Em junho de 2025 a Glashütte Original inaugurou sua nova fábrica de mostradores, agora concentrando todas as operações de produção sob um único teto.
Artistas e suas telas
O mostrador fornece a aparência a um relógio. O que à primeira vista parece tão obviamente perfeito é um dos maiores desafios na arte relojoeira. Por essa razão, a produção interna de mostradores é de particular importância: a Glashütte Original é uma das poucas manufaturas relojoeiras que produz seus próprios mostradores à mão. Além da criatividade e da experiência, extremo cuidado e atenção são indispensáveis na produção de mostradores ultrafinos e discos delicados.
Na nova fábrica de mostradores em Glashütte, inaugurada oficialmente em junho de 2025, a Glashütte Original concentra um alto nível de expertise que garante a alta qualidade e a beleza impecável de seus mostradores. Sua produção envolve um grande número de etapas individuais: desde a produção da peça bruta e seu processamento, até o polimento e a retificação elaborada da superfície e os diversos e complexos processos de acabamento, inúmeras mãos se esforçam ao máximo para transformar as "telas" delicads em genuínas obras de arte.
Design e peças brutas
Tudo começa com as peças brutas do mostrador. Dependendo das propriedades e da cor que o mostrador deve ter no final, o material apropriado é selecionado: prata alemã, bronze ou latão. Em casos especiais, também existem mostradores feitos de prata de lei ou ouro maciço. Assim que o design e o material para o futuro mostrador são definidos, uma equipe de especialistas em mostradores e ourives inicia a fabricação das peças brutas.
Fresagem, perfuração e tratamento de superfície
Após a perfuração das peças brutas, que ainda não atingiram o diâmetro final do mostrador, elas são equipadas com cames. Durante o processo de produção, esses cames auxiliam no posicionamento preciso dos mostradores nas diversas máquinas. Na etapa seguinte, os furos e reentrâncias para os ponteiros, índices ou indicação das fases da lua são fresados. A peça bruta recebe seu diâmetro final e os cames são removidos. Após a limpeza, são fixados os chamados pés do mostrador, que são usados para posicionar o mostrador no movimento.
Galvanização e laqueamento
A cor dos mostradores depende do design do relógio. Durante a galvanização - também chamada de galvanoplastia - o material metálico é aplicado uniformemente por eletrólise. As cores típicas são azul, preto, antracito ou prata. Durante o laqueamento, a tinta é pulverizada manualmente e depois seca em um forno. Aqui, a paleta de cores varia do branco fosco ao cinza de granulação fina e ao verde vibrante. Tanto a galvanização quanto o laqueamento ocorrem em salas limpas, cujo acesso só é possível através de câmaras de ar que absorvem sujeira e poeira. Isso evita depósitos e inclusões indesejadas de partículas muito finas.
Impressão
Uma das etapas finais do processamento é a impressão. No processo de tampografia, cada mostrador é colocado individualmente sobre uma base; aqui, os "pés" auxiliam no alinhamento. Uma máquina é então acionada por meio de um pedal: primeiro, a tinta é aplicada a uma placa de metal com reentrâncias correspondentes às letras ou números a serem impressos. O excesso de tinta é então removido com uma espátula e uma almofada, um pequeno balão cheio de ar, é pressionada sobre a placa. A tinta absorvida dessa forma é então transferida para o mostrador e pressionada. Esse processo é repetido várias vezes para obter um sutil efeito 3D criado por várias camadas de cor.
Elementos aplicados
A maior parte do processo de fabricação do mostrador é feita manualmente, independentemente de envolver a colocação cuidadosa de diamantes, a aplicação de pontos SuperLuminova ou outros elementos aplicados, como índices e numerais. Eles conferem profundidade visual ao mostrador com seu relevo e merecem uma segunda e até terceira olhada. Os apliques característicos do SeaQ, por exemplo, passam por inúmeras etapas de trabalho antes de assumirem seu lugar predeterminado. Os pequenos blocos são primeiro polidos individualmente e preenchidos com material luminoso. Em seguida, são cuidadosamente colocados em pequenas aberturas no mostrador e fixados com segurança.
Inspeção final
Um mostrador típico pode passar por até 75 etapas de trabalho. Uma primeira inspeção é realizada após a produção da peça metálica bruta, uma segunda após a prensagem da superfície e uma terceira após a perfuração dos furos para os pés e elementos aplicados. Antes da impressão, o mostrador passa por outra inspeção visual e outra após a tampografia. Quando o mostrador pode ser finalmente considerado concluído, ele é verificado uma última vez na inspeção final. Somente após passar por todos os controles de qualidade, o mostrador é selado a vácuo e transportado para o edifício principal na Altenberger Strasse, onde um movimento totalmente montado já aguarda seu "rosto".
Detalhes do mostrador em foco
O que torna um mostrador verdadeiramente excepcional pode ser visto nos muitos detalhes. Seja um fino acabamento com efeito raio de sol, um revestimento de prata tradicional por fricção, uma madrepérola cintilante ou uma exibição das fases da lua artisticamente elaborada; cada elemento é o resultado de criatividade artística, trabalho artesanal preciso e muitos anos de experiência.
A combinação de técnicas tradicionais e materiais selecionados confere a cada mostrador sua profundidade, estrutura e carisma únicos. Essas pequenas obras de arte, projetadas e fabricadas em Glashütte, enfatizam sutilmente a essência de cada relógio Glashütte Original e a personalidade de quem o usa.