Publicidade
Home  >  News Voltar

Patek PhilippeGrandmaster Chime

19 de março de 2015
Para celebrar o 175o aniversário de sua fundação, a Patek Philippe criou uma coleção de relógios comemorativos em edições limitadas, entre os quais o grande destaque é o Grandmaster Chime.




Verdadeiro prodígio da Alta Relojoaria, trata-se do relógio de pulso mais complicado já produzido pela empresa familiar genebrina e, certamente, um dos relógios de pulso mais elaborados do mundo. Isto se deve não apenas ao número de complicações, mas também às funções inéditas que abriga, de alto grau de complexidade.

O Grandmaster Chime é também o primeiro relógio de pulso da Patek Philippe com duas faces que pode ser utilizado com qualquer um seus mostradores para cima, destacando as indicações horárias e a "sonnerie", ou o calendário perpétuo instantâneo. Isto, graças a um engenhoso mecanismo de rotação da caixa nas garras da pulseira que não apenas é simples de se utilizar como também permite fixar o relógio de maneira perfeitamente confiável na posição escolhida.

As informações essenciais - horas, minutos e data - podem ser lidas em ambas as faces. Para maior segurança e facilidade de uso, a Patek Philippe concebeu uma série de mecanismos adicionais que evitam possíveis erros de manipulação e protegem o movimento ultracomplicado.

O Patek Philippe Grandmaster Chime é um relógio de pulso realmente único em seu gênero, em termos de complexidade, engenhosidade de concepção, elegância técnica e estética. A caixa de 47 milímetros de diâmetro abriga um total de 20 complicações, entre as quais se destacam funções como pequena e grande sonnerie, repetição de minutos, calendário perpétuo instantâneo com ano de quatro dígitos, segundo fuso horário e duas novidades mundiais patenteadas no âmbito da sonnerie: um alarme que toca as horas e uma repetição da data que anuncia o dia sob demanda. Outras quatro patentes marcam o aspecto inovador desta peça excepcional.

Um engenhoso sistema de "isolamento" interrompe o fluxo de energia entre os distintos mecanismos ou bloqueiam algumas funções quando outras estão ativas. O usuário também é guiado por distintas inscrições e símbolos gravados sobre a caixa e os botões, o que permite manipular esta grande complicação com uma surpreendente simplicidade.

O modelo exigiu uma grande união de esforços, com mais de 100 mil horas de trabalho para o desenvolvimento, produção e montagem, das quais 60 mil foram dedicadas aos componentes do movimento. Cada calibre conta com 1.366 peças e cada caixa com 214 peças, ou seja, um total de 1.580 componentes por relógio. Por conseguinte, para a produção dos sete exemplares do modelo são necessários nada menos que 11.060 componentes de esmerado acabamento e montados à mão.


Pequena e grande sonnerie

A grande sonnerie toca automaticamente as horas e os quartos a cada quarto enquanto que a pequena sonnerie toca apenas os quartos a cada quarto. Esta função há muito tempo era aguardada por conhecedores e apaixonados, mas a Patek Philippe não queria introduzi-la em um relógio de pulso até que fosse possível prover a este tipo de relógio uma reserva de energia para a sonnerie superior a um dia.

As tecnologias disponíveis desde o princípio do século XXI viabilizaram a sua produção. Assim, o Grandmaster Chime está dotado de um duplo tambor reservado às funções de sonnerie, que garante uma autonomia de marcha de mais de trinta horas. Este feito técnico resulta ainda mais impressionante quando nos damos conta de que os quartos não são indicados com dois golpes, mas sim com golpes triplos sobre três gongos e com três sequências melódicas distintas, o que aumenta o consumo de energia em 50% a cada vez que o mecanismo toca os quartos.


Repetição de minutos e alarme

O duplo tambor da sonnerie também fornece a energia para a repetição de minutos que toca sob demanda as horas, os quartos e os minutos transcorridos desde o último quarto, com uma sonoridade rica e plena, uma característica Patek Philippe. As mesmas qualidades acústicas estão no alarme que toca a hora programada com as sequências melódicas completas da repetição de minutos, em uma função inédita em um relógio de pulso mecânico.


