tradição relojoeira Suíça e combiná-la com contínua inovação, assim assegurando um futuro brilhante para esta nobre arte.

Vale dizer que esta invenção foi registrada por patente e será usada exclusivamente nos relógios da Coleção Montblanc Villeret 1858. O dono de um ExoTourbillon Chronographe desfruta da espetacular vista de um grande balanço (com parafusos de inércia) que é livre para oscilar em toda sua beleza, sem ser limitado à estreita gaiola do turbilhão.

Com justificável auto-confiança, ele orgulhosamente se apresenta em uma grande abertura no mostrador às 12 horas, sobre uma placa manualmente embelezada com granulamento circular.


Turbilhão Cronógrafo com Mostrador Regulador

A face do relógio traz uma típica configuração de regulador. Um grande ponteiro de minutos e o ponteiro de segundos do cronógrafo dividem um eixo comum no centro do mostrador.

O submostrador para as horas é deslocado do centro e ocupa a metade inferior da face do relógio. Indicações adicionais estão incluídas na representação de um sistema solar em miniatura, com um sol dourado (o turbilhão) às 12, a Terra às 6, a Lua na forma de um pequeno mostrador de 24 horas entre as 4 e as 5 (como um indicador dia/noite para o segundo fuso horário), e dois outros corpos celestiais na forma dos pequenos segundos às 9 e o contador de 30 minutos do cronógrafo às 3.

Este último indicador é semicircular, com duas escalas de cores diferentes, calibradas de 0 a 15 e 15 a 30 minutos, respectivamente. As pontas dos ponteiros de diferentes cores e comprimentos servem para suas respectivas escalas.


Cronógrafo Monobotão com Controle por Roda de Colunas

O Calibre 16.60 é um movimento de cronógrafo com um grande contador central de segundos, contador de 30 minutos, clássicos roda de colunas e acoplamento horizontal.

A alavanca do cronógrafo é acabada à mão, e o "mise en fonction" é igualmente realizado manualmente: as superfícies onde a alavanca do cronógrafo entra em contato com a roda de colunas e a came coração são gradual e meticulosamente trabalhadas até uma tolerância de centésimos de milímetro.

As peças em aço e a ponte do cronógrafo (no formato em "V" típico dos produtos Minerva) são manualmente chanfradas e polidas.

Uma pedra finamente granulada é usada para polir a alavanca; as pontes são manualmente adornadas com Côtes de Genève. O grande balanço, com parafusos na lateral e uma curva Phillips no final de sua espiral, oscila na clássica frequencia de 18.000 semi-oscilações por hora (2,5 hertz), que permite a medida de pequenos intervalos com precisão de 1/5 de segundo.

As funções de início, parada e volta a zero do cronógrafo são ativadas sequencialmente pela pressão do botão na coroa.


Segundo fuso horário e indicação dia/noite

Viajantes freqüentes apreciarão o fato de que o ExoTourbillon Chronographe pode exibir a hora em dois diferentes fusos horários. O ponteiro de horas esqueletizado indica a hora local, enquanto a extremidade do ponteiro de aço azulado aponta para a hora de origem.

A hora local é ajustada em um botão na posição das 8 horas, em incrementos de uma hora. A hora de origem é mostrada no pequeno mostrador de 24 horas com indicador dia/noite e ponteiro em aço azulado.


Itens de Colecionador em Edições Limitadas

Uma única peça do ExoTourbillon Chronographe será produzida em platina, juntamente com 8 peças em ouro branco 18 K e 8 em ouro vermelho 5N 18 K.

Os relógios em ouro branco ou vermelho possuem mostradores em ouro maciço nos quais as delgadas ranhuras do guilloche manual convida a luz incidente a dançar. O modelo em platina tem inserções em madrepérola em partes do mostrador.

A imponente caixa de 47 mm é altamente polida e possui um aro arqueado que fixa com segurança um cristal de safira com laterais inclinadas ("forme chevée"). Um painel de cristal de safira é integrado ao fundo, que é parafusado à caixa e protegido por uma tampa que é aberta por um mecanismo patenteado oculto entre as garras.

Cada relógio é gravado com as palavras "Edition Limitée", "Montblanc" e "Fait main à Villeret" (feito à mão em Villeret).

O interior da tampa é assinado "Demetrio Cabiddu Maître Horloger," assim identificando o diretor técnico da manufatura, que lidera a equipe que desenvolveu o Calibre 16.60. Este traz a gravação preenchida com ouro "Minerva Villeret" e pode ser admirado pelo painel transparente quando a tampa está aberta.

Naturalmente, a logo Montblanc não foi esquecida: a familiar estrela, executada em madrepérola, ornamenta a coroa.

O ExoTourbillon Chronographe possui pulseira de couro de jacaré, com fecho de fivela em ouro 18K ou platina 950.
 
Demetrio Cabiddu, ladeado por Franck Orny (e) e Johnny Girardin (d)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS