Publicidade
Home  >  News Voltar

karoshikaroshi k-011/os-01

17 de julho de 2018
O novo karoshi k-011/os-01 é um relógio criado por Stéphane Lacroix-Gachet, do estúdio Lucky Luxe, situado em Genebra, Suíça.




O amor pela arte e a atração pelo excepcional são as sólidas bases do caráter e do trabalho de Stéphane Lacroix-Gachet. Imaginar novos e extravagantes conceitos horológicos ou reinventar a estética da passagem do tempo é uma paixão que teve início quase 20 anos atrás.


Após ter contribuído com seu estilo e criatividade para marcas como Cecil Purnell, DeWitt, Rado e Hamilton, sempre de forma anônima, Stéphane decidiu que era hora de deixar seu talento se exprimir livremente. Juntamente com seu amigo de longa data Olivier, criou então a marca karoshi - assim mesmo, com inicial minúscula - em 2015.


Stéphane considera-se mais um artista que um designer, e busca sempre dar um significado a todas suas criações. Muito exigente com seus parceiros e intransigente consigo mesmo, para ele não há espaço para comprometimento no desenvolvimento de suas ideias.


Sua criatividade e paixão tende à obsessão e a uma ditadura natural. "Karoshi" (過労死), palavra Japonesa que significa "Morte por excesso de trabalho", é um sentimento que ele conhece bem e não foi à toa que ele escolheu este nome para a marca. Stéphane acredita que ele diz respeito àqueles que, todos os dias, vivem suas paixões ao ponto da loucura, de forma implacável e sem limites.


Em 2015, o k-011/os-01, primeiro modelo da karoshi, nasceu em uma simples folha de papel. Um relógio refinado desenhado para se adaptar a um pulso de forma confortável, bastante customizável para que seu proprietário possa ter uma peça adaptada a seu próprio estilo.


O relógio não possui uma caixa convencional; sua platina principal faz as vezes de fundo e lateral e é sobre ela que são fixados os vidros de safira que protegem o "mostrador" e o "fundo". A ideia é que karoshi seja um relógio em que simplesmente se coloca o movimento sobre o pulso, ao mesmo tempo contemporâneo e mantenedor do espírito puro e da mecânica de um refinado relógio.


O movimento karoshi os-01 é composto de 3 partes principais: um turbilhão sobredimensionado, indicador de segundos mortos e um microrrotor do automático. Cada uma delas representa uma animação mecânica diferente da outra e assim tem-se um movimento de vívida cinemática.


A utilização de uma platina esqueletizada foi uma escolha arquitetural natural, pois ela apoia os elementos mecânicos gráfica e proporcionalmente, proporcionando um grande realce ao conjunto.


A produção do k-011/os-01, o primeiro modelo da karoshi, será estritamente limitada a 99 peças. Ele será largamente customizável, incluindo a escolha de cores e materiais, permitindo que o cliente traduza seu estilo pelo relógio, desta forma criando seu próprio modelo único.


Segundo Stéphane, k-011/os-01 é fruto de 3 anos de árduo trabalho e noites insones, realizado com a inestimável ajuda e a colaboração de Alain Schiesser e da Le Cercle des Horloger SA (CHSA), que permitiu que seu movimento ganhasse vida e o k-011/os-01 deixasse o estágio de conceito e se tornasse realidade.


O k-011/os-01 é um relógio conceitual de design bastante incomum, e será muito interessante vê-lo como um produto real. As primeiras peças do k-011/os-01 serão exibidas na boutique Gomez y Molina em Puerto Banús, na Espanha, a partir de 12 de Julho de 2018. O preço de venda é de 123.000 Francos Suíços, sem impostos.




Stéphane Lacroix-Gachet


Stéphane Lacroix-Gachet dirige o estúdio de design Lucky Luxe, baseado em Genebra. Em seu currículo constam desde peças acessíveis, como relógios criados para Hamilton e Rado, até modelos altamente complicados para DeWitt e Cecil Purnell.



karoshi k-011/os-01 - Ficha técnica


Movimento

Calibre karoshi os-01, mecânico automático
Reserva de marcha de 50 horas
318 componentes, 45 rubis
Frequência 18.000 aph (2,5 Hz)
Roda do balanço com 14 mm de diâmetro
Segundos mortos com gatilho sequencial
Microrrotor de platina micro-jateado com 11,6 g
Sistema Pellaton para carregamento automático
Pontes de titânio grau 5
Chanfrado e polimento "Maret" sobre componentes de aço
Pivôs polidos
Decoração circular em todas as rodas
Pontes decoradas com Côtes de Genève
Parafusos chanfrados e polidos


Caixa

Platina principal esqueleto em titânio grau 5 micro-jateada "unibody" com diâmetro de 48 mm, peso 21 gramas
Vidro de safira com tratamento antirreflexos interno e externo
Espessura 9,6 mm nas extremidades, 14,2 mm no centro
Ponteiros dauphine
Diâmetro 50 mm
Peso 60 gramas
Resistente à água a 3 atm (30 metros)


Pulseira

Peça única em borracha, com fecho triplo de báscula em titânio grau 5, decorado com a caveira karoshi


Preço

123.000 Francos Suíços, sem impostos



karoshiwatches.com



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 116, Mai/Jun 2018
 

NotíciasRelacionadas

20 de agosto de 2020
Publicidade

BRANDPARTNERS