Repetição de data

A ideia desta novidade mundial patenteada remonta a uma conversa entre o presidente da manufatura, Thierry Stern, e um fiel cliente da Patek Philippe, durante a qual este sugeriu a possibilidade de se criar uma sonnerie para a data. Isto se tornou realidade no Grandmaster Chime, com um botão que permite ativar a repetição de data. O relógio permite que se ouça um duplo toque agudo-grave para cada dezena e um toque agudo para cada unidade. No dia 23, por exemplo, a sonnerie tocará a sequência "ding-dong ding-dong", seguida por "ding-ding-ding". O mecanismo de repetição recebe a informação de data do calendário perpétuo, ao qual foi dedicado um dos mostradores e que controla a data presente em ambas as faces.


Calendário perpétuo instantâneo

O mostrador do calendário perpétuo oferece uma excelente legibilidade. Os quatro mostradores auxiliares com indicações por ponteiros estão dispostos em torno da indicação do ano de quatro dígitos que se destaca com uma fina moldura de ouro. Às 3 horas encontra-se o mês; às 6, a data e o ciclo de anos bissextos; às 9, o dia da semana; às 12, as horas sobre 24 horas com ponteiros de horas/minutos.

Todas as indicações do calendário saltam de forma instantânea e sincronizada, à exceção do ano de quatro dígitos. O salto instantâneo é necessário para que a repetição de data possa receber a informação correta tanto antes como após a meia-noite. A data perpétua instantânea também se faz visível na outra face do relógio, na pequeno mostrador situada às 6 ao redor da janela das fases da lua. Dois botões permitem avançar ou retroceder com simplicidade o ano de quatro dígitos, graças a um engenhoso mecanismo que também mereceu uma patente.


Hora local e segundo fuso horário

O mostrador visível quando a coroa se encontra à direita indica, além da hora local, a de um segundo fuso horário, com indicação dia/noite. Ele também apresenta as reservas de marcha do movimento e da sonnerie, o indicador de posição da coroa (R corda, A alarme, H ajuste da hora) e a indicação do tipo de sonnerie (G grande sonnerie, P pequena sonnerie, S silêncio), assim como uma janela na forma de campainha para a indicação "on/off" do alarme e uma pequena janela redonda para o indicador de "isolamento" da sonnerie "on/off".


Uma caixa com um sofisticado sistema de rotação

Assim como a expressão "grande complicação" é empregada para um movimento com diversas funções sofisticadas, poder-se-ia utilizar o termo "grande construção" para a caixa do Grandmaster Chime, de concepção, fabricação e decoração muito complexas, o que exigiu quatro anos de desenvolvimento. O resultado é um relógio com duas faces que podem ser igualmente utilizadas.

O segredo reside nas garras, com seu engenhoso mecanismo de reversão que permite girar a caixa 180° sobre o eixo 12-6 e fixar o relógio de maneira perfeitamente segura na posição desejada. A perícia da construção da caixa é realçada pelo refinado trabalho de gravação. Durante centenas de horas, um mestre artesão ornamenta pacientemente a caixa de ouro rosa com uma esplêndida decoração de folhas de louro estilizadas em relevo. Com um buril afiado, grava também as inscrições e símbolos que permitem manipular este relógio complicado mesmo sem recorrer às instruções de utilização. Esta decoração está reservada apenas aos sete exemplares deste relógio comemorativo.

O Grandmaster Chime é entregue em uma caixa especial de ébano de Makassar e 17 outras variedades de madeiras nobres, ornamentada com marchetaria e inserções de ouro. Além da documentação do relógio, o refinado estojo traz uma medalha comemorativa de ouro que evoca a história da manufatura, com os retratos dos presidentes membros da família Stern, que dirige a Patek Philippe desde 1932.


Estética polêmica para um obra-prima muito exclusiva

Embora não se discuta a qualidade do trabalho artístico executado na decoração da caixa, é certo que a sua estética rebuscada não agradou a todos. De qualquer forma, o Grandmaster Chime é um relógio para muito poucos.

Dos sete exemplares, seis estão destinados a serem vendidos a fieis colecionadores da Patek Philippe, enquanto o sétimo ocupará um lugar de honra nas vitrinas do Museu Patek Philippe, em Genebra, onde o público poderá admirá-lo.

O preço estimado para essa maravilha da micromecânica é de 2.500.000 Francos Suíços.


Patek Philippe Grandmaster Chime ref. 5175 - Ficha técnica

Movimento

Calibre GS AL 36-750 QIS FUS IRM, mecânico a corda manual, 3 gongos, 20 complicações:
1 - grande sonnerie
2 - pequena sonnerie
3 - repetição de minutos
4 - indicador do tipo de sonnerie (silêncio/grande sonnerie/pequena sonnerie)
5 - alarme para as horas
6 - repetição da data
7 - reserva de marcha do movimento
8 - reserva de marcha da sonnerie
9 - indicador de "isolamento" da sonnerie
10 - segundo fuso horário
11 - indicador dia/noite para o segundo fuso horário
12 - calendário perpétuo instantâneo
13 - dia
14 - mês
15 - data (sobre os dois mostradores)
16 - ciclo dos anos bissextos
17 - indicação do ano com 4 dígitos
18 - indicação das 24 horas e minutos
19 - fases da lua
20 - indicador de posição da coroa (RHA)

Diâmetro 37 mm, altura 10,7 mm, 1.366 componentes, 108 rubis, 32 pontes
Reserva de marcha do movimento de 72 horas, sonnerie de 30 horas
Balanço Gyromax, 25.200 alternâncias (3,5 Hz), espiral Spiromax®

Mostrador

Lado das indicações horárias
Horas e minutos locais, segundo fuso horário, alarme, data por ponteiro, fases da lua, reserva de marcha da sonnerie, reserva de marcha do movimento, tipo de sonnerie, posição da coroa, "isolamento" da sonnerie (on/off), alarme (on/off)
Feito em ouro 18 K, opalino prateado, guilloché à mão com motivos em ondas, numerais romanos aplicados em ouro 18 K. Ponteiros das horas locais e minutos em ouro branco 18 K niquelado negro, segundo fuso horário de ouro rosa 18 K
Ponteiros do alarme, da reserva de marcha do movimento e da sonnerie, do tipo de sonnerie e da posição da coroa de ouro rosa 18 K

Lado do calendário perpétuo
Mostrador auxiliar de 24 horas e minutos, indicação do ano com quatro dígitos, dia, mês, data perpétua e ciclo dos anos bissextos com ponteiros
Em ouro 18 K, opalino prateado, centro com moldura de ouro para o ano. Submostradores para a indicação das 24 horas, dia, mês, data e anos bissextos com escalas transferidas em negro e ponteiros de aço niquelado negro.

Caixa

Redonda com mecanismo de rotação sobre o eixo 12-6 patenteado, em ouro rosa 18 quilates, 214 componentes, cristais de safira sobre as duas faces. Protegida contra o pó e umidade; não estanque. Decoração folhas de louro gravada à mão em relevo sobre o aro, carrura e garras. Inscrições e símbolos vinculados às funções gravados à mão sobre a carrura e os botões
Diâmetro (10-4 horas) de 47,4 mm, altura (cristal a cristal) de 16,1 mm
Botões "mais" e "menos" para o segundo fuso horário, botão para a ativação do alarme, botão para acionar a repetição de minutos
Corretores para ano (+ e -), data, mês, dia, fases da lua

Pulseira

Couro de aligátor com escamas grandes quadradas, costurada à mão, marrom escuro, pátina feita à mão, fecho de báscula de ouro rosa 18 quilates inteiramente gravado à mão



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 96, Jan/Fev 2015
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS