Publicidade
Home  >  News Voltar

Montblanc1858 Monopusher Chronograph Origins

09 de março de 2021
Prestando homenagem às origens da Minerva, a Montblanc apresenta o novo 1858 Monopusher Chronograph Origins Limited Edition 100, reedição de um cronógrafo militar da década de 1930.




As Origens

Especialista na produção de relógios e cronógrafos profissionais, a Minerva desenvolveu o cronógrafo monopusher militar de 46 mm na década de 1930, equipado com o calibre 19-09CH. Com uma caixa grande, incomum para a época, ele abrigava o calibre 19-09, movimento de 19 linhas desenvolvido em 1909 para um relógio de bolso.


Longe da forma redonda em seixo dos relógios de bolso, no entanto, a caixa do cronógrafo foi desenvolvida especialmente para um relógio de pulso, levando a um visual particularmente moderno integrando todo o conforto e ergonomia necessários. O relógio original apresentava um mostrador preto com dois contadores e ponteiros em forma de catedral luminescentes, projetados para uso militar com excelente legibilidade dia e noite.


1858 Monopusher Chronograph Origins Limited Edition 100


Equipado com o calibre de cronógrafo monopusher MB M16.29, o 1858 Monopusher Chronograph Origins apresenta uma caixa de 46 mm feita de uma liga especial de bronze, com um fundo "officer", mostrador preto com elementos bege, combinando com pulseira de crocodilo Sfumato marrom.

O fundo tem uma tampa "officer", tal como nos relógios de bolso tradicionais, para proteger o movimento, e é adornado com gravuras em ambos os lados. O lado exterior apresenta a cabeça da Deusa Minerva. O interior traz a inscrição "Ré-édition du chronographe militaire Minerva des années 1930 doté d'un caliber fait main dans la pure tradição horlogère suisse" (reedição de um cronógrafo militar Minerva dos anos 1930 equipado com um calibre manual seguindo a tradição relojoeira Suíça).


Foi utilizada uma técnica inovadora para criar a imagem da Deusa Minerva na tampa da caixa, dando-lhe uma representação em 3 dimensões, proporcionando profundidade e realismo como em uma fotografia. Feita em titânio, o metal deve primeiro ser estruturado, com decoração gravada a laser, levando em consideração o relevo do desenho. Então, o acabamento desejado (fosco e brilhante) também é obtido a laser. Finalmente vem a fase de coloração, com cores criadas por oxidação a laser. É o grau de oxidação que determina a cor final desejada.


Ao abrir a tampa da caixa "officer", a beleza do calibre do cronógrafo monopusher Manufacture MB M16.29 é revelada, mostrando uma reconstrução autêntica do cronógrafo Minerva do início do século XX. Nesta edição limitada, a platina principal e as pontes foram feitas em Maillechort bruto (também chamado de "prata alemã"), um material tradicional de alta qualidade usado em movimentos Minerva antigos. O material tem um acabamento levemente amarelado, ao invés do ródio, mais comum. Acabamentos tradicionais, como Côtes de Genève, ângulos internos, perlage e chanfros, são todos executados na mesma Manufatura Montblanc em Villeret.


Como no calibre do cronógrafo original, o MB M16.29 apresenta a ponte em forma de V (de design patenteado em 1912), roda de colunas, embreagem horizontal e frequência tradicional de 18.000 aph. Em homenagem aos movimentos históricos, a flecha Minerva é visível na extremidade do "bloqueador" do cronógrafo.

O relógio tem mostrador preto com ponteiros em catedral na cor de ouro rosa e numerais com SuperLuminova bege, para maior legibilidade à noite. Essa legibilidade aprimorada continua nos algarismos arábicos, bem como nos ponteiros de horas e minutos, também luminescentes. Um aceno para o cronógrafo original vem na forma do logo Minerva no mostrador simetricamente posicionado abaixo do logo histórico Montblanc às 6 horas.


Outros detalhes vintage incluem contadores bi-compax (pequenos segundos e contador de minutos), bem como um trilho de minutos reproduzido a partir do design original. O 1858 Monopusher Chronograph Origins é completado com uma pulseira de crocodilo Sfumato marrom de estilo vintage com costura bege e é limitado a 100 peças.


Sobre a Manufatura Montblanc em Villeret


A Manufatura Montblanc em Villeret é um lugar muito especial com know-how, tecnologia e máquinas para produzir um movimento de A a Z, fazendo todos os componentes principais in-house, como as platinas e pontes em Maillechort (prata alemã) com decoração artesanal tradicional.

Além disso, a Manufatura Montblanc em Villeret é uma das raras oficinas com know-how para fazer a espiral internamente e montá-la na roda do balanço.

E antes da fase de montagem, cada componente passará pela tradicional oficina de acabamentos da manufatura onde Côtes de Genève, ângulos internos, granulação circular e chanfros são realizados seguindo técnicas tradicionais, passo a passo, até o toque final de polimento.


1858 Monopusher Chronograph Origins Limited Edition 100 - Ficha técnica

Ref. 128506 - Limitado a 100 peças e certificado pelo Laboratório de Teste Montblanc 500

Movimento

Manufatura Montblanc Calibre MB M16.29, cronógrafo monopusher a corda manual
Cronógrafo com roda de coluna e acoplamento horizontal
Diâmetro 38,40 mm, altura 6,30 mm
252 componentes, 22 rubis
Reserva de marcha de 50 horas
Balanço com parafusos, diâmetro 14,5 mm, inércia 59 mgcm²
Frequência de 18.000 aph (2,5 Hz)
Espiral com curva terminal Phillips
Platina de Maillechort bruto (prata alemã) com perlage em ambos os lados
Pontes de Maillechort bruto com "Côtes de Genève"
Indicação de horas e minutos centrais, pequenos segundos às 9
Ponteiro dos segundos do cronógrafo central, contador de 30 minutos às 3


Caixa

Liga especial de bronze com acabamento polido e acetinado
Safira em forma de caixa convexa com antirreflexo
Fundo de titânio parafusado com inserção de safira
Tampa da caixa "officer" em titânio revestido de bronze com gravação em ambos os lados com a cabeça da Deusa Minerva no lado externo e uma inscrição especial no lado interno "Ré-édition du chronographe militaire Minerva des années 1930 doté d'un calibre fait main dans la pure tradição horlogère Suisse" (Reedição de um cronógrafo militar Minerva dos anos 1930 equipado com um calibre feito à mão seguindo a pura tradição relojoeira Suíça)
Diâmetro 46 mm, altura 14,50 mm
Resistente à água até 3 atm
Coroa canelada em bronze com o emblema Montblanc em relevo
Botão do cronógrafo monopusher integrado à coroa


Mostrador

Laqueado preto com algarismos arábicos luminescentes bege, ponteiros de horas e minutos de ouro rosa e bege luminescente em forma de catedral, ponteiro de segundos de cor branca, ponteiros dos segundos e minutos do cronógrafo de cor branca, logotipo histórico da Montblanc às 12 horas, logotipo original da Minerva às 6 horas


Pulseira

Couro de crocodilo Sfumato marrom com costura bege e fecho de fivela em aço revestido de bronze


Preço

30.000 Euros
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS