Publicidade
Home  >  News Voltar

Purnel - WW2020Escape II

12 de maio de 2020
A Purnell é uma das novas marcas que exibiria no Watches & Wonders Genebra. Seu mais recente lançamento é o Escape II - o primeiro relógio com duplo turbilhão esférico do mundo!




A Purnell é uma das mais exclusivas marcas relojoeiras independentes e anteriormente era conhecida por poucos conhecedores privilegiados como "Cecil Purnell". Desde Outubro de 2019, sob o comando de Maurizio Mazzocchi, a marca está tomando uma nova direção e buscando um desenvolvimento além do círculo de poucos colecionadores particulares.


Um sinal que reflete esta nova direção é a participação da Purnell no Watches & Wonders Genebra, salão que antes se chamava SIHH - Salão Internacional da Alta Relojoaria. Até então, a Purnell exibia apenas em Baselworld, em um pequeno estande ao lado de outros relojoeiros independentes.

Em Genebra a Purnell exibiria no Carré des Horlogers, um espaço também dedicado a marcas independentes, mas em um ambiente muito mais sofisticado, onde certamente teria uma visibilidade muito maior. Contudo, com o cancelamento do Watches & Wonders, ela pôde exibir suas novidades apenas na vitrine virtual do evento genebrino


Tendo desenvolvido 13 calibres de turbilhão de manufatura exclusiva desde a sua fundação, em 2016 a Purnell iniciou uma colaboração com Eric Coudray, um dos grandes relojoeiros de nossa época, vencedor do prêmio Gaia por sua inovadora abordagem da relojoaria. O mais recente feito de Coudray é o mais rápido turbilhão de eixo triplo, chamado por ele de "Spherion".

Sua nova grande complicação horológica definitivamente conquistará o coração de muitos colecionadores. O Escape II é um lançamento inovador, alinhado com a paixão da marca por relógios excepcionais com a complicação do turbilhão.




Escape II: o primeiro movimento com duplo turbilhão esférico do mundo

Em 2016, após 17 anos estudando o turbilhão, o genial Eric Coudray conseguiu desenvolver e fabricar o primeiro Spherion, um recurso técnico que foi apresentado inicialmente no Escape I - Single Spherion em 2017.


Foram necessários 2 anos para desenvolver e fabricar o Escape II - com o primeiro protótipo pronto no final de 2019 para um lançamento global a partir de 2020.

O Spherion é um turbilhão de eixo triplo de alta velocidade, composto por três gaiolas: a gaiola interna que contém a roda do balanço gira uma vez a cada 8 segundos - uma velocidade muito superior à do turbilhão convencional. A gaiola secundária gira uma vez em 16 segundos, enquanto a gaiola externa gira em apenas 30 segundos; tornando a velocidade do Spherion algo realmente excepcional, mesmo se comparada a outros reguladores de turbilhão de alta velocidade.


Ao contrário de um turbilhão convencional, um Spherion não gira em um eixo com um caminho linear, mas sim sobre vários eixos com a trajetória da roda de balanço desenhando uma esfera. Agora, o fascínio relojoeiro do Spherion chega ao ápice com o calibre Escape Double Spherion. A presença de dois Spherion em um movimento não é uma questão de apenas duplicar o mecanismo: é necessário repensar toda a construção do calibre e seus 386 componentes; um feito ainda maior quando observa-se que o mecanismo também é esqueletizado e pesa apenas 15,7 gramas!

As duas gaiolas Spherion giram 360 graus em apenas 8 segundos, 16 segundos e 30 segundos; é a rotação mais rápida do mundo para um órgão regulador. Graças a um engenhoso sistema diferencial, as duas gaiolas giram na direção oposta, exatamente no mesmo caminho. Um verdadeiro deleite para os olhos, aprimorado pelo excepcional trabalho feito à mão no Vallée de Joux, e personalizável usando-se diversos métodos, incluindo anodização, hidrografia e aplicação de laca.


A regulação do fluxo de energia do Spherion é um grande desafio, pois seu mecanismo único requer muita energia: são quatro tambores de corda, entre eles dois sobrepostos por molas duplas. Para garantir sua harmonização, o Escape Spherion é construído em torno de rodas de escape muito específicas.

O elemento crucial da precisão do relógio vem de uma complexa roda de escape Potter vintage abandonada nos anos 50 devido à evolução da indústria de relógios que procurava um processo de produção com economia de tempo. Purnell e Coudray, ambos apaixonados pela grandeza da relojoaria tradicional, decidiram dar vida a esse mecanismo de escape novamente. Ele tem a especificidade de possuir dentes internos (e não dentes externos como no escape regular), permitindo que o "batimento cardíaco" do mecanismo alcance velocidade e precisão nunca vistas na alta relojoaria.


O Escape II da Purnell é uma ilustração excepcional da relojoaria tradicional, complementada por uma caixa e cristal de safira inovadores. De fato, para imenso prazer do usuário, a safira de uma só peça revela toda a beleza dos dois Spherion às 6 horas por uma janela entre as duas asas. Um grande feito, que exigiu 14 meses de desenvolvimento.

O Escape II e seu calibre CP03, com a jornada hipnótica de dois Spherion pesando apenas 0,79562 gramas cada, certamente causaria um grande impacto em sua apresentação no Watches & Wonders. O modelo estará disponível em uma opção de ouro 18K, titânio grau 5 ou titânio grau 5 com revestimento DLC negro, com uma garantia de três anos.

Os modelos são numerados individualmente e limitados a 20 peças por referência.




Sobre a Purnell

As origens da marca Purnell datam da Primeira Guerra Mundial, quando seu homônimo, Cecil Purnell, foi ferido no campo de batalha. Enquanto se recuperava, ele aprendeu a relojoaria e, posteriormente, ficou fascinado por Abraham-Louis Breguet e a invenção que ele patenteou em 1801, o turbilhão. Cecil Purnell consertou relógios como relojoeiro amador pelo resto da vida e instilou a paixão pelo turbilhão em seu neto, Jonathan Purnell, que observava com paixão seu avô enquanto ele trabalhava. Cecil Purnell sempre enfatizou o turbilhão como um mecanismo de elite, levando Jonathan a desenvolver um profundo respeito por ele também.


Jonathan Purnell decidiu seguir seu sonho e fundou a Cecil Purnell SA em 2006 nas montanhas do Jura Suíço, para homenagear seu avô e seu amado mecanismo, o turbilhão. Desde o início da marca, cada relógio criado inclui um turbilhão, e seu uso permanece a filosofia de condução por trás da marca Purnell até o momento.

Nos últimos quinze anos, a Purnell criou 13 calibres de turbilhão, ganhando inúmeros prêmios e elogios ao longo do caminho e transferiu a operação da empresa para Genebra, na Suíça.


Purnell Escape II Double Spherion - Ficha técnica

Movimento
Movimento mecânico a corda manual Calibre CP03
Dotado de um "Double Spherion" - o turbilhão de eixo triplo mais rápido do mundo
Indicação de horas, minutos e reserva de marcha através de um engenhoso sensor de mola principal de cone móvel suspenso
Número de componentes: 386
Número de rubis: 67
Reserva de marcha: 32 horas
6 molas principais montadas em 4 tambores conectados em paralelo (quatro são sobrepostas em dois tambores)
2 tampas de tambor visíveis gravadas com a filosofia de relojoaria da Purnell*
Frequência da balanço: 21.600 aph (3Hz)
Dimensões do movimento: 37,5 x 13,3 mm
Peso do movimento: 15,7 gramas
Ajustado em 12 posições

Gaiolas Spherion
Ambas as gaiolas giram na direção oposta, graças ao seu sistema diferencial
Turbilhão de eixo triplo mais rápido com rotação em:
- gaiola interna: 8 segundos
- gaiola secundária: 16 segundos
- gaiola externa: 30 segundos
Peso do Spherion: 0,79562 gramas
Material: titânio
Proteção contra impactos: 8 Incabloc

Caixa
Disponível em ouro rosa 18K, titânio grau 5 e titânio grau 5 DLC preto
Dimensões: 48 x 19 mm
Resistência à água: 3 atm
Número de componentes: 15
Cristal de safira monobloco
Janelas laterais na lateral da caixa às 9 horas
Mostrador em rutênio preto com ponteiros polidos à mão, com índices laqueados aplicados à mão, exibindo horas, minutos e reserva de marcha

Pulseira
Em crocodilo genuíno ou borracha natural

Preço
Os preços partem de 425.000 Francos Suíços


* "Le mouvement tourbillon est une reference absolue en matiere de savoir faire horloger. Dans le plus grand respect des exigences de la haute horlogerie, Purnell deploit ses realisations, s'appuyant sur les valeurs fortes que sont le savoir faire et le respect."

* "O movimento turbilhão é uma referência absoluta em matéria de "savoir-faire" relojoeiro. Com o maior respeito às exigências da Alta Relojoaria, Purnell explora suas conquistas, baseado em fortes valores de conhecimento e respeito."


www.cpurnell.com

Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 127, Mar/Abr 2020
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS